quarta-feira, 27 de julho de 2016

Pilates aliado ao treinamento funcional para hérnia de disco



15-07

      Atualmente 5,4 milhões de brasileiros sofrem com hérnia de disco e muitas vezes confundida com a dor no nervo ciático a hérnia de disco representa 90% dos problemas relacionados à coluna, sendo que os outros 10% estão associados à má postura, tumores e fraturas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
      A hérnia de disco lombar é considerada uma patologia extremamente comum, que causa séria inabilidade em seus portadores.Estima-se que 2 a 3% da população sejam acometidos desse processo, cuja prevalência é de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres, acima de 35 anos.
      A fuga do núcleo pode ser anterior (mais raros) ou posterior (mais frequentes). Das hérnias de disco lombares, 90% estão localizadas em L5-S1 e L4-L5 e as hérnias discais lombares mais comuns são as paramedianas e colateral direita ou esquerda.
      E você sabe como fazer um tratamento com o método Pilates? Nesse texto você vai encontrar dicas para unir o treinamento funcional ao método e resolver esse problema muito comum em que muitos alunos se queixam.

Sobre a hérnia de disco lombar

hernia-de-disco-lombar-9

      Considerada uma patologia extremamente comum, que causa séria inabilidade em seus portadores, a hérnia de disco lombar é a passagem parcial ou total, de um órgão ou formação anatômica, através de um orifício patológico, fora de sua localização normal.
      Estudos recentes demonstraram que, a partir dos 25 anos, as fibras do anel fibroso começam a degenerar, podendo produzir rachaduras em suas diferentes camadas. Assim, sob uma pressão axial, o núcleo poderia passar através das fibras do anel.
      São fatores de risco, causas ambientais, posturaisdesequilíbrios musculares e possivelmente, a influência genética. Fatores de risco ambiental têm sido sugeridos, tais como hábitos de carregar peso, dirigir e fumar, além do processo natural de envelhecimento.
      Estima-se que 2 a 3% da população sejam acometidos desse processo, cuja prevalência é de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres, acima de 35 anos.Em 76% dos casos há antecedente de uma crise lombar, uma década antes (Bell et al., 1984; Della-Giustina,1999).
      A fuga do núcleo pode ser anterior (mais raros) ou posterior (mais freqüentes). Das hérnias discais lombares, 90% estão localizadas em L5-S1 e L4-L5.
      As hérnias discais lombares mais comuns são as paramedianas e colateral direita ou esquerda. Provavelmente pela localização do núcleo e pela mobilidade da região lombar, os primeiros 50 a 60 graus de flexão da coluna ocorrem na lombar, principalmente nos segmentos inferiores. Com a degeneração do disco intervertebral ocorre uma diminuição da capacidade do disco de suportar cargas.

Como tratar a hérnia com Pilates?

hernia-de-disco-lombar-8

      Primeiramente, temos que refletir: O que você acha mais importante a dor, o diagnóstico ou a causa do problema? Vamos responder ao longo do texto.
      Quando uma pessoa chega para você, instrutor, com a imagem de raio x, é preciso deixar claro que só olhando para a imagem, não é possível identificar como a pessoa é, por exemplo qual é o físico da pessoa se ela é obesa, encurtada ou tem algum tipo de problema, só a imagem não me diz nada.
      O grande problema é relacionar o raio x ou a própria hérnia em si com dor. Nem sempre o diagnóstico está relacionado.
      Você já deve ter escutado falar: “Ah falaram que eu tenho uma coluna de 90 anos”. Isso não é verdade! Só raio x não quer dizer nada.
      Há tanto fatores intrínsecos como extrínsecos que podem causar a hérnia. Os extrínsecos podem ser: uma carga normal em uma estrutura normal, a pessoa tem um problema genético e acaba tendo hérnia, por mais que ela não faça muito esforço.
      Quando as pessoas são diagnosticadas com hérnia elas escutam que não devem realizar uma série de movimentos, e muitos alunos me perguntam “que movimento eu não posso realizar? E eu respondo: Nenhum.
      Sabe por que? Nem sempre a hérnia vai doer só na hora que toca o nervo. Mas mesmo assim, sabe por que não pode evitar nenhum movimento? Porque precisamos preparar o corpo dessas pessoas para realizar esses movimentos e conseguir se movimentar adequadamente para sua rotina.
      Por exemplo, como você vai falar para uma mãe que ela não pode realizar o movimento de rotação para trás para ver o bebê no banco traseiro? Ou para uma senhora que ela não pode fazer inclinação lateral?
      Já as principais causas de dor e hérnia intrínsecas são: hiperativação ou inibição da musculatura superficial, desequilíbrio articular ou ligamentar (exemplo: uma falta de mobilidade torácica), falha na ativação da musculatura profunda.
      Uma das outras principais causas de dor e hérnia é também o movimento burro, mas o que seria esse tipo de movimento? É o movimento de flexão que não pode ser feito, que você faz, sem querer fazer.

Dicas de exercícios de Pilates para hérnia de disco lombar

      Antes de fazer o exercício, nós temos engrenagens que trabalham juntas: O sistema nervoso central, e estabilizadores estáticos, passivos e ativos.
      O estabilizador estático passivo em uma pessoa com hérnia está com problema, então é preciso que eu utilize as outras duas engrenagens para conseguir fazer essa voltar a funcionar.
      Sendo assim, eu fiz tipo um modelo de tratamento, é um modelo de como vamos abordar e trabalhar as pessoas com dor.  Esse modelo é o que eu trabalho no curso de movimento inteligente.
O modelo é assim:
  • Proteção da coluna – primeiro eu preciso protejo o corpo todo para conseguir me movimentar.
  • Reorganizar a parte articular
  • Melhorar a consciência corporal
  • Reprogramar a musculatura superficial/ neural
  • Melhorar a amplitude de movimento.
Minhas dicas de exercício são:

Breathing

hernia-de-disco-lombar-3 
hernia-de-disco-lombar-4

Objetivos: Estabilização segmentar, treino cognitivo. Ensinar e treinar com o aluno a respiração do Pilates.
Instruções:
1- Em decúbito dorsal no mat, mãos apoiadas na altura das costelas.
2- Inspire, deixando as mãos acompanhar a respiração e a movimentação da caixa torácica.
3-Expire e vá abaixando as costelas e contraindo o abdômen.
      Variações: Para aumentar o grau de dificuldade pode-se realizar esse exercício com os MMII em flexão de quadril e joelhos 90⁰ e com o magic circle entre os joelhos.

Swan no Cadillac

hernia-de-disco-lombar-2 
hernia-de-disco-lombar-1

Objetivos: Mobilizar a coluna em extensão, estimular o movimento de extensão. Fortalecer paravertebrais e multífidus.
Instruções:
1- Ajoelhado no cadillac com o tronco apoiado sobre uma bola suíça.
2- Mãos na barra torre.
3 – Na expiração realizar o movimento de extensão de tronco.
      Podemos começar apenas fazendo isometria mantendo a posição, e depois realizar movimentos. Isso irá depender do quadro álgico e da consciência corporal do aluno.
Objetivos: Mobilizar a coluna em extensão, estimular o movimento de extensão. Fortalecer paravertebrais e multífidus.
Instruções:
1- Ajoelhado no cadillac com o tronco apoiado sobre uma bola suíça.
2- Mãos na barra torre.
3 – Na expiração realizar o movimento de extensão de tronco.
Podemos começar apenas fazendo isometria mantendo a posição, e depois realizar movimentos. Isso irá depender do quadro álgico e da consciência corporal do aluno.
  1. Mobilização lombar com overball

hernia-de-disco-lombar-5

Objetivos: Mobilizar a coluna lombar e pelve.
Instruções:
1- Em decúbito dorsal no mat, colocar a overball murcha entre a lombar e o glúteo, na região do sacro.
2- Inspire e na expiração realizar o movimento de retroversão pélvica. Pode-se realizar também o movimento do relógio com a pelve nos sentidos horário e anti-horário.

Leg Pull Back

hernia-de-disco-lombar-6 
hernia-de-disco-lombar-7

Objetivos: Fortalecer os músculos paravertebrais, tríceps braquial, ancôneo, deltóide médio e posterior, quadríceps, glúteo médio e mínimo, iliopsoas, sartório, pectíneo e tensor da fáscia lata.
Instruções:
1- Em posição supinada, deixe as mãos apoiadas ao mat e as pernas unidas.
2- Retire o quadril do chão estendendo a coluna e retorne.
Dicas e cuidados:
  • Para proteger os punhos o aluno pode utilizar uma ventosa
  • Alinhe ombros, cotovelo e punho
  • Tronco ereto
  • Cuidado para o aluno não realizar flexão de tronco

Conclusão

      A partir de agora é com você, tente aplicar todas essas dicas em suas aulas de Pilates e consiga obter a maior reabilitação para seu aluno/ paciente. Tratar e cuidar da hérnia de disco é importante, por isso você como instrutor tem muita responsabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário