quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Prancha + água = Pilates



      Você já deve ter visto como os pilateiros estão curtindo fazer Pilates na prancha de Stand Up

      O Stand Up Paddle é um esporte super abrangente, a criançada a partir dos quatro anos se diverte na prancha, aproveitando o contato com a natureza. Além de queimar muitas calorias e trazer benefícios cardiovasculares. O próprio trabalho de remar e ficar em pé já é um desafio de equilíbrio.
      Imagina tudo isso potencializado pelo trabalho de respiração e força do Pilates? Esse é o SUPilates! Os princípios do Pilates alinham o corpo e trabalham a respiração, a força e a resistência, com movimentos bem conscientes. “O desafio de praticar sobre a instabilidade da prancha gera uma resposta do corpo diferente. Envolve muito trabalho proprioceptivo, ou seja, a percepção dos movimentos do próprio corpo e dos membros como orientação, localização espacial, velocidade e ativação muscular”, explica a treinadora internacional da STOTT PILATESTM, Jaqueline Rangel.
      O Pilates exige muito controle e recrutamento dos músculos profundos do “core”, o centro do corpo. No Stand Up esse recrutamento é ainda maior. No exercício Hundred, por exemplo, Jaqueline explica que é preciso estabilizar bem as escápulas e contrair bem o abdome, para sustentar o tronco para cima. Na prancha, além desse desafio, é preciso dominar o equilíbrio e as rotações do corpo, exigindo muito mais controle.
      A instrutora experimentou o SUPilates na Barra da Tijuca, com um cenário de muita harmonia e águas tranquilas. “O SUPilates é um ótima pedida para os pilateiros que buscam o contato com a natureza e excelente para os surfistas que precisam de um bom condicionamento físico. Ele melhora a performance e também ajuda a evitar as lesões”, recomenda.
E aí, vai tentar?

Fonte: November 15th, 2013 by Revista Pilates


Pilates: força e flexibilidade na hora H


      Inspira, expira, contrai. Os exercícios simples de Pilates nos ajudam muito a melhorar a força, a resistência e aflexibilidade do corpo, não é verdade? Disso você já sabe. Mas outra boa notícia é que o       Pilates também é um aliado quando o assunto é sexo.
      Os movimentos de contração dos músculos abdominais e pélvicos fortalecem a região e ajudam na disposição e na sustentação do ato sexual. Para as mulheres, isso é ainda mais benéfico, pois pode facilitar e prolongar o orgasmo. O Pilates fortalece a parte interna e externa da coxa, os glúteos e a panturrilha, muito trabalhados durante o sexo.
      De acordo com a fisioterapeuta Edilaine Souza, do Zahra Spa & Estética, para a revista Corpo a Corpo, os praticantes do método também conseguem se movimentar melhor durante a relação, com menos limitações e sem sentir incômodos, como dores lombares, por exemplo. Para os homens, os exercícios fortalecem os braços, e o abdome, além de dar flexibilidade para as costas e facilitar a circulação sanguínea. Isso ajuda na hora da ereção. Além disso, o trabalho de respiração aumenta a resistência dos dois lados, melhorando ainda mais o desempenho na cama.
      Mas os benefícios do Pilates não são só físicos. A atividade proporciona uma boa capacidade de concentração, o que facilita o relaxamento na hora H. Os exercícios de alongamento também ajudam a diminuir o estresse, um dos maiores inimigos das mulheres durante o sexo.
      Veja alguns exercícios que você pode fazer em casa, para melhorar a sua flexibilidade e o seu desempenho sexual, retirados da revista Corpo a Corpo:
1. Deitado com a barriga para cima, braços ao lado do quadril e mãos apoiadas no chão, flexione um pouco e afaste os joelhos. Levante o quadril e mantenha-se nessa posição por três segundos. Volte para a posição inicial. 10 repetições
2. Deitado, com os pés apoiados no chão e uma bola (ou travesseiro) entre os joelhos, encolha a barriga e inspire. Quando soltar o ar, pressione a bola fazendo força como se estivesse “segurando o xixi”. 10 vezes.
3. Deitado com a barriga para cima, joelhos flexionados e pés um pouco afastados. Contraia o abdômen sem movimentar o tronco, e encolha a barriga. Segure a contração por cinco segundos. Solte e repita 10 vezes.


Fonte: November 20th, 2013 by Revista Pilates

O que causa a hérnia de disco?




      Você sabia que 80% da população mundial tem ou ainda vai sofrer com dores lombares? E metade desse número tem a ver com a hérnia de disco. Segundo o jornal Zero Hora, são 5,5 milhões de brasileiros com a doença, que altera o funcionamento da coluna vertebral.
      A hérnia de disco pode também ocorrer na região do tórax e cervical, mas a lombar é a mais comum. Ela acontece quando o disco intervertebral que funciona como amortecedor para os movimentos da coluna perde suas propriedades hidráulicas e sofre muita pressão. Isso deixa suas fibras mais fracas e suscetíveis a rupturas e ao deslocamento para fora (hérnia de disco). A doença prejudica a estabilidade da coluna, comprimindo as raízes dos nervos e medula, que estão próximas.
      De acordo com a fisioterapeuta Carla Hoffman, os sintomas da hérnia lombar são as dores lombares e nas pernas,formigamento nas pernas e pés e fraqueza muscular. “As lesões da coluna vertebral são atribuídas, principalmente, ao desequilíbrio e ao desalinhamento desta estrutura, ou seja, a má postura”, afirma.
      Os fatores hereditários são os que mais provocam a hérnia de disco, segundo a especialista, além de traumas de repetição no trabalho e no esporte, sedentarismo e fatores psicológicos, como a ansiedade e o estresse. Os riscos são ainda maiores quando se faz um trabalho físico muito pesado ou algum esforço repetitivo, com uma postura estática, por exemplo. A fisioterapeuta ressalta que os próprios movimentos de levantar, empurrar e puxar podem causar uma hérnia de disco.
      O primeiro passo para tratar o problema, geralmente, é a fisioterapia, que ajuda a diminuir a dor e aumentar a mobilidade da articulação. “O objetivo é melhorar o grau de mobilidade e diminuir a compressão no disco vertebral, além de fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna”, explica Carla.
      Fortalecendo os músculos profundos do centro do corpo (abdome, assoalho pélvico, diafragma), essenciais para os movimentos da coluna, o paciente vai ganhar estabilidade e proteção, pois essa musculatura absorve os choques e fortalece as articulações. Por isso, o Pilates é uma atividade muito recomendada para quem sofre com a hérnia de disco.
      O método ajuda a minimizar os efeitos da doença, com os exercícios de fortalecimento e equilíbrio. A prática do Pilates mantêm os benefícios do tratamento, fortalecendo toda a musculatura. “Com os exercícios que enfatizam a estabilização da pelve, da caixa torácica, dos ombros e da cervical, melhoramos a flexibilidade e o equilíbrio, gerando consciência corporal e alinhando a postura. Isso deixa a articulação protegida. Além de melhorar os sintomas de ansiedade e estresse através da respiração”, confirma a profissional.


Fonte: November 6th, 2013 by Revista Pilates

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Conheça algumas funções do cromo e surpreenda-se!



O Cromo é muito mais do que um simples auxiliador no processo de emagrecimento…
Conheça as funções dele como auxiliador no organismo e também, em outras áreas.
      Independentemente da fama que ostenta de ajudar na perda de peso, o cromo, há pouco tempo, foi favorecido pela comunidade científica por causa do seu papel no metabolismo adequado de carboidratos e seu auxilio na manutenção dos níveis de açúcar no sangue.
      A falta desse mineral pode resultar em: pouco açúcar no sangue, resistência à insulina, além de sensações de ansiedade, fadiga e letargia.
      O cromo potencializa a ação da insulina e esta estimula a captação de glicose e de aminoácidos pelas células. Sabe-se que o incremento na captação de aminoácidos pelas células promove um aumento na síntese proteica e conseqüentemente leva ao aumento na massa muscular.

      Você pode encontrar na levedura de cerveja, uma alta concentração do cromo. Mas, ele também pode ser encontrado em cereais integrais, maça, banana, espinafre, champignon e na maioria das carnes.

      Os processos corporais e a própria vida dependem da nossa habilidade em fornecer energia à nossas células. O cromo nos auxilia nesse processo, complexo, chamado: metabolismo. Esse nutriente é de extrema importância para o funcionamento, adequado, da insulina em nosso corpo e também atua no controle do açúcar sanguíneo e dos níveis hormonais.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

5 motivos para você beber mais água

Veja o que o líquido essencial para a saúde pode fazer por você


      Podemos viver até um mês sem comer, mas sem água, ninguém dura muito. Água ajuda a regular a temperaturacorporal, mantém as articulações em dia, evita e ajuda a eliminar as toxinas. Quer mais? Confira

1.Evita prisão de ventre. Estudo publicado na revista The American Journal of Gastroenterology revelou que, se você quer manter o intestino funcionando regularmente, manter-se hidratado é até mais importante do que comer fibra diariamente.

2. Ajuda na perda de peso. Estudo publicado em 2010 na revista Obesity mostrou que pessoas que estavam de regime e que beberam uma garrafa de água antes de cada refeição durante 12 semanas perderam mais peso do que as que não beberam.

3. Ajuda a evitar doenças renais. Pessoas que consomem mais líquidos têm um risco significativamente menor de doenças renais crônicas, afirma estudo de 2011 da Universidade de Sidney (Austrália).

4. Ajuda a correr mais rápido e sem riscos. Em um estudo de 2011, 14 corredores completaram duas séries de voltas. Em uma, tinham que hidratar-se tomando água antes e durante a corrida, e, na outra, não podiam beber nem antes nem durante a corrida. Quando eles estavam hidratados, eram muito mais rápidos, apresentavam temperatura corporal gastrointestinal mais baixa e frequência cardíaca pós-exercício em valores normais, quando comparados aos que estavam desidratados.

5. Melhora o humor. Estudo publicado ano passado no The Journal of Nutrition mostrou que mulheres jovens ligeiramente desidratadas eram mais propensas a ter dores de cabeça, cansaço, mal humor e dificuldade para se concentrar.

Fonte: Revista Sport Life 04/11/2013 11:25:00

Tome uma cerveja pelo bem da sua saúde

A bebida conta com antioxidantes, também encontrados no vinho


      A cerveja, acredite, não fica atrás do vinho quando se trata debenefícios à saúde. Ao lado do etanol, presente também em qualquer outra bebida alcoólica e que faz bem à saúde, desde que consumido com moderação, obviamente, a cerveja contém antioxidantes também encontrados no vinho, bem como flavonoides. Estudo americano publicado recentamente mostrou que uma garrafa da bebida facilita o fluxo de sangue que vai e volta do coração. Só não tome uma “cervejinha” perto da hora de dormir, porque o álcool atrapalha o sono.
Fonte: Revista Sport Life 05/11/2013 12:38:00

Suco de laranja com beterraba melhora performance em até 10%


      Depois da febre do suco verde, agora chegou a vez do suco rosa! A mistura, basicamente de laranja com beterraba crua, ganhou destaque depois de um estudo publicado pelo professor Andy Jones no “Journal of Applied Physiology”. 

      De acordo com a pesquisa, o suco rosa melhora a performance em até 10%, além de ajudar na recuperação dos músculos. A beterraba é rica em óxido nítrico, que promove a dilatação dos vasos sanguíneos e, assim, melhora a absorção de nutrientes pelo organismo. Com isso, a mistura do legume com a laranja, rica em vitamina C, combate radicais livres produzidos durante a atividade física.

      O pico do óxido nítrico no corpo acontece cerca de três a quatro horas após a ingestão do suco. O ideal é consumí-lo tanto antes quanto depois dos treinos. Como a bebida melhora o aporte de oxigênio e nutrientes nas células musculares, pode melhorar a performance nos treinos.

      Além disso, se consumido após os treinos, pode melhorar a recuperação muscular, contribuir para o aumento da massa muscular e a diminuição da fadiga. E apesar do gosto doce, o suco rosa possui teor muito baixo de calorias. Vale ressaltar que não há contra indicações ou cuidados especiais para o consumo do suco rosa, porém diabéticos devem ter cuidado com a bebida, pois tanto a laranja quanto a beterraba possuem muito açúcar natural. Para eles, o interessante seria utilizar chia ou linhaça no suco para diminuir a absorção do açúcar. O ideal é sempre consultar um profissional antes do consumo.

      Existem outras misturas que podem oferecer os mesmo benefícios do suco rosa. Para isso, basta combinar frutas ricas em vitamina C com outros alimentos que sejam fontes de óxido nítrico.  

Por Jornalismo Portal EF