O chocolate amargo faz bem para o coração porque tem influência positiva sobre dois fatores de risco importantes de doenças cardiovasculares: ele reduz o índice de aumento e reduz a adesão dos leucócitos à parede do vaso. Este é o resultado de um estudo holandês publicado no "The FASEB Journal".
Pesquisadores da Universidade de Wageningen conduziram um estudo cruzado duplo-cego com 44 homens de meia idade e com sobrepeso que consumiram 70 gramas de chocolate por dia ao longo de dois períodos de quatro semanas. Os participantes foram divididos em dois grupos, consumindo chocolate amargo com alto conteúdo de flavonoides ou chocolate normal; os dois tipos tinham quantidades semelhantes de cacau. Além disso, os participantes foram orientados a evitar comer outros alimentos altamente calóricos para evitar o ganho de peso.
O resultado não demonstrou diferenças entre os tipos de chocolate; seu efeito positivo foi semelhante. Houve melhora da flexibilidade das artérias e inibição da adesão de leucócitos à parede dos vasos.
"O efeito do chocolate amargo em nossos corpos é animador também porque nos permite satisfazer a vontade com menos culpa", comenta o editor chefe da FASEB para o "The FASEB Journal", Gerald Weissmann. "Ele pode abrir caminho para terapias que agem da mesma forma que o chocolate amargo, mas com resultados melhores e mais consistentes"
Fonte: TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE 12/03/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário