sexta-feira, 31 de outubro de 2014

MMA: nutricionista dá detalhes sobre dieta de lutadores antes dos combates

shutterstock_138178319

      O processo de emagrecimento para as lutas de MMA exige acompanhamento médico, cuidado, foco e disciplina. Recentemente, o lutador do UFC, Renan Barão, sofreu um mal estar e precisou ser hospitalizado antes da luta com TJ Dillashaw, na disputa pelo cinturão dos pesos-galos no UFC 177. 


      Graduado em educação física e nutrição, e pós-graduado em fisiologia aplicada a saúde e ao desempenho e em nutrição esportiva, Rafael Holanda trabalha diretamente com atletas em Alagoas. Ele explicou como funciona a fase de perda de peso antes dos embates no octógono e indicou algumas orientações para que isso não influencie na saúde. 

      Sendo as artes marciais mistas um esporte de muito impacto corporal e que desgasta fisicamente, é necessário um planejamento correto para alcançar a preparação ideal, sem que o lutador sofra com danos à saúde. O nutricionista esportivo conversou com um site especializado em esportes e explicou alguns dos principais passos dados pelos profissionais da área para acompanhar o desenvolvimento do atleta até o dia da luta. 

- Os atletas treinam em dois períodos e, às vezes, chegam a ter três treinos por dia com uma carga total de cinco a oito horas de atividades diárias, que proporciona uma grande demanda energética para o desenvolvimento de tais atividades. Um lutador de MMA precisa de força, resistência, velocidade, agilidade, entre outros aspectos que um atleta necessita para um ótimo desempenho em cima do octógono, sendo a nutrição hoje um fator decisivo para o desempenho dele. 

      Essa carga de treinos tem que ser conciliada com dieta e acompanhamento nutricional. Compondo a equipe da Adois Fight, que conta com cerca de 15 lutadores, Rafael revelou o método que adotou para trabalhar a preparação de emagrecimento. 

- Trabalhamos os atletas com a média de 10 a 15kg a mais do que o peso que ele bate para lutar. Na faixa de 20 a 25 dias antes das lutas, começamos a redução de peso e geralmente na última semana a restrição é mais severa, é onde temos que acompanhar diariamente, junto a toda comissão de treinadores, os sinais clínicos e físicos dos atletas, para que ocorra tudo da melhor forma possível para eles baterem o peso.

      Obviamente, se livrar de tantos quilos assim em um período tão curto de tempo é muito difícil. O nutricionista lembrou que um dos caminhos utilizados pela maioria dos lutadores é a escolha da desidratação. 

- Um dia antes ou até no mesmo dia da pesagem ocorre a fase da desidratação, onde se usa saunas e banheiras para tirar na faixa de três a seis quilos do atleta. Após a pesagem, ocorre o inverso, onde se faz a reidratação e compensação alimentar, fazendo com que o atleta recupere os 10 a 15kg que perdeu nessa fase. Isso, claro, não é tão benéfico à saúde, mas faz parte do esporte [MMA] e com uma equipe por trás, que dê o suporte ao lutador, conseguimos os objetivos de uma forma mais segura. Trabalhamos em nossa equipe com o método da sauna, que sabendo dosar a quantidade de peso de cada atleta, conseguimos bater o peso de uma forma mais tranquila.

      Holanda argumentou que para se perder peso de forma saudável tem que trabalhar para que seja perda de gordura e não de massa muscular. Ele observou que quando o emagrecimento é muito rápido, geralmente a maioria do que se perde é massa muscular e água, não sendo tão benéfico desde o atleta ao indivíduo comum. Segundo Rafael, a fase final, em geral, é restrita em carboidratos e a dieta tem um valor calórico total baixo, para que o processo seja mais rápido. Então, pães, massas e doces em geral são vetados pelo nutricionista. 

De acordo com ele, na fase final, é muito difícil apontar algum benefício para a saúde, é mais para se credenciar à luta e não ter desvantagem contra o outro oponente, porque se o peso for batido antes do tempo, o atleta vai lutar com 5 a 10kg de desvantagem e, segundo ele, isso é totalmente inviável. Por isso que todos vão buscando métodos para que se recupere a maior quantidade de peso possível.

- Falando num contexto geral, tanto para ganhar ou perder peso sempre a forma mais coerente e saudável é quando ocorre gradativamente. Métodos mais incisivos só funcionam a curto prazo e são usados no caso do MMA em situações específicas - analisou Rafael Holanda, fazendo a ressalva de que, sem o acompanhamento correto, o lutador pode sentir fraqueza e entrar no octógono sem a mesma potência nos golpes. 

 - Quando se perde a mão [força] na perda de peso e não há uma boa recuperação, o atleta sobe no octógono depletado e com menos energia que o adversário, apresentando mais rápido a fadiga e tendo menor nível de força nos golpes. Sendo o MMA um esporte decidido no detalhe, a probabilidade de derrota é muito grande - alertou.

      Inteirado do que acontece no esporte, o alagoano comentou sobre o caso de Renan Barão. 

- Em relação ao Renan Barão, ele já utilizou o método que o levou a passar mal na última luta diversas vezes e nunca sentiu nada. Mas dessa vez sentiu. É muito difícil apontar totalmente qual foi o erro ou se foi uma resposta diferente do atleta à estratégia que já estava adaptado. Mas claro que pode ter ocorrido algum excesso na perda de peso do atleta ou alguma outra situação específica que não foi divulgada.

Matéria publicada pelo site Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário