quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Chef Jamie Oliver Vence Demanda Judicial Contra McDonald’s


      O chef Jamie Oliver justo acaba de vencer uma batalha contra a mais poderosa cadeia de Junk Food do mundo. Uma vez que Oliver demonstrou como são produzidos os hambúrgueres, McDonald’s anunciou que mudará a receita.
      De acordo com Oliver, as partes gordurosas da carne são “lavadas” com hidróxido de amônia e, em seguida, são utilizadas na fabricação do “bolo” de carne para encher o hambúrguer. Antes deste processo, de acordo com o apresentador, essa carne já não era apropriada para o consumo humano.
      Oliver, chef ativista radical, que assumiu uma guerra contra a indústria de alimentos, diz: estamos falando de carne que tinha sido vendida como alimento para cães e após este processo é servida para os seres humanos. Afora a qualidade da carne, o hidróxido amônia é prejudicial à saúde.
Parte da fábrica de hambúrgueres do Mc Donalds
      Qual dos homens no seu perfeito juízo colocaria um pedaço de carne embebido em hidróxido amônia na boca de uma criança?
      Em outra de suas iniciativas Oliver demonstrou como são feitos os nuggets de frango: Depois de serem selecionadas as “melhores partes”, o resto- gordura, pele, cartilagem, víceras, ossos, cabeça, pernas -  é submetido a uma batida -  separação mecânica -  é o eufemismo usado por engenheiros de alimentos, e, em seguida, essa pasta cor de rosa por causa do sangue é desodorada, descolorida, reodorizada e repintada, capeadas de marshmallow farináceo e frito, este é refervido em óleo geralmente parcialmente hidrogenado, ou seja, tóxico.
      Nos EUA, Burger King e Taco Bell já abandonaram o uso de amônia em seus produtos. A indústria alimentar utiliza hidróxido de amônia como um agente anti-microbiano, o que permitiu ao McDonald’s usar nos seus hambúrgueres, carne, de cara, imprópria para o consumo humano.
      Mas ainda mais irritante é a situação que essas substâncias à base de hidróxido de amônia sejam consideradas “componentes legítimos em procedimentos de produção” na indústria de alimentos, com a bênção das autoridades de saúde em todo o mundo. Portanto, o consumidor nunca poderá se informar quais produtos químicos são colocados em nossa comida.

terça-feira, 13 de agosto de 2013


Estudo canadense mostra os efeitos negativos da falta de sono

      Um estudo publicado no Canadian Medical Association 
Journal, periódico especializado em saúde do Canadá, 
mostra que os efeitos negativos de uma noite maldormida 
podem ir além daquele cansaço que nem algumas xícaras 
de café resolvem. Os pesquisadores analisaram mais de 4 
mil adolescentes, medindo Índice de Massa Corporal, 
colesterol e pressão sanguínea, e descobriram que os que 
apresentaram problemas para dormir tinham maior 
propensão para desenvolver hipertensão e ganho de peso. 
      Apesar de o tempo ideal de sono variar de pessoa para 
pessoa, a Academia de Medicina do Sono dos Estados 
Unidos recomenda entre sete e oito horas por noite. E aí, já 
não está na hora de ir para a cama?
(Nota publicada pela Revista O2, edição 124, agosto de 2013)

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Exageros ou apenas disciplina?

Não consigo entender algumas pessoas, principalmente que está na mídia.
Admiro muito quem tem esta força de vontade e segue treinando, mantendo o foco, disciplina e alimentação super regrada e balanceada, mas porquê mentir para o público e para os "fãs"? Afirmando que fez poucas intervenções cirúrgicas ?
Como Profissional Educador Físico, sabemos que é "quase impossível" os músculos atingirem um tamanho anormal e exagerado, sem uma "ajudinha" da ciência ou da medicina. Utilização de esteroides e hormônios não são descartados. Bem Provável!!!
É visível que alguns resultados são obtidos através de substâncias como o Metacrill, que vem sendo utilizado principalmente por mulheres que visam conquistar o bumbum tão desejado.


Esta busca acaba, por fim, deixando algumas partes do corpo com formas e tamanhos "estranhos". O Metacrill é um produto químico, e segundo o fabricante, não causa "nenhuma" reação adversa como rejeição, infecção, migração para outras partes do corpo, etc... podendo ser aplicado em várias partes do corpo.


Algumas "celebridades" e outras pessoas fora da mídia estão fazendo o uso indiscriminado desta substância para conquistar o corpo perfeito com maior rapidez. Mas será que vale a pena correr este risco?



Sem falar na utilização de próteses de silicone. Estas estão sendo colocadas para moldar muito mais o corpo,  e até mesmo como deixar o corpo com a aparência de mais forte. Mas é só na aparência. Algumas modificações se tornam ridículas, deixando a pessoa com a aparência de mutante. E o mais impressionante é que estas pessoas não assumem que fizeram tais modificações.






                       Depois da prótese de silicone                               Antes da prótese de silicone

Faz parte da maioria das pessoas almejarem um físico melhor, mais bonito e atraente, porém, sem exageros.
Alguns resultados se tornam muito melhores quando conquistados da maneira tradicional, com muito treino e alimentação saudável. Claro que será mais demorado, mas não corremos risco algum e ainda adquirimos uma qualidade de vida muito melhor.
Veja algumas rejeições:


Este é conhecido por suas inúmeras próteses!


Viver da imagem resulta nisso. Mas não podemos esquecer que estamos em constante envelhecimento e mudança física e fisiológica, não em "mutação"!

Fica a dica.

Manoel Fagundes - CREF 011109-G/RS

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sucrilhos Chocolate

sucrilhos_chocolate

ZERO gorduras
Ta aí uma boa notícia em uma era de produtos industrializados cheios de gorduras totais, de gorduras saturadas e de gorduras trans!
O milho é o ingrediente em maior quantidade
O milho está em primeiro lugar. Ainda bem porque se trata de um cereal! Estando em primeiro lugar, significa que ele é o ingrediente que se encontra em maior quantidade.
Contém muuuito açúcar!
É praticamente uma batalha entre o milho e o açúcar: dos 26 gramas de carboidratos presentes em 3/4 de xícara, 12 gramas são açúcar! Quase meio a meio!
ZERO fibras alimentares
Sendo um cereal imaginamos que, pelo menos, terá fibras insolúveis, não é mesmo? Mas, adivinha quanto de fibras há na porção? ZERO! Isso faz com que diminua a sensação de saciedade após consumir o produto, então ninguém se contentará com a porção indicada na embalagem.
Apresenta bastante sódio
O produto apresenta 8% do sódio que devemos consumir em um dia, em 3/4 de xícara. A questão é: quantos quartos-de-xícara você consome?
Uiii, apresenta corante caramelo IV!
Detestaaamos esse corante! Foi divulgado pela entidade de desfesa ao consumidor dos EUA (CSPI) que a substância 4-metilmidazol (4-MEI), formada a partir da utilização de amônia e sulfitos na produção do corante, é supostamente cancerígena. O estudo foi feito em ratos e ainda não foi comprovado em humanos. Mas, é sempre bom estar atento!
Fonte de 10 nutrientes
Encontramos essa informação na embalagem. Sim, para ser fonte o alimento precisa ter no mínimo 15% do valor diário recomendado em 100g do produto. Mas, não vamos esquecer de que todos esses nutrientes foram adicionados ao produto, basta olhar a lista de ingredientes para ver que todos foram provenientes de adição e não estão lá porque o produto contêm naturalmente esses nutrientes.
Fonte: Portaria n˚ 27, de 13 de janeiro de 1998.
Fonte: Publicado February 15, 2013 por 

Chambinho Ninho Morango

chambinho_ninho_morango

As crianças são o público-alvo
Possui muito açúcar (xarope de açúcar, açúcar e frutose) e aditivos para um produto que é destinado ao público infantil. Crianças menores de 2 anos não devem consumir açúcar! Portanto, cuidado ao oferecer esse tipo de produto.
Adição de componentes artificiais
Apresenta espessantes, conservantes, acidulante e corante.
Utiliza creme de leite
Além do creme de leite, o leite pasteurizado não é identificado como sendo integral ou desnatado.
Apresenta amido modificado
Sabe o que é amido modificado? O amido se torna modificado quando sofre algum tratamento físico, químico ou enzimático com o objetivo de alterar uma ou mais das suas características originais. Quando no rótulo apresentar “amido modificado”, significa que essa modificação foi feita quimicamente, caso contrário, aparecerá somente como “amido”. É utilizado para conferir consistência e estabilidade ao produto.
Fonte: RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002.
É um queijo petit suisse e NÃO iogurte!
O que é queijo petit suisse? Entende-se por queijo petit suisse o queijo fresco, não maturado, obtido por coagulação do leite com coalho e/ou de enzimas específicas e/ou de bactérias específicas, adicionado ou não de outras substâncias alimentícias. São ingredientes obrigatórios: leite e/ou leite reconstituído, bactérias lácteas específicas e/ou coalho e/ou enzimas coagulantes apropriadas.
Fonte: Instrução Normativa n˚ 35 de 29 de novembro de 2000.
Fonte: Publicado March 21, 2013 por 

