Os nutrientes na dieta das crianças desde antes de nascer até os primeiros anos da infância são cruciais para o seu desenvolvimento mais tarde. O estudo de cinco anos "Nutrimenthe" examinou os efeitos da nutrição durante o início da infância sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental das crianças. Os resultados do estudo em andamento foram apresentados na Conferência Internacional Nutrimenthe em Granada, na Espanha.
O estudo revelou que o ácido fólico, recomendado em alguns países europeus para as mulheres no primeiro trimestre de gestação, pode reduzir a probabilidade de problemas comportamentais no início da infância. A ingestão de óleo de peixe também é muito benéfica, não somente pelos ácidos graxos ômega 3 que são os "blocos de construção" das células cerebrais, mas também pelo conteúdo de iodo que apresenta um efeito positivo sobre a capacidade de leitura da criança medida aos nove anos de idade.
No projeto "Nutrimenthe", financiado pela UE, cientistas de 20 países têm analisado centenas de famílias em toda a Europa. O projeto será concluído no fim do ano.
"O cérebro leva muito tempo para amadurecer e as deficiências precoces podem ter efeitos prolongados", explicou a líder do projeto, Cristina Campoy. Muitos outros fatores podem afetar o desempenho mental das crianças, incluindo seus antecedentes genéticos e os da mãe. Isso pode influenciar o modo como certos nutrientes são processados e transferidos durante a gestação e a amamentação e, por sua vez, afetar o desempenho mental. "No caso da genética, estudos futuros devem incluir pesquisas sobre variações genéticas em mães e filhos, a fim de oferecer aos mesmos a melhor orientação. Esta área é relativamente nova e será desafiadora", disse Campoy.
Fonte: TAO Pilates - 23/09/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário