Quem treina logo cedo sempre tem uma questão a ser vencida: conseguir motivação suficiente para seguir firme nos treinos e não deixar que o quentinho da cama e a preguiça vençam a briga pelas suas primeiras horas do dia. Acordar disposto, muitas vezes, não é tarefa fácil. Mas um exercício simples pode ajudar nessa luta diária.
Para começar, não pule da cama e vá se aprontar rapidamente. Ao abrir os olhos, respire fundo e vagarosamente, esticando os braços para cima e as pernas para baixo, puxando o ar bem fundo. Puxou todo ar? Então segure-o por cerca de dez segundos. Aguarde o seu corpo fazer proveito desta quantidade de ar aumentada e, devagar, vá soltando, soltando e soltando, até eliminar quase todo o ar que tem dentro de você. Esse exercício rápido fará com que o seu corpo fique mais oxigenado, fazendo com que o sangue flua melhor e seus músculos estejam mais preparados para levantar da cama.
Alongar o corpo ao acordar traz muitos benefícios físicos e fisiológicos para o corredor. O fato de movimentar as articulações e associá-la à respiração profunda, logo que você acorda, facilita a absorção de substâncias que se acumulam no corpo durante a noite, estando presente nos músculos, nos ossos, na fáscia e nos tendões. Além disso, o movimento facilita a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, auxiliando na melhor oxigenação dos tecidos pela maior expansão da caixa torácica, favorecendo a ação dos músculos ao tensionar a pele, fáscia, tendões e outras estruturas associadas ao processo de contração muscular, estimulando a produção de hormônios que dão a sensação de bem-estar, como a endorfina, e estimulando a movimentação e a produção de lubrificantes naturais das articulações.
Todos sabem a diferença entre sair de casa se sentindo bem e sair se sentindo fisicamente indisposto. No primeiro caso, a sensação de autoconfiança aumentada surge como o exercício, preparando o seu corpo para o treino que está por vir. Já no segundo caso, você não tem forças para sair de casa e acaba fazendo um treino menos proveitoso.
(Fonte: Marcel Sera, fisioterapeuta especialista em reabilitação e disfunção físicas, além de tratamento de dor com uso de terapias manuais e medicina oriental)
Nenhum comentário:
Postar um comentário