Polenguinho Pocket

polenguinho_pocket

Esse produto geralmente é procurado por sua praticidade e por não haver necessidade de refrigeração, vejo muita gente que faz “dieta” consumí-lo. Tenho o costume de ler os rótulos dos alimentos e por curiosidade acabei vendo o dele foi ai que me deparei com a informação de gordura trans no Polenguinho na versão normal!!
Também ficou surpreso com a gordura trans do Polenguinho? Leia a nossa avaliação completa:
Alegação “Rico em cálcio”
Está correta! Para um alimento sólido ser considerado RICO em vitaminas e minerais, ele deve apresentar no mínimo 30% da recomendação diária em 100 g do produto*. Esse produto apresenta 35%, uma valor inferior à versão light.
Fonte: *Portaria n˚ 27, de 13 de janeiro de 1998.
Alta quantidade de sódio!
Uma porção (2 unidades) apresentam aproximadamente 14% da recomendação máxima diária, segundo as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde, a qual dimiminui o sódio diário de 2400 mg para 2000 mg.
Muitos aditivos alimentares
Sabe o que é aditivo alimentar? É todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.*
Os aditivos desse produto são: 1 corante, 2 conservantes, 2 estabilizantes e 1 acidulante.
Fonte: *Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97.
Quanta gordura!
Em uma porção encontramos 8,7 g de gorduras totais, o que representa 16% do valor que devemos consumir diariamente e 5,5 g de gorduras saturadas, o que equivale a 25%!! Além disso, encontramos 0,3 g de gordura trans. Meu deus!
As gorduras saturadas aumentam o risco de dislipidemias (aumento da gordura no sangue, principalmente colesterol e triglicerídeos) como também de doenças cardíacas. Essas gorduras são prejudiciais à saúde quando consumidas em excesso. É recomendável que o total de energia da alimentação fornecido pelas gorduras saturadas seja menor do que 10%.*
A gordura trans deve ser evitada, pois é prejudicial à saúde e está presente em muitos dos alimentos processados. Embora seja feita a partir de óleos vegetais, é tão ou mais prejudicial à saúde do que as gorduras saturadas.
O processo de hidrogenação converte os óleos vegetais líquidos e insaturados em gorduras sólidas e mais estáveis à temperatura ambiente e assim ela demora mais para estragar, aumentando o tempo de conservação dos alimentos. Como o corpo humano não evoluiu com a capacidade de consumir grandes quantidades de gordura saturada de origem animal e de gorduras elaboradas por processo de hidrogenação sem sofrer sérias conseqüências metabólicas, o consumo da gordura trans deve ser evitado. Fique atento à rotulagem dos produtos e evite alimentos cujos rótulos mencionam “gordura hidrogenada”, “gordura trans”, “óleo hidrogenado” ou “gordura vegetal” na sua lista de ingredientes.*
Fonte: *Adaptado do Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da Saúde, 2006.
E a gordura trans?
Entramos em contato com o SAC da empresa para confirmar qual o ingrediente que fornece a gordura trans na versão tradicional, e eles responderam que ela está presente no leite.
E para quem está se perguntando: gordura trans no leite?! Sim, isso é verdade…
Há dois processos de hidrogenação: o natural (ocorrido no rúmen dos animais) ou o industrial.**
Os ácidos graxos trans provenientes da carne ou de laticínios de ruminantes parecem não trazer problemas maiores para a saúde pública, talvez pela pouca quantidade ingerida (1% a 8% do total de gorduras ou menos de 0,5% do total de calorias ingeridas) ou por suas diferenças biológicas em relação aos produzidos por hidrogenação.***
Fonte: *Portaria n˚ 27 de 13 de janeiro de 1998 **DIAS, J.R.; GONÇALVES, E.C.B.A. Avaliação do consumo e análise da rotulagem nutricional de alimentos com alto teor de ácidos graxos trans. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 29(1): 177-182, jan.-mar. 2009. ***Jakobsen MU, Bysted A, Andersen NL, Heitmann BL, Hartkopp HB, Leth T, et al. Intake of ruminant trans fatty acids and risk of coronary heart disease – an overview. Atheroscler Suppl. 2006; 7: 9-11.
Fonte: Fechando o Ziper - Publicado July 17, 2013 por