sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Fazer dieta sem acompanhamento nutricional representa risco à saúde


      Chega o horário de verão no país e, com ele, a febre para perder as gordurinhas extras toma conta das conversas de academias e amigos. Há quem tenha sempre na manga uma dieta da sopa, da proteína, dos pontos, do grupo sanguíneo, sem glúten, que eliminam o consumo de determinados alimentos e exageram na ingestão de outros. O que na maioria das vezes não fica bem explicado é que remédios e alterações radicais na alimentação sem ter o acompanhamento nutricional podem colocar a saúde em risco e trazer complicações piores do que o excesso de peso. Ainda mais no Brasil, apontado como o país que mais consome medicamentos para emagrecer.


      Quando um nutricionista planeja o programa alimentar do paciente, aspectos de sua individualidade devem ser respeitados, como história clínica, familiar e social, exames laboratoriais, preferências, aversões e intolerâncias alimentares, doenças associadas, interações medicamentosas, nível de atividade física e questões psicológicas. Portanto, é fácil concluir que muitos prejuízos podem ser causados por regimes de emagrecimento realizados sem adequada avaliação. É o que afirma a nutricionista Cristiane Perroni, especialista do EU ATLETA.
- Dietas sem acompanhamento são restritivas e não levam em conta estado de saúde, hábito alimentar e estilo de vida do indivíduo, não têm preocupação em promover educação nutricional e, o mais complicado, não conseguem acompanhar a manutenção do peso perdido - disse.
Problemas que as dietas sem acompanhamento nutricional podem trazer:
Deficiência nutricional: Dietas à base apenas de carboidratos, proteínas, fibras ou líquidos são prejudiciais à saúde. Isso porque isoladamente, esses grupos alimentares não são capazes de oferecer todos os nutrientes de que o organismo necessita, podendo ocasionar déficit de vitaminas e minerais.
Efeito sanfona: Caracteriza-se pela perda de peso e sua recuperação algum tempo depois. É comum em dietas sem equilíbrio adequado de nutrientes, que prometem emagrecimento rápido. Ocorre porque, durante a dieta, há perda de gordura e de massa muscular. Com a redução de musculatura, as necessidades de energia diminuem e, ao interromper o regime, a pessoa volta a engordar. O efeito sanfona também sobrecarrega os órgãos, o que torna difícil o emagrecimento ao longo do tempo.
Excesso de gorduras e proteínas: A ingestão excessiva de proteínas e gorduras pode resultar em aumento nos níveis de colesterol e triglicéridios, e facilitar o aparecimento de doenças graves. Dietas ricas em proteínas podem sobrecarregar o fígado e os rins, uma vez que estes órgãos atuam na metabolização de proteína. A insuficiência de fibras, comum nesses tipos de dieta, pode alterar o bom funcionamento do intestino e facilitar o surgimento de câncer.
Falta de carboidratos: Responsáveis pelo fornecimento de energia do corpo, normalmente são excluídos das dietas que estimulam o emagrecimento rápido a qualquer custo, pois são tidos como vilões do excesso de peso. Sua ausência pode diminuir a quantidade de serotonina, substância produzida no cérebro com a função de regular o apetite e a saciedade. A queda de seretonina pode levar à compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade, dificultando o processo de emagrecimento. Além disso, a não ingestão de glicose acaba gerando alta concentração de cetona no organismo, que acarreta o aumento da produção de radicais livres, podendo estimular até o aparecimento de doenças crônicas, sendo a principal delas o câncer.

Ficam as dicas!
Manoel Fagundes - CREF 011109-G/RS

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O PODER DOS AMINOÁCIDOS


      A suplementação com Glutamina e BCAAs é indicada para quem corre ou pratica treinos intensos ou provas de longa duração, como maratona e triathlon.
      Sabemos que a glutamina é um aminoácido considerado essencial. No entanto, em certas condições, como esforço físico intenso e prolongado, sua concentração plasmática pode diminuir pela metade em relação ao que se considera normal, exigindo suplementação.
      No músculo esquelético, ela representa mais de 50% do pool completo de aminoácidos para a síntese proteica, tendo função metabólica importante na atividade do sistema imunitário. Prova disso é que o tecido linfoide utiliza glutamina em taxas semelhantes àquelas que o músculo esquelético utiliza de glicose.
      

      O sistema musculoesquelético sintetiza glutamina a partir de três aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) - leucinna, isoleucina e a valina - sendo que essa oferta que se origina no interior do organismo é essencial para a manutenção de suas concentrações plasmáticas, já que a maior parte da glutamina ingerida é metabolizada pelas células do nosso intestino. Além disso, é influenciada pelo estágio inicial dos estoques de glicogênio do indivíduo - quanto menores os estoques de energia, maior a oxidação dos BCAAs e, consequentemente, menor a síntese de glutamina pelo músculo ativo. Desta maneira, o organismo fica desprotegido temporariamente, aumentando os riscos de infecções, principalmente respiratórias como gripes, faringites, laringites, sinusites, bronquites, entre outras. Essa situação é chamada de "janela aberta".
      Atletas que praticam treinamentos intensos e prolongados, ou em período de competição, podem se beneficiar da suplementação de glutamina e BCAAs a fim de manter a concentração plasmática da glutamina normal e evitar a imunodepressão.

Fica a dica...

Fonte: Reinaldo Bassit - PH.D Nutricionista e Educador Físico
Coluna Nutrição - Revista O2 nº 122 de Agosto de 2012

Manoel Fagundes
CREF nº 011109-G/RS

NÃO ESQUEÇA DO KIWI


      Rico em vitaminas C e E, esta, um excelente antioxidante, a fruta originária da China não pode faltar na dieta de um atleta. Pelo menos é o que indicam os dados de um estudo nutricional publicado pela Rutgers University, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
      Segundo os pesquisadores que lideraram a pesquisa, ingerir de duas a três unidades do fruto por dia ajuda a diminuir o triglicéride em 15%, além de ajudar a amenizar problemas como a asma e a gripe.

 

Um Kiwi médio representa...                           ... E tem
5% da dose diária de folato;                            50 calorias
117% de vitamina C;                                       7g de açúcar
38% de potássio                                               5g de fibra

      Sementes e casca são insolúveis e apresentam efeito laxativo!

Fica a dica...

Manoel Fagundes
CREF nº 011109-G/RS

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

MÉTODO PILATES X MUSCULAÇÃO


      Não é de hoje esta discussão sobre qual método é melhor. O fato é que cada um tem seu mérito, e unindo-os, os resultados são impressionantes!
      Através do Pilates conseguimos adquirir ou aprimorar nossa flexibilidade, força, coordenação motora, definição muscular, postura, equilíbrio entre outros benefícios. Na musculação também adquirimos estas mesmas qualidades, e ainda trabalhamos a hipertrofia muscular. Esta, por sua vez, foi comprovada também através do método Pilates, porém, em proporções menores.
   
 

      Pesquisas mostram que a união destas duas práticas esportivas vem dando resultados muito positivos a todo público, independente do tipo de treinamento que recebe na academia ou no estúdio de Pilates. Pois com a musculação, é possível trabalhar um grupo muscular separadamente de outro fazendo o isolamento do exercício através de maquinário específico, como por exemplo a cadeira extensora, que trabalha  os músculos Vasto Medial, Vasto intermediário e Reto Femural diretamente.




      Este tipo de isolamento proporciona um ganho maior de tração na articulação do músculo que será trabalhado, sem perder o foco do exercício e força em outros músculos que não aquele próprio.
      No método Pilates é diferente. Os exercício são sempre feitos com o auxílio de contrações específicas  do CORE, que compreende a região abdominal, lombar e pélvica, considerada também como a "casa de força" do nosso corpo. É o CORE que equilibrará seu corpo durante os exercícios. Cada um destes exercícios irá proporcionar diferentes instabilizações durante os movimentos, fazendo com que o praticante utilize muito mais grupos musculares para se manter estável.




      Aos olhos de quem nunca praticou Pilates, parece ser fácil até mesmo o exercício mais simples, mas por serem feitas todas essas contrações de estabilização, se torna muito intenso e difícil cada movimento. Por haver um maior recrutamento de grupos musculares e por ser tão intenso, necessitando o máximo de fibras, os resultados em ganho de massa e até mesmo de hipertrofia muscular vem sendo estudado e apresentado grandes resultados. Pois a ideia que todos tinham era de que não haveria como fazer um trabalho de hipertrofia através do Método Pilates, mas não é bem isso que vem acontecendo!
      Então, pessoas que procuram o Pilates apenas com fins de reabilitação, alívio de dores e fortalecimento, tenham mais essa opção agora! Sabemos que para atingirmos um reforço muscular é preciso ganhar músculos, para isso, você deve procurar um Profissional Educador Físico especialista no Método Pilates. Assim você não corre riscos e nem perde tempo fazendo um "tratamento" ao invés de um "treinamento".

Fica a dica.

Manoel Fagundes
CREF nº 011109-G/RS

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A COMIDA QUE TE ENVELHECE


      Você sabia que existe uma lista de alimentos que aceleram o processo de envelhecimento da sua pele? De acordo com a dermatologista Vanessa Penteado, alguns aumentam a produção de radicais livres, que provocam o envelhecimento celular, fazendo com que surjam manchas , rugas e outros sinais do envelhecimento precoce.


      A carne vermelha, por exemplo, principalmente cortes como picanha e cupim, aumentam o colesterol. O ideal é consumir apenas 7% dessas gorduras saturadas. Também ricos nesse tipo de gordura, os frios como salames, mortadela e presunto contém ainda nitratos que inflamam as células que favorecem o envelhecimento!


       No caso do churrasco é ainda mais complicado, pois as altas temperaturas produzidas pelo fogo diretamente na carne, faz com que o assado libere nitratos e nitritos, e ainda tem mais os resíduos do carvão. Este é responsável pela liberação de metais pesados e muito gás carbônico. Os nitritos e nitratos acabam aderindo à parede do esôfago e estômago, aumentando as chances de câncer nestes locais.
      O excesso de gordura nociva das frituras ataca as células corporais e aqueles doces recheados de creme à base de ovos, leite e gordura saturada estão na lista dos perigosos.



      Eles contém excesso de açúcar, liberando radicais livres no organismo e acelerando o envelhecimento da pele. Apesar da praticidade, os alimentos congelados também oferecem um grande perigo para quem deseja cuidar da pele. Os níveis elevados de fosfato encontrado nestes alimentos também aceleram o processo de envelhecimento. entre outros problemas relacionados aos congelados, está o aumento da severidade de complicações relacionadas com a idade, doença renal crônica e calcificação cardiovascular. 
      Por último vem o açúcar, que faz uma ligação entre as moléculas com as proteínas no organismo, processo natural que provoca na pele o efeito de perda da elasticidade e firmeza da derme, causando flacidez e favorecendo o envelhecimento, além do surgimento de marcas de expressão como rugas.
      A única solução é diminuir o consumo destes alimentos e acrescentar mais vegetais ricos em fibras e vitaminas antioxidantes.

Ficam as dicas!

Manoel Fagundes
CREF nº 011109-G/RS

TRIBULUS TERRESTRIS: A VERDADE!


      Utilizada como suplemento em diversos países, a planta de origem indiana, permitida no Brasil apenas como medicamento sob prescrição médica, promete melhorar o desempenho sexual, mudar os níveis hormonais e ainda aumentar a massa muscular.
      Conhecida também como Abrolhos (abre os olhos), cresce em qualquer região de clima moderado a tropical, como norte da Austrália, Africa, Sul da Ásia e Sul da Europa, onde foi muito utilizada como arma contra a impotência sexual. Seu uso popular relata sucesso no tratamento de infertilidade nas mulheres, impotência ou disfunção erétil nos homens e aumento da libido em ambos  os sexos.
      O Tribulus é responsável por elevar os níveis de hormônio luteinizante (LH), que estimula a produção de testosterona no homem e regula a secreçã da progesterona na mulher. Segundo a nutricionista Charline Tormen, o tribulus terrestris funciona, por consequência, como estimulante para o impulso sexual do homem e da mulher, diminui a frigidez sexual nas mulheres e aumenta a quantidade e eficiência dos espermatozoides,  afirma. Mas também há outros benefícios. Os outros efeitos positivos relacionados ao aumento da testosterona são a diminuição nas taxas de colesterol, melhora no humor e na autoestima.
      Na prática esportiva, o tribulus é utilizado como adaptogênico, pois auxilia o organismo a se adaptar às condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular, promovendo efeito anabólico, aumentandoa testosterona, a dehydropiandrosterona (DHEA, além de aumentar a libido e agir como estimulante sexual. Ele estimula a vasodilatação na região genital, o que pode explicar os seus efeitos sobre a ereção.


