quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O que causa a hérnia de disco?




      Você sabia que 80% da população mundial tem ou ainda vai sofrer com dores lombares? E metade desse número tem a ver com a hérnia de disco. Segundo o jornal Zero Hora, são 5,5 milhões de brasileiros com a doença, que altera o funcionamento da coluna vertebral.
      A hérnia de disco pode também ocorrer na região do tórax e cervical, mas a lombar é a mais comum. Ela acontece quando o disco intervertebral que funciona como amortecedor para os movimentos da coluna perde suas propriedades hidráulicas e sofre muita pressão. Isso deixa suas fibras mais fracas e suscetíveis a rupturas e ao deslocamento para fora (hérnia de disco). A doença prejudica a estabilidade da coluna, comprimindo as raízes dos nervos e medula, que estão próximas.
      De acordo com a fisioterapeuta Carla Hoffman, os sintomas da hérnia lombar são as dores lombares e nas pernas,formigamento nas pernas e pés e fraqueza muscular. “As lesões da coluna vertebral são atribuídas, principalmente, ao desequilíbrio e ao desalinhamento desta estrutura, ou seja, a má postura”, afirma.
      Os fatores hereditários são os que mais provocam a hérnia de disco, segundo a especialista, além de traumas de repetição no trabalho e no esporte, sedentarismo e fatores psicológicos, como a ansiedade e o estresse. Os riscos são ainda maiores quando se faz um trabalho físico muito pesado ou algum esforço repetitivo, com uma postura estática, por exemplo. A fisioterapeuta ressalta que os próprios movimentos de levantar, empurrar e puxar podem causar uma hérnia de disco.
      O primeiro passo para tratar o problema, geralmente, é a fisioterapia, que ajuda a diminuir a dor e aumentar a mobilidade da articulação. “O objetivo é melhorar o grau de mobilidade e diminuir a compressão no disco vertebral, além de fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna”, explica Carla.
      Fortalecendo os músculos profundos do centro do corpo (abdome, assoalho pélvico, diafragma), essenciais para os movimentos da coluna, o paciente vai ganhar estabilidade e proteção, pois essa musculatura absorve os choques e fortalece as articulações. Por isso, o Pilates é uma atividade muito recomendada para quem sofre com a hérnia de disco.
      O método ajuda a minimizar os efeitos da doença, com os exercícios de fortalecimento e equilíbrio. A prática do Pilates mantêm os benefícios do tratamento, fortalecendo toda a musculatura. “Com os exercícios que enfatizam a estabilização da pelve, da caixa torácica, dos ombros e da cervical, melhoramos a flexibilidade e o equilíbrio, gerando consciência corporal e alinhando a postura. Isso deixa a articulação protegida. Além de melhorar os sintomas de ansiedade e estresse através da respiração”, confirma a profissional.


Fonte: November 6th, 2013 by Revista Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário