PILATES, MAT PILATES, TRX TRAINING, TREINAMENTO FUNCIONAL - Rua 15 de Janeiro, 481 / Sala 318 - Centro - Fones: (51) 3429.3552 / 9190.4410 / manoelfagundes@gmail.com Conjunto Comercial Canoas
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
TRIBULUS TERRESTRIS: A VERDADE!
Utilizada como suplemento em diversos países, a planta de origem indiana, permitida no Brasil apenas como medicamento sob prescrição médica, promete melhorar o desempenho sexual, mudar os níveis hormonais e ainda aumentar a massa muscular.
Conhecida também como Abrolhos (abre os olhos), cresce em qualquer região de clima moderado a tropical, como norte da Austrália, Africa, Sul da Ásia e Sul da Europa, onde foi muito utilizada como arma contra a impotência sexual. Seu uso popular relata sucesso no tratamento de infertilidade nas mulheres, impotência ou disfunção erétil nos homens e aumento da libido em ambos os sexos.
O Tribulus é responsável por elevar os níveis de hormônio luteinizante (LH), que estimula a produção de testosterona no homem e regula a secreçã da progesterona na mulher. Segundo a nutricionista Charline Tormen, o tribulus terrestris funciona, por consequência, como estimulante para o impulso sexual do homem e da mulher, diminui a frigidez sexual nas mulheres e aumenta a quantidade e eficiência dos espermatozoides, afirma. Mas também há outros benefícios. Os outros efeitos positivos relacionados ao aumento da testosterona são a diminuição nas taxas de colesterol, melhora no humor e na autoestima.
Na prática esportiva, o tribulus é utilizado como adaptogênico, pois auxilia o organismo a se adaptar às condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular, promovendo efeito anabólico, aumentandoa testosterona, a dehydropiandrosterona (DHEA, além de aumentar a libido e agir como estimulante sexual. Ele estimula a vasodilatação na região genital, o que pode explicar os seus efeitos sobre a ereção.
MAIS MÚSCULOS...
Como a testosterona tem um importante papel no ganho de massa muscular, se torna um potente estimulante na síntese de proteínas, e como o hormônio sexual aumenta, também crescem os níveis proteicos. "A testosterona também é responsável pelo aumento da massa muscular por efeito anabólico, explica a nutricionista. Esse hormônio influencia na produção de força porque estimula o processo que faz crescer a produção do hormônio (GH), além de influenciar na síntese de neurotransmissores importantes para a contração muscular. Há muita discussão sobre o estímulo do crescimento de massa magra, pois pesquisas feitas com o uso de tribulus em pessoas com níveis normais de testosterona não apresentaram resultados expressivos no aumento deste hormônio, visto que a planta é apenas um estimulante da produção natural e não um hormônio exógeno, como são os esteroides, por exemplo.
Isso quer dizer que a planta não causa efeito no ganho de músculos, mas é um considerado um ótimo estimulante da libido.
Como a testosterona estimula o metabolismo, fazendo o corpo utilizar suas reservas energéticas, como ácidos graxos e colesterol, promove um efeito protetor ao fígado, chamado "efeito hepatoprotetor". Afinal, é nesse órgão que os ácidos graxos e colesterol são armazenados.
EFEITOS COLATERAIS
Nem todo mundo pode consumir o tribulus terrestris. Pessoas com hipertensão ou cardiopatias só devem usar com acompanhamento médico. Pode haver queda da pressão sanguínea, gerando possibilidade de aumento dos efeitos dos cardiotônicos que eles consomem. Deve-se toma cuidado co o excesso, pois isso aconteça, o tribulus pode causar problemas no estômago, e no caso do uso contínuo, o organismo pode se habituar à substância, por isso é recomendado usar em ciclos três semanas seguidas de uso com pelo menos duas de interrupção.
SEM RESTRIÇÃO
Não há qualquer restrição na utilização do tribulus em combinação com outros tipos de suplementos alimentares, pois não há estudos que indicam a interferência na absorção de BCAA ou Whey Protein, por exemplo.
Além de pessoas com disfunção sexual e praticantes de atividades físicas intensas, o consumo poode ser feito por algumas mulheres na "pré-menopausa". A nutricionista Charline acrescenta outros grupos que podem consumir a planta caso seja necessário: pessoas com disfunção nos ovários ou testículos, indivíduos que acabaram de sair de um ciclo de esteroides, idosos com declínio na produção de testosterona, ouu pessoas que estão em dietas extremas ou prolongadas, já que a gordura é necessária para a produção do hormônio entram nesta lista.
DICA
Antes de fazer uso de qualquer medicamento ou suplemento alimentar, procure um médico ou nutricionista para lhe auxiliar na substância correta e quantidade exatas para não haver nenhum problema. Logo após, procure um Profissional Educador Físico para lhe montar um treino específico com os seus objetivos, sem correr riscos!
Ficam as dicas
Manoel Fagundes
CREF nº 011109-G/RS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário