terça-feira, 23 de julho de 2013

Quem come fruta e vegetais vive mais!

Estudo realizado na Suécia aponta que esses alimentos aumentam a expectativa de vida


      Pesquisadores do instituto Karolinska, na Suécia, avaliaram os hábitos alimentares de mais de 70 mil pessoas de 45 a 83 anos, por um período de 13 anos. Durante esse tempo, os participantes responderam questionários sobre alimentação e foram observados de perto. O resultado da pesquisa chamou a atenção pelo fato de que, as pessoas que mantém o hábito de consumir pelo menos cinco porções diárias de frutas e vegetais, vivem em média três anos a mais do que os outros.
      Os dados ficam ainda mais interessantes, ao analisarmos a relação que a quantidade de frutas e vegetais ingerida diariamente, tem com o aumento da expectativa de vida. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que aqueles que comem uma porção de fruta ou vegetal por dia, vivem 19 meses a mais do que quem não come nada. Já quem consome três porções em média, vive cerca de 32 meses a mais.
      Segundo reportagem da Veja, Alicja Wolk, professora de epidemiologia nutricional do instituto e coordenadora do estudo, grande parte das pessoas conhecem os benefícios desses alimentos na dieta, mas poucas pesquisas feitas até então, relacionaram o consumo de frutas e vegetais à expectativa de vida.
      Wolk diz que as pessoas que não consomem esse tipo de alimento, tem mais propensão a fumar, comer carnes vermelhas e gorduras, o que acaba contribuindo para a diminuição da expectativa de vida.
      Para quem quer viver mais, a receita é simples. Consumir diariamente cinco porções de frutas e vegetais por dia, pode lhe render até três anos a mais de vida. O resultado completo da pesquisa será publicado na edição de agosto do periódico The American Journal of Clinical Nutrition.

Nenhum comentário:

Postar um comentário