quinta-feira, 3 de julho de 2014

CAUSAS E TRATAMENTO DAS LESÕES MENISCAIS

Causas e tratamento das lesões meniscais

      Os meniscos são análogos aos amortecedores de um veículo, constituindo coxins fibróticos interpostos no interior da articulação dos joelhos, entre os ossos da tíbia e do fêmur, com a função de ajudar a dissipação de forças geradas através dos membros inferiores. 


      Os meniscos possuem um formato circular e apresentam espessura maior em sua periferia, diminuindo à medida que se dirigem para o interior da articulação dos joelhos.

      O menisco medial tem formato mais oval, enquanto que o lateral se apresenta mais circular. Possuem uma parte central chamada de corpo e duas pontas, os cornos anterior e posterior.

      A lesão dos meniscos, extremamente comum na prática esportiva, ocorre normalmente nos casos em que o pé do praticante permanece fixo no solo e sua coxa roda externamente, provocando um movimento rotacional abrupto em seu joelho.

      Esta lesão parece com um pequeno rasgo da substância fibrótica do menisco e pode ser tratada por meio de procedimentos cirúrgicos ou apenas conservadoramente (fisioterapia), dependendo da extensão da lesão e de sua localização no menisco. Sua irrigação sanguínea está presente exclusivamente nas regiões periféricas, portanto lesões que envolvem esta região são mais predisponentes à cicatrização, ao contrário de lesões meniscais mais internas.

      As lesões das regiões mais internas são passíveis de tratamento cirúrgico em grande parte dos casos. A recuperação das cirurgias de lesões meniscais é relativamente rápida, contanto que o paciente se dedique às medidas fisioterápicas e enfatize os exercícios de fortalecimento muscular e propriocepção na medida em que forem prescritos pelos médicos e fisioterapeutas.

Matéria publicada pelo site Web Run 

Nenhum comentário:

Postar um comentário