sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A COMIDA QUE TE ENVELHECE


      Você sabia que existe uma lista de alimentos que aceleram o processo de envelhecimento da sua pele? De acordo com a dermatologista Vanessa Penteado, alguns aumentam a produção de radicais livres, que provocam o envelhecimento celular, fazendo com que surjam manchas , rugas e outros sinais do envelhecimento precoce.


      A carne vermelha, por exemplo, principalmente cortes como picanha e cupim, aumentam o colesterol. O ideal é consumir apenas 7% dessas gorduras saturadas. Também ricos nesse tipo de gordura, os frios como salames, mortadela e presunto contém ainda nitratos que inflamam as células que favorecem o envelhecimento!


       No caso do churrasco é ainda mais complicado, pois as altas temperaturas produzidas pelo fogo diretamente na carne, faz com que o assado libere nitratos e nitritos, e ainda tem mais os resíduos do carvão. Este é responsável pela liberação de metais pesados e muito gás carbônico. Os nitritos e nitratos acabam aderindo à parede do esôfago e estômago, aumentando as chances de câncer nestes locais.
      O excesso de gordura nociva das frituras ataca as células corporais e aqueles doces recheados de creme à base de ovos, leite e gordura saturada estão na lista dos perigosos.



      Eles contém excesso de açúcar, liberando radicais livres no organismo e acelerando o envelhecimento da pele. Apesar da praticidade, os alimentos congelados também oferecem um grande perigo para quem deseja cuidar da pele. Os níveis elevados de fosfato encontrado nestes alimentos também aceleram o processo de envelhecimento. entre outros problemas relacionados aos congelados, está o aumento da severidade de complicações relacionadas com a idade, doença renal crônica e calcificação cardiovascular. 
      Por último vem o açúcar, que faz uma ligação entre as moléculas com as proteínas no organismo, processo natural que provoca na pele o efeito de perda da elasticidade e firmeza da derme, causando flacidez e favorecendo o envelhecimento, além do surgimento de marcas de expressão como rugas.
      A única solução é diminuir o consumo destes alimentos e acrescentar mais vegetais ricos em fibras e vitaminas antioxidantes.

Ficam as dicas!

Manoel Fagundes
CREF nº 011109-G/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário