segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

DOR NA NUCA: SAIBA COMO O PILATES PODE AJUDAR!

i8z


      No dia-a-dia, em casa ou no trabalho, é muito comum ver pessoas reclamando desse mal. Alguém com expressão de desconforto no rosto, a mão segurando a lateral do pescoço de forma peculiar, seguida pela reclamação de dor ou tensão tem sido uma crescente constante.
      Usando a expressão dor na nuca, trapézio ou pescoço, a verdade é que em grande parte das vezes, se trata exatamente de um mesmo problema causado por fatores conhecidos, como estresse físico, psicológico ou emocional! A tal tensão ou somatização muscular.
QUE PROBLEMA É ESSE?
      Trata-se de um sinal de alerta. As somatizações musculares, em muitas ocasiões, acontecem como uma resposta do corpo em relação ao desgaste ou estresse acumulado. Seja por causas profissionais ou emocionais, o estresse causa muitas respostas negativas ao rendimento e produtividade. Dentre tais respostas ao estresse, as somatizações acontecem de maneira muito comum na região do trapézio, que se não for tratada de maneira específica, poderá evoluir para quadros de dores crônicas, como cervicalgias ou enxaquecas.
COMO O PILATES PODE AJUDAR?
      Uma linha de trabalho simples e eficaz, que pode ser implementada durante as aulas, ou até recomendada como “lição de casa” pelos instrutores mais dedicados, se dá através da “Dissociação escapular”. Trata-se de movimentos conscientes, focados na liberação articular por meio de exercícios específicos para a “soltura” da cintura escapular. Nos casos de somatização, é muito comum a sensação de estar com o ombro “preso” ou “tenso”, o que de fato ocorre. Através das tensões musculares a escápula perde sua mobilidade, passando a sensação de estar “acoplada” ao gradil dorsal (porção posterior das costelas).
Dica do prof.: Para potencializar o resultado, sempre associe os movimentos com respirações longas, fato que ajuda no relaxamento em geral.
      Abaixo alguns exemplos de movimentos que podem oferecer uma sensação de bem-estar e liberação muscular. Se os problemas forem crônicos, nada mais prudente do que procurar algum especialista na área!
Luiz Fernando Garbelotti
Coordenador e Instrutor do Studio Viver Bem
Especialista em Pilates
CREF: 015303-G/PR

PILATES É RECOMENDADO PARA QUEM TEM VARIZES NAS PERNAS?




      Muitas mulheres sofrem com as benditas varizes nas pernas. E o mais difícil é aguentar as dores que elas causam. Mas você sabia que o Pilates, a caminhada e outras atividades físicas podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e a controlar essas dores?
      Solange Evangelista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, em entrevista ao MdeMulher, conta que ao menos um terço das brasileiras tem varizes.
“Os primeiros microvasinhos geralmente surgem na adolescência, vão crescendo e só passam a incomodar mais tarde. Mas o uso de anticoncepcionais e o sedentarismo – além, claro, da preocupação em ter pernas bonitas – estão antecipando o problema e a busca por tratamento. O que os especialistas recomendam é tratar logo que os primeiros vasos aparecerem – ou mesmo antes disso, se os pais tiverem varizes”, relata.
      Conversamos com a Fisioterapeuta Marjorie Filellini (Crefito-3: 160760-F) para entender como o Pilates pode ajudar e esclarecer algumas outras dúvidas sobre este tema que assola as mulheres. Vamos conferir?
O que deve ser feito, em primeiro lugar?
      A primeira coisa é buscar orientação médica, porque existem dois tipos de varizes: as superficiais e as profundas. Algumas delas precisam de cirurgia, tudo vai depender da avaliação do médico.
Como prevenir o aparecimento das varizes?
      Se as varizes forem congênitas não tem muito o que fazer. Uma hora elas vão aparecer. Mas, com os cuidados indicados, é possível protelar um pouco o momento.
      Muitas vezes, é necessário mudar a rotina e incorporar hábitos saudáveis no dia a dia. Mas, em regra geral, é muito simples prevenir o aparecimento deste incômodo:
      Faça exercícios físicos de baixo impacto, como Pilates, caminhada, bicicleta, natação e hidroginástica (ou qualquer atividade na água). Na musculação, é melhor dar ênfase às repetições e usar cargas de pouco peso.
      Se tiver de ficar em pé, tente caminhar ou levantar e abaixar os calcanhares. Se trabalha sentada, procure ficar em pé a cada meia hora. Mas tente não ficar muito tempo parada na mesma posição, seja ela em pé ou sentada.
Mantenha o peso. Engordar subitamente favorece o aparecimento de varizes, por isso é comum que elas surjam na gravidez. Não fume. Segundo a cirurgiã vascular Solange Evangelista, o cigarro piora a circulação e favorece as doenças venosas de maneira geral – dentre elas as varizes.
Qual o tratamento?
O tratamento pode ser feito de várias maneiras. Veja as mais comuns:
A principal forma de prevenir e tratar é praticar atividades físicas - A caminhada é a mais recomendada, já que embaixo dos pés existe a sola venosa de Lejars, que funciona como um coração venoso e só é acionada quando caminhamos. Também, com a atividade física, é possível aumentar naturalmente o tônus muscular, sem medicamentos. As atividades ajudam com o retorno venoso.
Usando meia elástica de compressão – As meias tem compressões diferentes e uma maneira específica de colocar, que serão recomendadas pelo médico.
Medicamentos - Existem também alguns medicamentos que ajudam na circulação venosa. Mas atenção: só utilize medicamentos recomendados pelo médico.
Cirurgia – Quando o Angiologista ou Cirurgião percebe um grande comprometimento vascular, o melhor tratamento pode ser o cirúrgico. Exames, como ultra-som eco collor doppler vascular, podem mostrar exatamente a gravidade do problema.
O Pilates é recomendado?
      O Pilates é sim recomendado, desde que tenha liberação médica. Porque as varizes podem ter coágulos que talvez gerem uma complicação. A atividade somada a caminhada pode ser uma forte aliada porque consegue dosar e aumentar o tônus muscular e também ajudar no controle de edemas nos membros inferiores.
Fonte: http://revistapilates.com.br/2016/01/12/pilates-e-recomendado-para-quem-tem-varizes-nas-pernas/