quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

MÉTODO PILATES X MUSCULAÇÃO


      Não é de hoje esta discussão sobre qual método é melhor. O fato é que cada um tem seu mérito, e unindo-os, os resultados são impressionantes!
      Através do Pilates conseguimos adquirir ou aprimorar nossa flexibilidade, força, coordenação motora, definição muscular, postura, equilíbrio entre outros benefícios. Na musculação também adquirimos estas mesmas qualidades, e ainda trabalhamos a hipertrofia muscular. Esta, por sua vez, foi comprovada também através do método Pilates, porém, em proporções menores.
   
 

      Pesquisas mostram que a união destas duas práticas esportivas vem dando resultados muito positivos a todo público, independente do tipo de treinamento que recebe na academia ou no estúdio de Pilates. Pois com a musculação, é possível trabalhar um grupo muscular separadamente de outro fazendo o isolamento do exercício através de maquinário específico, como por exemplo a cadeira extensora, que trabalha  os músculos Vasto Medial, Vasto intermediário e Reto Femural diretamente.




      Este tipo de isolamento proporciona um ganho maior de tração na articulação do músculo que será trabalhado, sem perder o foco do exercício e força em outros músculos que não aquele próprio.
      No método Pilates é diferente. Os exercício são sempre feitos com o auxílio de contrações específicas  do CORE, que compreende a região abdominal, lombar e pélvica, considerada também como a "casa de força" do nosso corpo. É o CORE que equilibrará seu corpo durante os exercícios. Cada um destes exercícios irá proporcionar diferentes instabilizações durante os movimentos, fazendo com que o praticante utilize muito mais grupos musculares para se manter estável.




      Aos olhos de quem nunca praticou Pilates, parece ser fácil até mesmo o exercício mais simples, mas por serem feitas todas essas contrações de estabilização, se torna muito intenso e difícil cada movimento. Por haver um maior recrutamento de grupos musculares e por ser tão intenso, necessitando o máximo de fibras, os resultados em ganho de massa e até mesmo de hipertrofia muscular vem sendo estudado e apresentado grandes resultados. Pois a ideia que todos tinham era de que não haveria como fazer um trabalho de hipertrofia através do Método Pilates, mas não é bem isso que vem acontecendo!
      Então, pessoas que procuram o Pilates apenas com fins de reabilitação, alívio de dores e fortalecimento, tenham mais essa opção agora! Sabemos que para atingirmos um reforço muscular é preciso ganhar músculos, para isso, você deve procurar um Profissional Educador Físico especialista no Método Pilates. Assim você não corre riscos e nem perde tempo fazendo um "tratamento" ao invés de um "treinamento".

Fica a dica.

Manoel Fagundes
CREF nº 011109-G/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário