terça-feira, 22 de julho de 2014

Uma hora de exercício pode neutralizar efeito de muito tempo sentado

shutterstock_146958269

      Os malefícios de passar muito tempo sentado podem ser compensados com uma hora de atividades por dia. Em estudo publicado na Mayo Clinic Proceedings, pesquisadores afirmam que fazer atividade causa efeitos mais fortes para o coração do que os prejuízos de ficar sentado. 

      A pesquisa mostra que uma hora de exercício físico pode neutralizar os efeitos de ficar sentado por seis a sete horas por dias. O estudo coordenado pelo Southwestern Medical Center faz parte de uma série contínua de estudos de saúdes mantidos pelo Centro de Controle de Doenças. Foram utilizados 2.223 participantes com idades entre 12 e 49 anos que utilizaram aparelhos que mediam seus níveis de atividade e sedentarismo. O resultado mostrou que, independente da quantidade de exercício que a pessoa faça, sentar estava ligado à aptidão cardíaca mais baixa.

      Em uma comparação medida em um teste de esteira, a pesquisa mostrou que quem passa mais tempo sentado possui mais problemas nas avaliações físicas.

— Até mesmo pessoas que fazem exercícios regularmente acabam passando boa parte do dia sem se exercitar. Parece que o que fazemos quando não estamos nos exercitando não é relevante para nossa saúde. É necessário compreender este problema para mudar o nosso paradigma — afirmou o coordenador da pesquisa, professor Jarett Berry.

      Segundo Berry, qualquer movimento durante o dia a dia pode ser positivo. Subir escadas ou andar a pé com mais frequência podem ser alternativas para melhorar a saúde, porém, os exercícios regulares são insubstituíveis e devem ser feitos regularmente.


Matéria publicada pelo site O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário