quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Postura correta & performance na corrida

Pensar demais na postura correta pode atrapalhar a melhora na corrida, diz estudo

A mente humana pode ser seu pior inimigo quando o assunto é ganho de rendimento. Relaxe e corra - Foto: Daniel Werneck – 10 milhas/Rio de Janeiro

      Todo corredor preocupado com a performance sempre pensa em manter a postura correta para ter uma boa mecânica na corrida. A neurose chega a ficar tão grande que, muitas vezes, você corre pensando em cada movimento que deve fazer. Deixe isso de lado, vez ou outra, e permita que o movimento entre no piloto automático. A mente humana pode ser seu pior inimigo quando o assunto é ganho de rendimento. Pelo menos é o que diz pesquisa publicada no The Quarterly Journal of Experimental Psychology . Para o estudo, pensar demais no movimento pode atrapalhar a melhora na corrida. E isso acontece, até mesmo, com atletas de elite.
Por Redação: https://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/saude/postura-correta-performance-na-corrida/

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

6+: exercícios indicados para os idosos

      A medida que o ser humano envelhece, torna-se ainda mais necessário permanecer ativo. Nesta fase da vida, as doenças não-transmissíveis são as principais causas de incapacidade e mortalidade. O sedentarismo, a alimentação inadequada e o tabagismo são os maiores fatores de risco na terceira idade.

shutterstock_224517904

      Nunca é tarde para adotar uma vida saudável. Por este motivo, o Eu Atleta montou uma lista de atividades físicas que podem e devem ser praticadas na terceira idade.
      A adoção de hábitos saudáveis é importante em todas as etapas da vida. Acreditar que a terceira idade é tarde demais para cuidar da saúde é um mito. Pelo contrário, a prática de atividades físicas adequadas pode prevenir doenças, retardar o declínio funcional, aumentar a longevidade e trazer mais qualidade de vida aos idosos.
      A medida que o ser humano envelhece, torna-se ainda mais necessário permanecer ativo. Nesta fase da vida, as doenças não-transmissíveis são as principais causas de incapacidade e mortalidade. O sedentarismo, a alimentação inadequada e o tabagismo são os maiores fatores de risco na terceira idade.
– Antes de tudo, é importante saber quem é o idoso que vai praticar a atividade. As pessoas tendem a associar atividade física para essa faixa etária à hidroginástica, musculação e pilates.
      Estas são excelentes atividades, mas o praticante pode ter sido lutador e gostar de lutar, ou corredor ou nadador, e preferir voltar a praticar essas atividades. O mais importante é ter orientação e saber como dar os primeiros passos – explica o preparador físico Gustavo Luz.
      A prática regular de exercícios físicos também melhora a saúde mental, promove o contato social, reduz o risco de quedas e traz mais independência. Apesar destes benefícios, uma grande proporção de idosos leva uma vida sedentária na maioria dos países.
      De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Para incentivar a prática regular de atividades físicas desta grande parcela da população, o Eu Atleta traz cinco sugestões de exercícios para esta fase da vida.
1. Dança
      A dança é uma atividade física que pode ter várias intensidades de acordo com cada um. Além de trabalhar o corpo e a coordenação, é altamente indicadas para uma socialização com outras pessoas.
2. Natação
      Atividade segura e com baixo risco de lesão. Trabalha a coordenação e, principalmente, o ritmo de respiração. Se o idoso já tiver praticado, melhor ainda. Os nados crawl, peito e costas são indicados e mexem a musculatura de uma forma global. O borboleta não precisa ser praticado.
3. Corrida
      Por que não correr? Quase todo mundo pode correr se seguir um plano bem orientado e que respeite e acompanhe as evoluções. Não existe idade para começar a correr, encare isso como uma oportunidade.
4. Hidroginástica
      Um trabalho de força e equilíbrio que pode trazer excelentes adaptações musculares. Como é praticada com mais de metade do corpo na água, é ótima opção para quem tem problema com equilíbrio, pois uma eventual queda tem consequências brandas.
5. Musculação
      Atividade coringa, pois é ajustável para trabalhos específicos em qualquer parte do corpo. Como pesos e halteres são graduados, é possível fazer uma progressão suave. No início, os aparelhos podem ser mais eficientes. Com a prática, sugere-se fazer exercícios com peso livre.
6. Pilates
      Uma das mais recomendadas dentre todas as atividades físicas. O método Pilates é considerado hoje uma das mais completas práticas. A metodologia exige do praticante muita atenção e concentração conciliada com muita força e controle corporal. Através disso, quem faz Pilates adquiri muito mais flexibilidade, equilíbrio (muito importante para os idosos), coordenação motora, força na região Lombar - Pélvica, proporcionando muito mais estabilidade e segurança para o idoso. Quem pratica Pilates fica impressionado com os resultados atingidos com tanta rapidez.
Matéria publicada no site Globo.com
Professor Manoel Fagundes - Coord. Estúdio Manoel Fagundes Treinamento Físico

Pilates ajuda a fortalecer a musculatura e melhora a respiração

A prática de Pilates fortalece o corpo, melhora a respiração e ainda desenvolve a consciência corporal e coordenação motora, principalmente para pessoas da terceira idade.
shutterstock_64356235

      O pilates está na moda e muitas pessoas que não gostam de academia começaram a praticar a atividade física, que engloba yoga, artes marciais e técnicas de meditação. A prática de pilates fortalece o corpo, melhora a respiração e ainda desenvolve a consciência corporal e coordenação motora, principalmente para pessoas da terceira idade, de acordo com Renato Coelho, fisioterapeuta do Hospital e Maternidade São Cristóvão.
— Nas aulas trabalhamos a versatilidade, a variedade dos movimentos, além do fortalecimento da musculatura que estabiliza a coluna, assim buscamos melhorar a tonificação e a flexibilidade.
      À primeira vista, o método pode parecer um tipo de exercício leve e fácil, mas todos os movimentos dependem de muito esforço, conta a fisioterapeuta Fernanda Barca Basile.
— Em um treino básico para iniciantes com uma intensidade baixa o aluno pode queimar cerca de 210 calorias por hora, podendo chegar até 450 dependendo de cada organismo.
      Milena Ventura, outra fisioterapeuta do hospital, afirma que o pilates, além de ser exercício físico, também tem funções na parte de alongamento, onde se utiliza o peso do próprio corpo para executar os movimentos.
— Todo esse trabalho de alongamento ajuda a fortalecer a musculatura o que faz a técnica se tornar a queridinha de quem não gosta muito de academia, caminhadas e corridas.
      O Hospital e Maternidade São Cristóvão oferece gratuitamente no parque Sabesp Mooca todas as segundas-feiras, às 17h e todas as quartas e sextas-feiras às 7h30. As aulas são ministradas pela equipe do São Cristóvão Saúde formada pelos fisioterapeutas Milena Marolato Ventura, Renato Sbano Coelho e Fernanda Barca da Costa Basile.
Matéria publicada no site R7

CAS aprova dedução no IR de despesas com academias e personal trainer

      A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (7), projeto do ex-senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) que amplia o rol de despesas passíveis de dedução da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Pelo projeto, gastos com nutricionista, profissional de educação física e clínicas ou academias de atividades físicas, nas modalidades especificadas em regulamento, poderão ser listadas na declaração.

shutterstock_270379067

      A matéria segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde receberá decisão terminativa. O PLS 112/2012 foi aprovado com modificações do relator, senador Romário (PSB-RJ, que retirou do texto a obrigatoriedade de o gasto com professor de educação física e com academia ser uma recomendação médica.
      Hoje, pelo artigo 8º da Lei 9.250/1995, as deduções abrangem despesas com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, hospitais, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias. Ao justificar o projeto, o autor argumenta que as questões relativas à nutrição, que vão desde a desnutrição até a obesidade mórbida “estão se tornando um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil”.
      Lopes argumentou que a solução do problema da obesidade exige políticas mais ousadas, mas que a medida trará avanços ao abrigar na política tributária a nutrição e o exercício físico como parte importante do tratamento médico.
Texto
      Pela proposta aprovada, as despesas com as atividades físicas passam a ser permitidas, desde que respeitem o teto do mesmo valor que o limite máximo de gastos com instrução. Na declaração de 2015, foi de R$ 3.375,83 por pessoa.
      O relator na CAS, senador Romário (PSB-RJ), deixou claro que não haverá soma das duas despesas para a aplicação de um teto único, mas, sim, um teto semelhante para cada modalidade de gasto. “O patamar para a dedução dos gastos com educação já é ínfimo em comparação com os reais dispêndios das famílias nesse item tão fundamental para o futuro dos indivíduos e da sociedade”, diz. Ele ressaltou a importância do exercício físico para a saúde e o controle do peso.
      Romário apresentou emenda para substituir o termo “professor de educação física”, da proposta original, por “profissional de educação física”. E, em vez de “academias de ginástica”, propôs “clínicas ou academias de atividades físicas”. Segundo explicou, hoje existem inúmeras modalidades de atividade física que não se classificam como ginástica, mas que também trazem benefícios de emagrecimento e condicionamento físico para seus praticantes, como danças, as lutas marciais, as técnicas de reeducação postural e ioga, por exemplo.
      O relator mudou outro aspecto do projeto original. O texto estabelecia que as despesas com professor de educação física e com academia só poderiam ser abatidas se a atividade for uma recomendação médica. Assim, o contribuinte teria de apresentar receituário com o código da Classificação Internacional de Doenças (CID). A emenda de Romário estende a possibilidade de desconto a todas as pessoas que pagam profissional de educação física, clínicas ou academias de atividades físicas, sem necessidade de comprovar indicação médica.
      O projeto incluía ainda no rol de despesas a serem abatidas da base de cálculo do IR os gastos com aparelhos e próteses auditivas. Romário decidiu excluir essa possibilidade do texto, por entender que a inclusão “foge ao escopo do projeto e ao objetivo de seu autor”.
      Durante a discussão, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou que a proposta deve sofrer restrições por parte do Ministério da Fazenda, já que abre mão de receita, mas é essencial para estimular a prática desportiva, principalmente entre as crianças e os jovens. Isso garantirá vida saudável a eles, além de ser uma vacina contra as drogas, opinou.
Matéria publicada no site Senado Notícias

Pais que realizam práticas de atividades físicas tende a gerar filhos sem obesidade

      Um estudo realizado pela Unifesp com camundongos constatou que aqueles pais que possuem prática de atividade física durante o período da cópula e mães que regularmente estão se exercitando na gestação tendem a gerar filhos magros.

shutterstock_238284697

      Jaime Garcia Dias confirma que esse estudo teve como responsável o professor Ronaldo de C. Araújo juntamente com o apoio da Unifesp.
      Todos os dados coletados bem como os resultados obtidos estavam sob a coordenação desse professor, o qual apresentou na em uma reunião pela Fesbe – Federação de Sociedades de Biologia Experimental, no dia 10.09.15, em um auditório da FMUSP – Faculdade de Medicina da Univ. de São Paulo (FMUSP).
Baixo peso x obesidade
      Segundo estudos científicos na literatura moderna, os bebês que nascem com baixo peso podem indicar um risco maior de obesidade na vida adulta, diz Jaime Garcia Dias.
      E mais que isso, acrescenta Jaime Garcia Dias, o baixo peso pode indicar maior resistência à insulina, a doenças cardiovasculares e a diabetes quando chegarem à vida adulta.
      O que gerou surpresa com os resultados desse estudo com camundongos é que justamente mostrou o contrário da afirmação acima.
      O baixo peso do filhote resultou em maior resistência à obesidade e sensibilidade elevada à insulina comparado com aquele que nasce tendo peso normal, informa Jaime Garcia Dias.
Paternidade e sua influência
      Foi observado nesse estudo a influência que a paternidade exerce sobre o peso do filho. Segundo o professor Araújo, existem muitos estudos hoje que comprovam que pais obesos têm a tendência de gerar filhos obesos.
      Porém, foi detectado que isso ocorre não só pela influência no convívio de uma rotina da má alimentação em que o filho fica exposto, mas também pela hereditariedade (alterações padronizados nas expressões dos genes).
Principais resultados obtidos do experimento com camundongos:
      Jaime Garcia Dias relata abaixo os principais resultados que o estudo obteve mostrando que os pais que praticam atividades físicas tendem a ter filhos mais magros. Confira!
• Para o primeiro experimento com camundongos, somente as mães praticantes de atividade física foram avaliadas, ou seja, como isso impactou seus descendentes;
• As mães treinadas tiveram seus filhos com peso de 7% menor que o valor normal. Apesar de ser um valor pequeno, mas mostra um dado significativo, diz o professor;
• A placenta das mães treinadas apresentou queda na produção do hormônio que inibi o apetite, a leptina;
• Mediante todos os dados é que constatou o baixo peso do filhote devido o valor enérgico que devia ir para ele, porém foi gasto nos exercícios realizados pelas mães, diz Araújo. Mas será preciso avaliar melhor a questão dos vasos sanguíneos para ter uma real e concreta afirmação;
• Os mesmos experimentos com as mães treinadas foram também realizados com os pais e se obteve resultados iguais;
• Ambos (pais e mães) se submeteram à prática de natação a fim de obter resultados;
• Filhotes vindos de pais treinados gastavam mais energia e comiam menos.
      Diante desse estudo, cita Jaime Garcia Dias, é possível obter uma visão melhor a respeito da influência da atividade física sobre os filhos, o que resultará em um adulto mais saudável, sem obesidade e problemas cardiovasculares.
      Ainda será feito estudos mais aprofundados para embasar detalhes melhores para afirmar esses dados, confirma o pesquisador.
Matéria publicada no site R7

Dentre os praticantes de CrossFit, 73% sofrem algum tipo de lesão, afirma estudo.

      Apesar da popularidade do CrossFit, de acordo com um estudo divulgado pela revista científica Journal of Strength and Conditioning Research Publish Ahead of Print , 73% dos que praticantes sofreram algum tipo de lesão e, destes, 7% precisam de intervenção cirúrgica.
shutterstock_316997378

      Dentre os praticantes de CrossFit, 73% sofrem algum tipo de lesão, afirma estudo.
      O CrossFit, modalidade de atividade física baseada em ‘superar os próprios limites’, ganha novos adeptos a cada dia, em todos os lugares do país. Criado nos Estados Unidos para treinar soldados do exército, policiais e bombeiros, a prática tornou-se popular e já possui torneio próprio nas terras do Tio Sam desde 2007.
      Apesar da popularidade, no entanto, de acordo com um estudo divulgado pela revista científica Journal of Strength and Conditioning Research Publish Ahead of Print , 73% dos que praticam Crossfit sofreram algum tipo de lesão e, destes, 7% precisam de intervenção cirúrgica. Foram avaliados 132 praticantes.
      O estudo ainda calcula uma média de 3,1 lesões a cada mil horas treinadas, e afirma que são os mesmos índices dos atletas de levantamento de peso olímpico e ginástica olímpica, mas são menores que os de jogadores de rugby, por exemplo.
      Segundo o fisioterapeuta André Nogueira, sócio-fundador da club físio (SP), para o início de qualquer atividade esportiva, a pessoa deve passar por uma avaliação para que o especialista possa quantificar e enquadrá-la adequadamente dentro da modalidade: “O CrossFit é muito interessante, principalmente para quem acha a musculação monótona. Porém, o grande problema para quem não tem um condicionamento básico, é que os treinos muitas vezes exigem mais da pessoa do que realmente ela conseguiria suportar, tornando-se uma atividade com grande potencial lesivo”.
      A consequência do excesso de atividade física, sem acompanhamento de um profissional, são lesões principalmente nos joelhos, coluna e ombros. Vários dos exercícios exigem que o aluno erga rapidamente o braço carregando uma grande quantidade de peso: “Esse tipo de movimento causa estresse nas articulações e, feito de maneira incorreta, pode gerar lesões articulares, musculares e em casos extremos até rompimento de tendões”, conta Gustavo Lacreta, fisioterapeuta especializado em esportes.
      As lesões no joelho estão muito mais associadas à prática incorreta dos exercícios e sua repetição. O agachamento, por exemplo, é praticado no CrossFit com aumento de angulação, ou seja, o aluno precisa descer até quase o chão e voltar. Isso, segundo André Nogueira, pode causar sobrecarga na articulação do joelho. “Quando você passa de uma angulação acima de 60°, aumenta a sobrecarga da articulação patelofemoral – entre a patela e o fêmur, causando desgaste da cartilagem e a longo prazo pode gerar uma artrose”, explica.
      Na coluna, a carga excessiva de peso associada a uma postura errada nos exercícios é fatal: “Movimentos errados podem acarretar dores na coluna, em hérnias de disco e até em cirurgia”, revela Lacreta.
      Os fisioterapeutas, no entanto, não desaconselham a prática do esporte: “É preciso, além de uma avaliação adequada feita por um profissional da saúde, moderar a intensidade, o peso e o número de repetições. Independentemente se a pessoa está começando agora ou se já faz há muito tempo, o CrossFit provoca muita intensidade”, explica Nogueira.
      Se a lesão já aconteceu, o aconselhável é interromper a prática da atividade e procurar uma clínica de fisioterapia. Em média, os tratamentos variam de 4 a 8 semanas dependendo da gravidade da lesão.
Treinos
      Os treinos de CrossFit duram em média uma hora e são divididos em quatro fases: aquecimento (warm up), skill (parte técnica), wod (workout of the Day – atividade do dia ou missão) e alongamento.
      Durante este tempo, dez capacidades físicas diferentes são trabalhadas. São elas: Resistência muscular, resistência respiratória, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, velocidade, potência, força, coordenação motora e precisão.
      Durante o aquecimento, são estabelecidos cinco rounds (atividades diferentes) que devem ser feitas em um determinado período de tempo, o maior número de vezes possível. Já no wod (ou missão), o aluno tem que praticar um número certo de exercícios no menor período de tempo possível.
      Os exercícios são variados, como corrida, levantamento de peso, air squat (a pessoa pula sobre uma plataforma e agacha ali) e diversos outros
Matéria publicada no site Olhar Direto

Estudo americano comprova que mulheres que praticam exercício físico durante a gravidez possuem menor pressão arterial

      Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, analisou o nível de atividades físicas de 51 mulheres durante cinco anos e constatou: os filhos daquelas que praticaram exercícios regulares, como caminhar e correr, principalmente no terceiro trimestre de gravidez, tinham menor pressão arterial aos 8 e 10 anos.

shutterstock_280666172

      A personal gestante Roberta Gabriel, que participou do programa “Mamãe Gentil”, do Esporte Espetacular, e cuidou da apresentadora Fernanda Gentil durante a gravidez dá dicas e comenta sobre a importância da atividade física durante a gestação.
Qual a importância de ter um personal gestante acompanhando a gestação?
      Ter a segurança de que estará cuidando do seu bem-estar e da saúde sua e de seu bebê com um profissional que sabe respeitar a necessidade de cada fase Gestacional.
O que a ginástica durante a gestação ajuda a prevenir?
      Doenças próprias desse período como a Diabetes e a hipertensão (Pré-eclâmpsia); dores nas costas (principalmente lombar); surgimento de dor e lesão nos punhos, ombros e quadris; diminuição do inchaço; incontinência urinária e constipação intestinal.
Quais são as principais preocupações das clientes?
      Controle de peso como promoção da saúde. Pois quando equilibramos e controlamos esse ganho de peso, naturalmente essa gestante estará evitando patologias próprias do período Gestacional, como a diabetes e prevenido o surgimento de desconfortos proveninetes da alteração postural e do ganho de peso excessivo, como as dores lombares.
Quais são os exercícios mais recomendados?
      Os exercícios devem ser recomendados de acordo com a individualidade de cada mulher, tanto de condicionamento físico quanto de condição obstétrica. Cada caso deve ser avaliado individualmente.    Temos que parar com esse conceito de gestante só pode fazer isso ou aquilo. Cada caso é um caso! E cada mulher tem perfil para uma atividade diferente! O que recomendo a todas as gravidas é a Ginastica Pre-Natal que consiste num conjunto de exercícios próprios para promover a saúde feminina, assoalho pélvico, abdômen, quadril, focados no fortalecimento para os cuidados com o bebê e na volta da barriga!
Quando a ginástica deve começar? E quando é o momento de parar?
      Para as duas perguntas vou responder: depende! Atualmente muitos obstetras liberam suas clientes a praticar exercícios desde a descoberta da gestação outros são mais conservadores e preferem manter o repouso até 12 semanas (3 meses), mesmo sendo uma mãe ativa! E para a interrupção a conduta medica também não única, em alguns casos libera-se até o dia do parto, em outros paramos com 37-38 semanas. O mais importante é respeitar a conduta médica!
Matéria publicada no site Notícias R7

Conheça 10 mitos e verdades sobre o consumo de café

shutterstock_116790940

      Dificilmente você vai encontrar uma casa brasileira que o cheirinho de café não tome conta do ar nas primeiras horas da manhã. Está mais que claro que o consumo dessa bebida é quase unanimidade no país, isso porque ela está presente em mais de 98% das residências por aqui, segundo pesquisa da     Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). O que ainda causa dúvida é sobre alguns mitos e verdades referentes ao consumo desses grãos torrados e filtrados.
      A engenheira de alimentos e palestrante da Semana Internacional do Café, que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro, em Belo Horizonte, no Expominas, esclarece algumas dessas informações, muitas vezes distorcidas pela sociedade. Vamos lá:
1 – Café tira o sono
DEPENDE. Para algumas pessoas sim, outras, nem tanto. Aqueles que tem maior sensibilidade à cafeína, é certo que ela ficará mais desperta e pode ter o sono retardado com o consumo da bebida; outras, podem até mesmo ter efeito contrário.
2 – Crianças e gestantes não podem tomar café
MITO. Sobre as gestantes, não é que não pode, normalmente, as grávidas enjoam com o café, porque o organismo não quebra as moléculas que precisam ser quebradas e acaba reagindo à bebida ingerida. No caso das crianças, a recomendação é que o café seja tomado de preferência com leite após os 4 anos de idade, antes disso, não é viável, não porque faz mal, Governo estabelece regras para operações de venda de cafémas porque a criança pode ficar agitada com a cafeína, principalmente aquelas que já possuem um comportamento hiperativo. Neste caso, não é recomendável nem o café, como alguns chás e chocolate.
3 – Café vicia
MITO. É uma bebida que se cria o hábito de tomar e não é verdade que ela causa uma dependência. Quando você não quiser tomar mais por algum motivo, basta parar de tomar gradativamente que vai perceber que não se trata de um vício.
4 – Café alivia dor de cabeça
VERDADE. Sim, o café pode ajudar a melhorar a dor de cabeça, inclusive, a cafeína é usada em medicamentos contra esse problema. A substância é vasoconstritora e, quando ingerida nos primeiros momentos, ajuda a amenizar o incômodo e dá essa sensação de alívio mesmo. Mas vale lembrar que é preciso procurar um médico para qualquer tipo de sintoma ou manifestação do seu corpo que não seja comum.
5 – Café ajuda a emagrecer
MITO. O que acontece, neste caso, é que o café modera o apetite, quando você toma a bebida, pode ser que você se sinta saciável por um tempo e não sinta necessidade de ingerir uma grande quantidade de alimento, mas ele não é uma fórmula para emagrecer. Portanto, não tome excessivamente o café achando que vai ficar esbelta, porque não, não vai. A bebida também retarda o cansaço, ou seja, para quem vai fazer alguma atividade física, o café pode ser uma boa opção para estimular a disposição em se Café garante saldo positivo do emprego em Minasfazer exercícios. Causa ânimo e o resultado é um melhor rendimento da atividade.
6 – Pode tomar café à vontade que não faz mal
MITO. Se você tem uma sensibilidade maior á bebida, tem que saber o seu limite de consumo. E se você tem alguma doença digestiva, como a gastrite, também deve evitar. Então, isso, vai depender de cada pessoa. Tem gente que realmente toma mais de dez xícaras por dia e não apresenta nenhuma doença ou problema na rotina. Assim como tem pessoas que com 3 ou 4 xícaras pode sentir alguns efeitos.
7 – O tipo de preparo do café influencia na saúde
VERDADE. Alguns estudos concluíram que o ideal é filtrar o café e reduzir a quantidade de óleo dele e o método utilizado pode diferenciar na quantidade de substância gordurosa que pode ser eliminada da bebida. Hoje existem vários tipos de preparo do café. Seja coado com pano ou papel, ou por prensa, cada um tem uma extração e resultados diferentes.
8 – Medicamento não pode ser tomado com café
VERDADE. Não é recomendável tomar nenhum tipo de medicamento com nenhuma outra bebida que não seja água. CaféNão se deve misturar bebida alguma com medicamento. Mas, na verdade, no caso do café, não é que ele possa causar alguma alteração no seu organismo, como quando tomado com bebidas alcoólicas, mas porque a combinação de efeitos não pode ser legal.
9 – Café dá azia ou e outros problemas digestivos
MITO. A bebida não pode causar problemas digestivos quando consumidos em excesso, mas pode acontecer em quem tem uma predisposição a ter alguma doença desse tipo. O café bom, feito na hora, fresquinho e de boa qualidade, não tem como provocar problemas de saúde. O nosso organismo é muito bem feito. Quando você consome cafeína em excesso, seu cérebro cuida de rejeitar a bebida, portanto, nem assim a cafeína causa indisposição gástrica.
10 – O café altera o humor
VERDADE. Quando você deixa de tomar o café em algum horário que você tem costume, pode ter alguma alteração de humor negativa, mas, na maioria das vezes, é as pessoas relatam o contrário. O café mantém o bom humor de quem o consome. A cafeína é uma substância que libera endorfina e ajuda a manter o estado de excitação e de relaxamento pessoas. Ele pode até prevenir doenças depressivas, ou ainda Parkinson, Alzheimer e problemas cardíacos. Claro que, se você tem uma certa tendência a adquirir alguma doença genética, por exemplo, não tem jeito, você vai adquiri-la, mas o café pode sim ajudar a prevenir ou retardar algum processo do tipo.
O “cafezinho” é uma das paixões brasileiras e não é por acaso que o país é o maior exportador de café mundial, sendo Minas Gerais responsável por 50% da produção nacional.
Matéria publicada pelo site R7