quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ácidos graxos tem efeito benéfico na atividade física

acidos-graxos-tem-efeito-benefico-na-atividade-fisica

      Os ácidos graxos são os componentes estruturais das gorduras e dividem-se em saturados, monoinsaturados e poliinsaturados.

      Esse último é absorvido somente por meio da alimentação e são os famosos ômegas (3, 6 e 9). Existem evidências que esses ácidos graxos possam ter efeitos positivos nos atletas e esportistas por fazerem parte da estrutura das membranas celulares que possuem efeitos anti-inflamatórios.

      Encontrados em óleos vegetais e gorduras animais, os ácidos graxos são considerados “gorduras boas”, por isso devem estar inclusos na dieta alimentar, uma vez que o corpo necessite deles para diversos fins. Uma alimentação balanceada deve conter ácidos graxos poliinsaturados para manter os níveis saudáveis de lipídios no sangue. Eles também são necessários para uma coagulação sanguínea adequada e para regular a pressão arterial. Outra função importante é o controle de inflamações nos casos de infecção ou lesão. Os ácidos graxos poliinsaturados também podem ajudar o sistema imunológico a reagir adequadamente.

      As gorduras suprem entre 30-80% de energia para atividade física, dependendo do estado nutricional, da intensidade e da duração do exercício. O exercício aeróbico regular com intensidade moderada aprimora a capacidade do corpo de recrutar as gorduras intramusculares para geração de energia, poupando as reservas de açúcar (glicogênio). Por isso, para bons resultados nos treinos é necessário aliar a atividade física com uma dieta equilibrada!

Por Jornalismo Portal EF

Nenhum comentário:

Postar um comentário