Não importa se você corre 5 km, 10 km, 21 km ou 42 km. Não importa qual o esporte que você pratica. O trabalho de fortalecimento muscular é fundamental para evitar lesões e melhorar a sua performance. E uma alternativa que chegou dominando e mostrando um bom resultado é o treinamento com fita de suspensão. Existem várias opções e marcas no mercado, porém, apenas uma oferece qualidade e segurança durante os exercícios.
O TRX Suspension Training foi criado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos da América, que precisavam de um equipamento prático e fácil de transportar para que os miliares pudessem treinar e manterem em pleno condicionamento físico. Hoje, algumas salas de ginásticas oferecem este treinamento, mas bem poucas trabalham com equipamentos originais e profissionais Educadores Físicos capacitados para a modalidade.
No treino suspenso, você utiliza o peso do próprio corpo com carga. Mudando a angulação do trabalho em relação ao solo, é possível facilitar ou dificultar os exercícios. A carga é apenas um dos muitos desafios de um treino, que nunca é exatamente igual, forçando uma recuperação muscular e um retorno neuromuscular muito mais rápido.
BENEFÍCIOS
A instabilidade que há nos exercícios provoca uma grande ativação das fibras musculares do CORE (formado por Lombar, Abdome e Quadril). Esta região é responsável por produzir força, estabilidade, aceleração e desaceleração dos movimentos. Fortalecê-la é importante para evitar lesões!
O treino também ajuda a corrigir a postura, melhorar o padrão de movimento, aumento o controle corporal e coordenação motora, agilidade, flexibilidade, resistência muscular, ganho de massa magra e uma queima calórica altíssima. Para garantir isso, é preciso fazer um treino de duas à seis vezes por semana. Converse com o seu instrutor sobre isso. "Quando o TRX é utilizado em aulas específicas (com duração de 40 à 50 minutos), indico apenas 3 vezes na semana, pois são aulas intensas e com o ritmo da frequência cardíaca sempre elevado, proporcionando uma queima calórica bem considerável".
DICAS PARA NÃO ERRAR NOS TREINAMENTOS
* Sempre execute os exercícios em lugares sem móveis, objetos ou aparelhos de musculação por perto;
* Utilize sempre um sistema de ancoragem confiante e fixado em lugar seguro;
* Preste muita atenção na postura durante os movimentos;
* Comece com exercícios fáceis e progrida aos poucos para os mais desafiadores;
* Sempre tenha um Profissional Educador Físico capacitado como instrutor.
VEJA ALGUNS EXERCÍCIOS
Procure um local e profissional especializado na modalidade e não ponha em risco seus objetivos!
Fonte: Revista O² - Fevereiro de 2014, nº 130, página 65 à 68.
Por Manoel Fagundes - CREF 011109-G/R$
TRX Suspension Training International Certificate
Professor de Pilates
Proprietário do estúdio Manoel Fagundes - Treinamento Físico
Nenhum comentário:
Postar um comentário