quinta-feira, 5 de março de 2015

Hérnia de disco: um vilão silencioso



      A hérnia de disco afeta, segundo dados do IBGE de 2012, cerca de 5,5 milhões de brasileiros, em sua maioria homens, de 30 a 50 anos, mas também tem grande incidência em indivíduos da terceira idade. Nos Estados Unidos, por exemplo, a hérnia de disco lombar atinge 12 milhões de pessoas por ano, sendo que, aproximadamente, 8% desta população acaba por ter indicação cirúrgica.
      O impacto socioeconômico que a hérnia de disco lombar causa para a sociedade também é representativo, já que 1% dos afastamentos do trabalho entre pessoas de 30 e 50 anos de idade é decorrente da doença. E quem paga a conta destes afastamentos são as empresas e o governo, através de impostos que pagamos.
      Mais do que pensar na parte financeira temos de pensar no quanto esta doença limita a qualidade vida dos pacientes, já que ela gera dor incapacitante e afastamento das atividades de vida diária e do trabalho. A ampla variedade de apresentação clínica e tratamentos para hérnia de disco leva este assunto a ser objeto de exaustiva discussão na literatura médica e angústia entre os pacientes, por isso a seleção da conduta e procedimento adequados é o que leva o paciente e o médico a apresentarem alto grau de satisfação.
      A história natural da doença nos leva a considerar que, aproximadamente 80% dos casos apresentam evolução benigna da doença, com desaparecimento dos sintomas em 3 a 6 meses com o tratamento clínico intensivo. Em 13% dos casos ocorre piora dos sintomas com necessidade de tratamento cirúrgico.
      Os principais fatores de risco para o surgimento da hérnia de disco lombar são: fatores genéticos; lesão por repetição; postura inadequada; inatividade física ou atividade física de maneira errada; tabagismo; diabetes Mellitus; sobrepeso e obesidade.
      Já os sintomas da hérnia de disco mais frequentes são a dor lombar e a irradiação da dor para os membros inferiores. Se essa dor não melhorar com repouso, modificação postural e tratamento intensivo com fisioterapia e medicações por 2 a 3 meses, ou se a dor estiver associada a dificuldade de urinar e evacuar, ligue o sinal de alerta. Incapacidade de caminhar e piora neurológica, como formigamento ou dor nas pernas, também devem ser observados.
      Portanto, esteja atento aos sinais que seu corpo mostra, pois a hérnia de disco é mais comum do que pensamos e pode causar um mal maior do que imaginamos.

Fonte: Tao Pilates Instituto de Acupuntura e Medicina do Esporte - 
        Dr. Joel Steinman - CRM 6447 - Médico Acupunturista -  04/03/2015

Dietas Detox: Uma moda cara e potencialmente perigosa!



      Baseadas em alimentos sem ou com muito poucas calorias, e desequilibradas no que respeita aos nutrientes fundamentais a uma alimentação saudável, as dietas Detox não constituem uma boa opção para quem quer perder peso sem perder saúde.
      Muito apregoadas e populares devido às promessas que os acompanham, as dietas e os produtos Detox anunciam a eliminação certa de toxinas do organismo. As toxinas, que podem ser produzidas por bactérias, fungos, certas plantas ou transmitidas por poluentes, são eliminadas do organismo através de órgãos altamente especializados nessa função, como o fígado e os rins, e não se acumulam nesses nem noutros órgãos. E não se conhecem (não conheço) fundamentos científicos que lhes atribuam de facto os feitos que alegam.
      Há vários tipos de dietas Detox mas quase todas obrigam a um jejum preparatório antes da substituição de muitos alimentos por suplementos (de determinada marca…), líquidos, batidos ou frutas e vegetais.
      Tendo como princípio mais ou menos transversal a todas elas a eliminação de alimentos muito processados (de pacote), ricos em hidratos de carbono, gorduras saturadas ou açúcar, mas também café, bebidas alcoólicas e tabaco, diria que elas poderiam ser, até, uma substituição saudável da alimentação que se faz no dia a dia. No entanto, baseadas em alimentos sem ou com muito poucas calorias, e desequilibradas no que respeita aos nutrientes fundamentais a uma alimentação saudável, não constituem uma boa opção para quem quer perder peso sem perder saúde.
      É certo que habitualmente não são aconselhadas como um tipo de alimentação, mas antes como um plano para “desintoxicar” o organismo durante pouco tempo mas, mesmo assim, podem provocar sintomas como fome excessiva, alterações de humor, dores de cabeça, dores musculares, cansaço, náuseas ou fraqueza, derivados, obviamente, da insuficiente ingestão de alimentos. Por tudo isso, é proibida a grávidas, pessoas diabéticas, com tendência para hipoglicemia ou a convalescer de uma cirurgia. É completamente desaconselhada a quem pratica exercício físico regular e com alguma intensidade, uma vez que não fornece a energia necessária para o praticar sem danos.
      Ainda que faça perder algum peso, não podendo ser mantida no tempo e sendo altamente restritiva, poderá fazer engordar logo a seguir e muito rapidamente, uma vez que a perda de peso se faz principalmente à custa da destruição de massa muscular e água e não de gordura. Também não parece ter qualquer efeito positivo na hipertensão, colesterol elevado ou coração.
Não perca tempo e dinheiro!
      Aproveite alguns dos princípios básicos desta dieta, incorporados numa alimentação saudável, isto é, completa (com todos os grupos de alimentos), variada (variando os alimentos dentro de cada grupo) e equilibrada (conjugando-os nas proporções sugeridas pela roda dos alimentos), aliados à limitação de alimentos processados, açucarados, ricos em gordura e bebidas alcoólicas. Beba água de modo a manter a cor da sua urina o mais clara possível, deixe de fumar e mexa-se o mais que puder.
      Se o não fizer e optar por suplementos ou dietas Detox durante um (pasme-se) ou mais dias, é como pecar durante um ano inteiro e ir confessar-se a seguir, julgando que, dessa forma, ficará absolvido para toda a vida!

Fonte: TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS - 18/02/2015 

SíNDROME DO SMART PHONE


      Síndrome Smart Phone como eu lhe chamo ou Síndrome cervical da leitura , tornou-se um grande problema em todo o mundo. Por incrível que pareça, temos uma nova "síndrome" criado em uma base semanal para os sintomas nunca vistos pela comunidade médica. Smart Phone Syndrome (SPS) é o resultado de 75% da população do mundo  está sendo debruçado sobre seus dispositivos portáteis com a cabeça flexionada para a frente. Associado ao computador,dirigindo o carro, assistindo TV e o estilo de vida sedentário já é a receita a dor e disfunção cervical.
      Dos 6 bilhões de pessoas no mundo, mais de 4 bilhões têm telefones. Em média, os americanos gastam 2,7 horas por dia se comunicando em seus telefones e isso não inclui a busca web. SPS é uma síndrome real que eu vejo diariamente na minha profissão e, infelizmente, não acontece apenas em adultos, mas crianças pequenas em um ritmo alarmante.
      O que é Síndrome Smart Phone?
      SPS é um termo para descrever o stress repetido para o corpo (em especial do pescoço) causada por tipagem excessiva em dispositivos electrónicos portáteis. A síndrome geralmente começa na coluna cervical (pescoço) com o estresse repetido de frequente flexão da cabeça para frente, enquanto olhando para a tela do dispositivo  por longos períodos de tempo. A disfunção e o desequilíbrio cervical poderá causar problemas  em outros locais do corpo.
       A cabeça humana média pesa de 4kg e 535gramas a 5kg e 443g, como ele é inclinado para baixo a olhar para um telefone, o peso efetivo no pescoço aumenta.  0 ° =  5k ,433g
 15 ° = 12kg246g,
 30 ° = 18kg 143g
 45 ° = 22kg 226g
 60 ° =27kg 215g
       É  como imaginar você carregando  uma criança de 8 anos em torno de seu pescoço várias horas por dia!


Os sintomas da síndrome de Smart Phone

      A flexão anterior freqüente provoca mudanças na curva da coluna cervical, resultando em uma coluna cervical em linha reta ou até mesmo uma inversão de curva. Isso afeta diretamente os comprovativos ligamentos, tendões e músculos. Os sintomas mais comuns são dor no pescoço, ombros, costas, braços, mãos e dedos. Outro sintoma muito comum é uma dor de cabeça. No entanto, devido à ligação fascial SPS pode eventualmente levar a: sintomas da ATM, os sintomas do túnel do carpo, artrite, lesão do disco, patologia coluna torácica e lombar, diminuição do volume pulmonar, problemas gastrointestinais, como constipação, etc.


      No estúdio Manoel Fagundes - Treinamento Físico, com a coordenação técnica do Professor Manoel Fagundes e sob os cuidados de uma equipe capacitada, o tratamento inclui:
      O primeiro e mais importante é a mudança na ergonomia diária, no trabalho e nas rotinas diárias.
1- Programa de descompressão que visa recuperar a curva cervical fisiológica diminuindo assim a  compressão e os prolapsos e hérnias associados;

2- Técnicas de terapia manual;
3- exercícios de alongamento,fortalecimento , reequilíbrio muscular e propriocepção baseados no método Pilates e no Treinamento Funcional.
      Se você tem filhos e perceber a sua cabeça está caindo para a frente de seu corpo, agora é a hora de agir antes que seja tarde demais.

Fonte: TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS - 18/02/2015