Você usa músicas nas suas aulas de Pilates? A maioria dos professores não, pois muitos acreditam que isso pode desconcentrar o aluno. Mas será que isso é verdade?
Com a vida agitada nos dias de hoje, a música pode ser uma ótima ferramenta para trazer a atenção dos alunos durante a aula, principalmente no início – a música pode dar o “tom” para alcançar o objetivo desejado. Por exemplo: às 7h da manhã temos que despertar o aluno. Agora imagine colocar uma música clássica. O efeito será totalmente contrário! Ele vai acabar dormindo ao invés de despertar. Deve-se colocar uma música mais alegre para esses momentos!
A música tem um poder enorme de provocar sensações e com isso estimular e influenciar no desempenho do aluno. É como se fosse uma mágica onde podemos aliviar dores, esvaziar a mente e nos deixar levar pelos movimentos sem tensões!
Todos gostam de música, por isso é importante saber o que eles preferem e ter bom senso nas escolhas e até mesmo na altura do som!
Existem aplicativos, como o Spotify, que disponibilizam playlists prontas com vários temas, isso pode auxiliar na hora de definir o “ritmo” da aula. Além disso você pode criar a sua playlist com as músicas certas para o seu estúdio.
A Educadora Física Fernanda Avancini conta como utiliza a música como diferencial no seu estúdio:
“Sou dançarina e atuei muitos anos como professora de ginástica, por isso tudo na minha vida tem trilha sonora. Ouço música o dia inteiro: em casa, no carro, no estúdio… É ela que me move! Desde que comecei a atuar com Pilates, inseri músicas nas minhas aulas, e sempre tive um feedback positivo dos alunos! Inclusive quando não coloco eles perguntam: “Cadê a música?”. Sempre pergunto, principalmente quando é um aluno novo, qual é a preferência musical dele e se gostou da playlist escolhida para a aula. Muitas vezes nem chego a perguntar, sempre tem comentários do tipo: “Nossa, eu amo essa música…”, “Estou relaxado…”, “Estou renovado…”. Utilizo desde músicas instrumentais até as mais agitadas, pois tenho desde alunos adolescentes até o pessoal da terceira idade e é claro que não uso a mesma playlists para esses públicos!”
Para ela, alguns fatores que influenciam na hora de escolher o repertório para a aula são: horário (manhã, tarde, noite), temperatura (frio, calor), perfil do aluno, objetivo da aula (aula mais leve ou intensa) e o que você quer que os alunos sintam. As pessoas guardam o que você as faz sentir, então use a música como um fio condutor de sentimentos!
Experimente, pois você não vai se arrepender!
A Fernanda ainda nos enviou sugestões de playlists do Spotify que podem ser ouvidas nas aulas para começar a explorar os sentidos dos alunos:
Para acordar: Pop virou clássico / Manhã tranquila
Para acalmar: Acoustic Soul / Stress Free
Para relaxar: Namaste / Perfect Concentration
Para concentrar: Acoustic Concentration / Music for Concentration
Para animar: Good Vibes / Hora Acústica
Para equilibrar: Acoustic Pop / Hanging out and Relaxing
Fonte: http://revistapilates.com.br/2016/09/19/musica-nas-aulas-de-pilates/
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