MAIS MÚSCULOS...

      Como a testosterona tem um importante papel no ganho de massa muscular, se torna um potente estimulante na síntese de proteínas, e como o hormônio sexual aumenta, também crescem os níveis proteicos. "A testosterona também é responsável pelo aumento da massa muscular por efeito anabólico, explica a nutricionista. Esse hormônio influencia na produção de força porque estimula o processo que faz crescer a produção do hormônio (GH), além de influenciar na síntese de neurotransmissores importantes para a contração muscular. Há muita discussão sobre o estímulo do crescimento de massa magra, pois pesquisas feitas com o uso de tribulus em pessoas com níveis normais de testosterona não apresentaram resultados expressivos no aumento deste hormônio, visto que a planta é apenas um estimulante da produção natural e não um hormônio exógeno, como são os esteroides, por exemplo.
      Isso quer dizer que a planta não causa efeito no ganho de músculos, mas é um considerado um ótimo estimulante da libido.
      Como a testosterona estimula o metabolismo, fazendo o corpo utilizar suas reservas energéticas, como ácidos graxos e colesterol, promove um efeito protetor ao fígado, chamado "efeito hepatoprotetor". Afinal, é nesse órgão que os ácidos graxos e colesterol são armazenados.

EFEITOS COLATERAIS

      Nem todo mundo pode consumir o tribulus terrestris. Pessoas com hipertensão ou cardiopatias só devem usar com acompanhamento médico. Pode haver queda da pressão sanguínea, gerando possibilidade de aumento dos efeitos dos cardiotônicos que eles consomem. Deve-se toma cuidado co o excesso, pois isso aconteça, o tribulus pode causar problemas no estômago, e no caso do uso contínuo, o organismo pode se habituar à substância, por isso é recomendado  usar em ciclos três semanas seguidas de uso com pelo menos duas de interrupção.


SEM RESTRIÇÃO

      Não há qualquer restrição na utilização do tribulus em combinação com outros tipos de suplementos alimentares, pois não há estudos que indicam a interferência na absorção de BCAA ou Whey Protein, por exemplo.
      Além de pessoas com disfunção sexual e praticantes de atividades físicas intensas, o consumo poode ser feito por algumas mulheres na "pré-menopausa". A nutricionista Charline acrescenta outros grupos que podem consumir a planta caso seja necessário: pessoas com disfunção nos ovários ou testículos, indivíduos que acabaram de sair de um ciclo de esteroides, idosos com declínio na produção de testosterona, ouu pessoas que estão em dietas extremas ou prolongadas, já que a gordura é necessária para a produção do hormônio entram nesta lista.

DICA

      Antes de fazer uso de qualquer medicamento ou suplemento alimentar, procure um médico ou nutricionista para lhe auxiliar na substância correta e quantidade exatas para não haver nenhum problema. Logo após, procure um Profissional Educador Físico para lhe montar um treino específico com os seus objetivos, sem correr riscos!

Ficam as dicas

Manoel Fagundes
CREF nº 011109-G/RS

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

MANEIRA IDEAL DE ACELERAR O METABOLISMO CORPORAL


      Existem várias marcas de produtos termogênicos no mercado brasileiro prometendo vários "milagres", como emagrecer sem fazer esforço, ou aceleração do metabolismo para aumentar a queima de gordura e por aí vai. Porém, nenhuma delas especifica os problemas que podem originar ou agravar a partir do uso destes produtos, como o aumento da pressão arterial, arritimía cardíaca e até mesmo dependência química.
      Alguns destes produtos tem em sua composição doses fortíssimas de anfetaminas, que são proibidas no Brasil, mas acabam entrando no país por "brechas" na legislação brasileira. Estas drogas agem diretamente na Hipófise cerebral, agindo muito mais rápido no "resultado" almejado. Mas o usuário se esquece que perder peso não é emagrecer.




      A busca pelo corpo perfeito exige muito treino, dedicação e alimentação muito bem orientados por profissionais capacitados! Procure sempre um Nutricionista especialista em nutrição esportiva e um Professor de Educação Física, ambos registrados em seus conselhos profissionais regionais.


      Você pode realmente acelerar o metabolismo do seu corpo, mas isso acontece através de uma alimentação balanceada, orientada por profissional nutricionista e muito treino, pois quanto mais massa magra (músculos) você adquiri, mais seu organismo terá que trabalhar para queimar o que se come e "manter" tudo o que está ganhando como músculo.
     A fórmula é simples:

      + MÚSCULOS = + CALORIAS QUEIMADAS.

      Não precisa ser "gigante" para conseguir isso. É aí que entra o Profissional Educador Físico! Ele irá montar um treino específico para o seu objetivo e de acordo com as suas necessidades e limitações. Estas limitações variam desde tempo para o treino, intervalo de recuperação ideal ou imposto pelo aluno, atividade física que mais condiz com o que o aluno prefere e o que fará ele chegar ao objetivo mais rapidamente, e até mesmo algum problema físico. Portanto, exija sempre um Profissional Educador Físico Capacitado para isso!









Ficam as dicas.

Manoel Fagundes
Private Trainer - CREF 011109-G/RS

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PARCERIA PERFEITA


      Parceria criada a partir do convite da minha 1ª aluna de Personal e Nutricionista Renata Rudoi Schwartz. Unindo atividade física e nutrição personalizada, visamos atingir os objetivos projetados pelo aluno / paciente e pelos próprios profissionais.
      Não perca tempo! Agende já seu horário e comece 2013 com qualidade de vida e saúde!

Fica a dica

CONHEÇA O TRX



      Criado por Randy Hetrick, militar da Marinha Norte Americana, serviu no grupamento de elite Navy SEAL, notou a necessidade de manter seu condicionamento físico e de seus colegas de pelotão sem se arriscarem em ambientes hostis, como da Guerra do Golfo e Iraque. Randy adaptou cordas de paraquedas e ganchos para conseguir se exercitar de maneira intensa apenas com o peso do próprio corpo.
                                                                             Randy Hetrick - Criador do TRX

                                                            Pelotão treinando com o TRX Suspension Training


     Após cumprir sua permanência na Marinha, procurou a ajuda de 

profissionais em física, mecânica, biomecânica e educadores físicos. 

Desta maneira, atingiu o objetivo de aperfeiçoar seu "brinquedinho" 

e torná-lo um dos equipamentos mais eficazes de treinamento 

físico.

      Houve uma explosão dos adeptos desta prática esportiva e 

método de treinamento em todo o mundo nos últimos anos, mas no 

Brasil, os instrutores de academia e de treinamento funcional 

aderiram com mais vigor no ano de 2011 e 2012. 


      Com uma proposta inovadora de treinar o corpo inteiro de 

maneira rápida, segura, eficaz, desafiadora e divertida, o TRX 

aborda o treinamento suspenso e funcional como nenhuma outra 

modalidade, utilizando o peso e o equilíbrio do próprio corpo, 

definimos a dificuldade através de ângulos de trabalho.




      Conseguimos atingir uma queima calórica muito significativa com o treino, indicando-o como uma utima opção para o objetivo de emagrecimento. Automaticamente adquirimos muita força e equilíbrio, pois trabalhar com seu próprio peso não é nada fácil!


      O TRX pode ser adaptado em qualquer lugar, pois a única coisa que precisa é um lugar para ser feita sua ancoragem segura e pronto, é só treinar e suar muito. Seu peso gira em torno das 500g,  se tornando muito prático. Feito com o mesmo material do 1º TRX, fitas de paraquedas, foram inseridas peças de Titânio, Neopreme e Nylon, o deixando muito mais resistente, seguro e durável.




                                                                                                TRX

                                                                                        Hora da folga e treino

                                                                                         Trabalho de reabilitação

      Hoje em dia existem várias marcas de equipamentos de treinamento suspenso, porém, apenas o TRX é original. Tanto que o encontramos a venda no Brasil apenas através do site oficial. Seu valor é de R$ 489,00, mas seu custo é facilmente percebido através do material utilizado na sua confecção, fazendo jus ao seu sucesso no mundo inteiro. Já diz o velho ditado popular "O BARATO SAI CARO!"


FICA A DICA

Manoel Fagundes
Professor de Pilates, TRX certificated