quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CONDROITINA, GLUCOSAMINA E A COLUNA VERTEBRAL

2014_11_649-META-IMAGENS-MATERIAS-RP-CONDROITINA-Site

      É crescente o número de pessoas que sofrem de desgaste das articulações e dos discos intervertebrais, que controlam seus sintomas e melhoram através da prática do Pilates e também da utilização dos suplementos condroitina e glucosamina, indicados pelo médico.
Mas o que é a condroitina e glucosamina?
      A glucosamina e a condroitina são componentes essências da cartilagem e do líquido sinovial e ajudam no alivio da dor, favorecendo a mobilidade da coluna vertebral. Ambos são componentes na zona articular e podem estar em quantidades reduzidas devido ao o desgaste articular.
      Normalmente, a suplementação com estes componentes é feita em conjunto. A glucosamina existe em diversas formas, mas é o sulfato de glucosamina que apresenta melhores resultados, assim como o sulfato de condroitina.
      A suplementação reforça a cartilagem e o líquido sinovial prevenindo sua degeneração e mantendo sua funcionalidade. Estudos comprovam que a suplementação com glucosamina tem efeito anti-inflamatório contribuindo para o alívio da dor.
      Não são conhecidos efeitos secundários de relevo para além de náuseas e mal-estar digestivo em alguns casos. Entretanto, entre as fontes de glucosamina está a carapaça de mariscos, o que pode representar risco para quem possui alergia a mariscos.
      Os pacientes que tomam anticoagulantes, devem evitar a suplementação com glucosamina e condroitina.
Mantenha-se fiel à sua rotina de Pilates!
Dr. Joel Steinman
Diretor Tao Pilates Instituto de Medicina do Exercício e do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário