terça-feira, 3 de setembro de 2013

Para que servem as molas dos equipamentos?

equipamentos-molas-revista-pilates

O sistema de molas é o que rege os equipamentos de Pilates. E por que optar por fazer exercícios com esse mecanismo? As molas são objetos elásticos e flexíveis, utilizados para armazenar energia mecânica. No nosso dia a dia, estamos cercados por objetos que utilizam o sistema de molas, como canetas, carros, cadeiras, recipientes deshampoos e sabonetes líquidos e a cama em que dormimos.
No Pilates, a mola tem como objetivo promover resistência ou assistência na execução dos exercícios, com o intuito de aumentar a força, a resistência à fadiga e a potência muscular. A força da mola modifica de acordo com a variação do seu comprimento, sendo assim, quanto maior a distância da mola em relação à base onde está fixada, maior é a intensidade da força desta.
Além disso, utilizamos no Pilates diferentes tipos de molas, elas podem ser longas ou curtas e ter diversas intensidades, desde as mais leves até as mais pesadas. A escolha da mola deve ser feita de acordo com o foco do exercício a ser realizado, visando à promoção de excelentes resultados.
MOLAS X PESOS
Os pesos convencionais (halteres, caneleiras, barras de ferro) promovem a mesma carga durante todo o arco de movimento, tornando o exercício menos funcional e mais suscetível à lesão. Já o sistema de molas promove uma resistência gradual do início ao fim do movimento. No início do exercício, o músculo é mais fraco, porém a tensão colocada nele e no seu tendão é elevada, nessa fase há um grande risco de lesão.
Entretanto, esse risco é minimizado uma vez que a resistência da mola é menor nessa fase. E essa resistência aumenta progressivamente na amplitude do movimento onde a contração muscular é maior (esse é o ponto de maior força do músculo, portanto o risco de lesão é mínimo). Sendo assim, o sistema de molas provoca menor impacto às articulações e, consequentemente, o risco de lesão é muito menor quando comparado aos exercícios com pesos convencionais.
E você, está esperando o que para começar a fazer Pilates?

* Rafaela Galvão R. Gomes é fisioterapeuta especialista em Terapia Manual e Postural. Tem formação nacional e internacional em Pilates Básico, Pilates Terapêutico, Pilates Fitness, Pilates para Homens e Pilates com Acessórios. É CEO da GO Physio, clínica de fisioterapia, Pilates e estética em Salvador/BA.
August 21st, 2013 by Revista Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário