segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

BURSITE TROCANTÉRICA


      Segundo tipo de dor mais frequente na região do quadril ( só perde para a osteoartrite), que atinge um em cada dez corredores, especialmente mulheres.
      Se trata de uma inflamação numa saliência que fica sobre os músculos laterais do quadril, causada, sobre tudo, por microtraumas repetitivos de contato. Essa fricção gerada por excesso de treino, entre outros fatores, chega a degenerar os tendões de músculos e tecidos fibrosos que se inserem numa mesma área do fêmur, o grande trocanter. Este conjunto de articulações do quadril sustenta cada passo durante a caminhada, e durante uma corrida, o impacto se torna seis vezes maior, o que torna a região da face lateral da coxa muito mais suscetível a lesões.
      Somando os exageros, as exigências atléticas causam degeneração entre o quadril e um firme tendão que passa sobre o fêmur, inflamando uma ou mais bursas (bolsas com fluídos para amortecer o contato entre ossos, tendões e músculos), que cercam o trocanter maior do fêmur. Essas bursa se inflam e passam a secretar excesso de líquido, causando dor e inchaço local, podendo ainda se criar cristais de cálcio na região, devido à alteração do pH local, evoluindo para a bursite trocantérica calcificada do quadril.
      Devido as mulheres possuírem o quadril mais largo por natureza, a incidência desta lesão se torna mais frequente  para elas, pois a angulação da coxa entre a bacia e o joelho torna-se maior no chamado ângulo Q, formado pelo tendão do quadríceps da coxa e o ligamento patelar. As mulheres depois dos 30 anos estão mais dispostas a sofrer esse desvio, e consequentemente, a desenvolver a bursite trocantérica, numa proporção de 4 por 1, comparada aos homens.

Causas:
* Traumas na região do quadril, desiquilíbrios musculares, obesidade e desalinhamento das pernas;
* Fricção por esforço repetitivo;
* Aumento rápido da carga de treinamento de corrida;
* Uso de tênis inadequado;
* Falta de alongamento e erros posturais permanentes.

Sintomas:
* Dores iniciais lentas, podendo passar a crônicas;
* Dor no quadril ao levantar peso e subir escadas;
* Estalidos ou criptação ao movimentar-se;
* Dor ao movimentar a perna em rotação;
* Possíveis fisgadas no glúteo;
* Dificuldade para andar sem mancar;
* Incômodo ao deitar-se de lado.

Tratamento:
* Aplicar gelo no local, evitar escadas, não dormir de lado pressionando o local afetado;
* Procurar um especialista aos primeiros sinais da dor;
* Interromper de imediato as atividades físicas;
* Fortalecer a região com exercícios de musculação, Pilates, hidroginástica, etc... após liberação médica;
* Tomar anti-inflamatório, sob orientação médica.

Prevenção:
* Fazer alongamento para extensão dos ligamentos que friccionam as bursas;
* Fortalecimento da musculatura do quadril e da coxa;
* Usar tênis adequados à sua pisada;
* Respeitar os períodos de descanso.

Retorno para as atividades físicas:
* De seis a oito semanas, em média;
* Quando conseguir apalpar a região sem sentir dores;
* Restauradas a flexibilidade, a força e a mobilidade;
* Quando não sentir mais dor ao correr em linha reta ou executar manobras bruscas.

Ficam as dicas

Manoel Fagundes
CREF nº 011109-G/RS

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DICAS DE SAÚDE E BEM ESTAR

Alimentos e seus poderes






Ficam as dicas...

Manoel Fagundes
CREF nº 011109-G/RS




     A suplementação, se feita de forma indiscriminada, pode fazer com que a quantidade diária de nutrientes seja superior à necessária, podendo prejudicar órgãos como fígado e rim.

    Muitas pessoas, utilizam suplementos para substituir refeições, conduta esta que deve ser abolida. A suplementação é indicada quando a ingestão de alimentos não conseguir alcançar as necessidades, ou mesmo se estas forem muito aumentadas, o que vai depender da freqüência dos treinos e da atividade em questão. Em algumas situações, o suplemento pode ser associado a um refeição para garantir o aumento de um nutriente específicos, para tornar a dieta mais viável dentro da rotina diária de cada atleta e/ou para melhor a absorção de determinado nutriente.

Suplementação apenas com orientação

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Proteína do Soro do Leite e sua Utilização por Praticantes de Atividade Física


Proteína do Soro do Leite e sua Utilização por Praticantes de Atividade Física

Whey Protein and its Use for Physical Activity Practitioners

Resumo

Introdução: O uso de suplementos alimentares está em ascendência, acometendo principalmente praticantes de atividade física. Estima-se que, dentre esses, a proteína do soro do leite tem se destacado no mercado de suplementos alimentares. Objetivo: Revisão bibliográfica da proteína do soro do leite e a sua utilização por praticantes de atividade física. Método: Revisão bibliográfica baseada em livros, sites, artigos originais e de revisão, pesquisados por meio de descritores Mesh/ DeCS nas bases de dados Scielo, Bireme, Lilacs, Pubmed, nos idiomas português e inglês. Resultados: Os estudos indicaram que a proteína do soro do leite fornece todos os aminoácidos essenciais para o organismo, atuando na construção muscular, síntese hormonal, melhora do sistema imunológico, entre outras funções para o bom desempenho físico. Conclusão: A proteína do soro do leite é um suplemento alimentar seguro, que proporciona ao organismo benefícios comprovados. Entretanto, faz-se necessária uma gama mais extensa de estudos relacionados ao tema.

Nutrição, ao invés de medicação, é a resposta



Nutrição, ao invés de medicação, é a resposta

Deficiência nutricional, por sinal, é a causa raiz de quase todas as "doenças mentais". Desequilíbrio de açúcar no sangue causam mau funcionamento cerebral, porque o cérebro funciona com o açúcar como fonte de energia primária. Deficiências em zinco, selênio, crômio, magnésio e outros elementos causam desequilíbrios de açúcar no sangue que resultam em emoções ou comportamentos aparentemente "selvagens".

Quase todo mundo que foi diagnosticado com um transtorno mental em nosso mundo moderno está na realidade sofrendo de nada mais do que desequilíbrio nutricional. Muita comida processada, "junk food" venenosa e não o bastante "superfood" saudável e nutritiva. Às vezes, eles também têm intoxicação por metais ao tomar muitas vacinas (alumínio e mercúrio) ou comer alimentos muito tóxicos (mercúrio em peixes, arsénio, cádmio, etc) A deficiência de vitamina D é ridiculamente generalizada, especialmente no Reino Unido e no Canadá, onde a luz solar é mais difícil de conseguir regularmente.

O Papel dos Aminoácidos de Cadeia Ramificada em Praticantes de Atividade Física.


O Papel dos Aminoácidos de Cadeia Ramificada em Praticantes de Atividade Física.

The Role Of Branched Chain Amino Acids In Physically Active.

Resumo

A busca pela melhora na qualidade de vida aumentou a procura de aliados para obtenção de melhores resultados em curto espaço de tempo. Com isso, os aminoácidos de cadeia ramificada leucina, valina e isoleucina, popularmente conhecidos como BCAA, vêm ganhando destaque, devido aos seus possíveis efeitos na suplementação. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo investigar o papel do BCAA em praticantes de atividade física. Dentre as funções do BCAA citadas em estudos científicos, encontram-se a síntese de proteínas, redução da degradação proteica, aumento da resistência muscular, diminuição da lesão muscular, aumento da performance, melhora da fadiga, entre outras. A leucina mostra-se mais eficaz em relação ao mecanismo relacionado à insulina e ao estímulo da proteína quinase mTOR. Concluímos que, apesar das evidências oferecidas, ainda há a necessidade de mais estudos que comprovem a sua eficácia e os efeitos benéficos da suplementação.

Abstract

The search for improved quality of life increased the demand for allies to achieve better results in short time, thus the branched chain amino acids leucine, isoleucine and valine, popularly known as BCAA, has been gaining attention because of their possible supplementation effects. Given the above, this study aims to investigate the role of BCAA in physically active. Functions cited in BCAA scientific studies are protein synthesis, decreased protein degradation, increased muscle strength, decreased muscle damage, increased performance, improvement of fatigue and so on. Leucine shown to be more effective compared to the mechanism related to insulin and stimulation of protein kinase mTOR. We conclude that despite the evidence provided there is a need for more studies to prove its effectiveness and the beneficial effects of supplementation.

Recursos Ergogênicos Nutricionais: Atualização sobre a Cafeína no Esporte


Recursos Ergogênicos Nutricionais: Atualização sobre a Cafeína no Esporte

Nutritional Ergogenic Aids: Update of Caffeine on Sport

resumo

O consumo de suplementos nutricionais tem aumentado significantemente no ambiente esportivo. Concomitantemente, pesquisas científicas têm sido desenvolvidas a fim de demonstrar potenciais efeitos da nutrição sobre o desempenho físico, em especial entre atletas. Suplementos de cafeína têm ganhado expressiva dedicação por parte de muitos pesquisadores da área de nutrição e medicina esportiva a fim de verificar sua relação com a melhora do desempenho esportivo. Desde dezembro de 2010, suplementos de cafeína para atletas são permitidos e previstos na legislação brasileira, o que tem contribuído para que profissionais de saúde, principalmente ligados ao ambiente esportivo, busquem a atualização sustentada na literatura científica e em seus preceitos éticos e legais. O objetivo deste artigo foi contextualizar a legislação brasileira que discorre sobre Alimentos para atletas, em especial a cafeína, bem como disponibilizar uma breve atualização em relação ao seu potencial efeito ergogênico, dosagens usuais e possíveis mecanismos de ação sobre o desempenho físico sustentados na literatura científica mais recente.

Resultados do Uso de Glutamina na Doença Inflamatória Intestinal: Uma Revisão


Resultados do Uso de Glutamina na Doença Inflamatória Intestinal: Uma Revisão

Results of the use of glutamine in Inflammatory Bowel Disease: a review

Resumo

As doenças inflamatórias intestinais são afecções crônicas, que acometem o trato gastrintestinal, possuindo duas formas de apresentação: a retocolite ulcerativa inespecífica e a doença de Crohn. Novas possibilidades de intervenção buscam a diminuição da atividade inflamatória, sendo uma alternativa a utilização de glutamina, já que são descritos benefícios de sua suplementação em situações catabólicas. Com o objetivo de apresentar a eficácia da glutamina nas doenças inflamatórias intestinais, este trabalho discorre uma revisão que levantou trabalhos publicados sobre o tema. A glutamina parece favorável na preservação da mucosa intestinal, porém não está relacionada à melhora de parâmetros nutricionais e atividade da doença. Portanto, seu uso não está necessariamente indicado.

Relações Familiares e Anorexia Nervosa


Relações Familiares e Anorexia Nervosa

Family Relationships and Nervous Anorexy

RESUMO

Introdução: o objetivo do artigo é abordar aspectos familiares que podem estar presentes em casos de anorexia nervosa. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa, através de uma revisão de literatura. Utilizamos a base de dados Scielo, tendo com os descritores “anorexia” e “família”, e livros, no segundo semestre de 2011. Resultados e Discussão: os artigos encontrados foram divididos em quatro temáticas: classificação nosológica, mapas familiares e dinâmicas relacionais, diferenciação afetiva e conjugalidade. Houve relações entre o funcionamento da família e o aparecimento de Anorexia Nervosa, das quais se destaca que famílias com dinâmicas relacionais de disputa de poder podem propiciar ou piorar o quadro clinico de anorexia nervosa.

ABSTRACT

Introduction: the objective of this article is to discuss family aspects that may be present in nervous anorexy cases. Methodology: qualitative approach study through a literature review. We used the Scielo data base having as descriptors the words “anorexia” and “família” and books, during the second semester of 2011. Results and Discussion: the articles that were found were divided into four themes: nosologic classification, family maps and relational dynamics, affective differentiation and marital relation. There were relations between the family functioning and the appearance of nervous anorexy, being the most salient the fact that families with a relational dynamics of power dispute may create the worst nervous anorexy clinical case.