quinta-feira, 2 de junho de 2016

Força: mais músculo, menos gordura

Segunda, 04 Abril 2016 23:24
Publicado em Saúde
força      Devemos ter consciência de que todo o exercício cardiovascular se baseia numa boa capacidade para manter as contrações musculares, se não se dispõe desta base o sistema cardiorrespiratório e o resto dos processos fisiológicos de obtenção de energia queimando gordura não poderão ter continuidade. Quando começamos a realizar exercício cardiovascular, quer seja a trotar, a andar de bicicleta ou numa aula de grupo, a fadiga que aparece e nos obriga a parar costuma ser muscular. No entanto, com um condicionamento prévio conseguirás retardar o aparecimento desta fadiga muscular, consequentemente o tempo de trabalho cardiovascular poderá ser maior e conseguir-se-á um consumo calórico maior.

      Por outro lado, muitas pessoas que iniciam um programa apresentam um baixo estado de forma que, unido ao excesso de peso, significará uma carga elevada para as estruturas articulares.

      É habitual observar como a partir das primeiras semanas de trabalho aeróbio começam a aparecer consequências mecânicas: aparecem sobretudo cargas lombares, dor nos joelhos, fascite na planta do pé, etc. Em muitas ocasiões tem que se abandonar a continuidade nos programas precisamente quando se começava a melhorar a forma cardiovascular devido ao aparecimento destas alterações do sistema músculo-esquelético.

      Estas questões advertem-nos da necessidade de contemplar um trabalho de desenvolvimento da força muscular. Mas não apenas para suportar o trabalho cardiovascular ou reforçar articulações e evitar alterações, mas também porque fará com que o consumo calórico seja muito maior e eficaz ao conseguir elevar o custo metabólico. Investigações neste sentido demonstraram que aumentando 1,5kg de tecido muscular se aumenta o metabolismo em 7% e os requerimentos calóricos diários em 15%. Trabalhar a força oferece-nos grandes vantagens para as pessoas com excesso de peso:

- Evita alterações posturais
- Evita a fadiga em atividades aeróbias
- Eleva o custo metabólico
- Não necessita de uma dieta hipocalórica
- Aumenta o tónus muscular melhorando a aparência física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário