terça-feira, 29 de outubro de 2013

Natação: corretivo sem foco é esforço inútil!

      Um detalhe muito negligenciado por profissionais que trabalham com o ensino da Natação é o fato de que, além de descrever e quantificar qualquer exercício educativo ou corretivo ministrado em aula, ele deve também dizer exata e claramente o que pretende com aquela atividade. É o que eu chamo de “foco do exercício”, ou seja, aquilo que o exercício pretende conseguir.
      Parece incrível, mas ainda é grande a quantidade de profissionais que passam a aula inteira solicitando mais e mais exercícios, apenas dizendo quantas chegadas (ou metros) e como é o movimento solicitado. E só. Esquecem-se do mais importante que onde focar a sua atenção para que este ou aquele movimento seja corrigido, modificado, fixado.

      Por exemplo: solicitar “três chegadas, crawl com prancha: braçada respira, braçada não respira” não significa nada. O correto seria solicitar “três chegadas, crawl com prancha: braçada respira, braçada não respira, toda a atenção na trajetória do braço embaixo d’água, com a mão passando sob o corpo”.
      E reparem que é o foco que define a natureza e a pertinência do exercício, ou seja, dois professores de Natação podem solicitar o mesmo movimento, na mesma quantidade, mas com focos distintos dependendo de seu planejamento e de seus objetivos naquela aula.
      No exemplo acima, um professor pode solicitar este educativo para corrigir trajetória submersa de braço, enquanto outro pode solicitá-lo para corrigir posição da cabeça durante e respiração lateral. Serão dessa forma, dois educativos completamente diferentes, não na forma, nem na quantidade, mas no seu foco de atenção, ou seja, na sua pertinência quanto ao plano de aula e às necessidades dos alunos.
      Sem saber em que detalhes do movimento devem atentar para melhorar ou corrigir, os alunos simplesmente não tem como melhorar naquilo que necessitam. Estarão simplesmente desperdiçando energia, empreendendo esforço inútil.
Lembrem-se: quantidade + descrição + foco. SEMPRE.

Fonte:Paulo Henrique Bonacella em Segunda, 28 Outubro 2013 em Natação

Nenhum comentário:

Postar um comentário