quinta-feira, 31 de outubro de 2013

TRX Suspension Training

   

      Em recente reportagem da Revista Veja, foi trazida ao conhecimento das pessoas esta nova maneira de se exercitar com o máximo de intensidade e exigência física do praticante.

      Título da Reportagem da Revista veja edição 2215 - ano 44 - nº 18 de 4 de maio de 2011, página 140. 
Três letrinhas e muito suor.
Um novo aparelho de ginástica promete fazer o que todo mundo sonha: exercitar vários músculos do corpo de uma vez só. O problema é que dói...


      O título da reportagem é um pouco contraditório, pois fisiologicamente pensando, qualquer estimulação muscular repetitiva nova irá causar uma certa "dor" durante a recuperação. Esta que irá se dar entre um ou dois dias após a atividade física realizada. Uma pessoa que pratica um esporte periodicamente e tem seu treino alterado, irá sentir uma resposta muscular por conta da recuperação das fibras musculares rompidas pelo novo estímulo.


      No treino com TRX, estas "dores" são quase normais ocorrerem, pois cada treino é diferente, fazendo com que a resposta neuromuscular seja muito mais eficaz, automaticamente, os músculos e cérebro estarão em constante trabalho de recuperação e ganho de massa muscular, flexibilidade, equilíbrio, agilidade e resistência.
      Durante os treinamentos com o TRX, o aluno está em constante desafio, tentando ultrapassar seus limites e buscando o melhor de si. É uma modalidade que exige também a orientação de um Profissional Educador Físico capacitado, para que o aluno seja bem orientado e receba toda atenção e segurança.


      O TRX não é aconselhado para todos. Devemos respeitar o nível de trabalho exigidos, pois, se tratando de uma atividade muito intensa, necessita-se de alguns cuidados extras. Por exemplo: um aluno iniciante, que está há algum tempo sem praticar uma atividade física, não deve fazer mais de duas vezes por semana os treinamentos por pelo menos 1 mês. Pois é preciso que seu organismo se adapte corretamente aos estímulos e também para o professor e aluno observarem se ocorrerão algum tipo de incômodo muscular, articular ou simplesmente uma rejeição à modalidade (gostar ou não do método).
      Assim como toda reportagem, existem pontos positivos e negativos. Um dos pontos negativos é mostrando apenas um exercício e equiparando este com vários outros. Uma modalidade não veio para roubar da outra, pelo contrário. O TRX pode ser praticado sozinho, mas também já foi provado que atua muito bem no complemento de outras modalidades. E um dos pontos positivos é a informação sobre o gasto calórico, que é altíssimo. Por isso, como em qualquer outro esporte o prática esportiva, a boa alimentação prevalece no alcance dos objetivos.


      Sintam-se convidados à virem conhecer esta modalidade no estúdio Manoel Fagundes - Treinamento Físico. Aqui as aulas são feitas em grupo reduzido de 6 pessoas, oferecendo assim, uma qualidade, atenção e segurança adequadas.

Para saber mais sobre a história do TRX Suspension Training, visite nossa publicação do mês de Dezembro de 2012.

Manoel Fagundes - CREF 011109-G/RS
Sócio/Proprietário  e Responsável Técnico
Esp. Pilates e TRX Suspension Traning certificated (GSTC)

     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário