quarta-feira, 3 de julho de 2013

Qual o exercício ideal: Pilates, musculação ou treino funcional?

Pilates, treinamento funcional e musculação podem ser a chave para um corpo seco e malhado (Foto: Shutterstock)

      Hoje em dia, existem inúmeras opções de atividades físicas, facilitando ou dificultando na escolha de qual realmente é a melhor. Pesquisando em sites específicos e optando pela reportagem da revista Vogue por se referir um pouco mais direcionado ao público feminino, que é quem pesquisa mais sobre "como conquistar o corpo sonhado", achei muito interessante sobre as opções aqui relacionadas. Não por coincidência, as que trabalho atualmente. Faltou apenas falar sobre o TRX Suspension Training, mas podemos adicionar este treino revolucionário nas opções anteriormente mencionadas.
      A primeira coisa que deve ser feita, e saber identificar qual modalidade se encaixa melhor nos seus objetivos. Jamais devemos fazer a opção do desespero, que é o tão comentado "PROJETO VERÃO". Este tipo de meta costuma ser criada e prometida em meados de Setembro / Outubro, quando o clima começa a ficar mais ameno, o frio na região sul se torna menor, e as pessoas querem colocar as pernas e braços de fora. Aí bate o "desespero"! As academias lotam, as pessoas não sabem o que fazer e recorrem à dietas milagreiras de amigos e de revistas ditas "especializadas", treinos sem orientação profissional e que prometem milagres em pouco tempo, etc...
      O segundo passo é procurar ajuda profissional de um Educador Físico, Nutricionista e se necessário, um médico. Desta maneira tudo correrá bem.
      O terceiro passo é encontrar um local que lhe ofereça suporte para sue objetivo. Não corra riscos desnecessários. Lembre, o "Projeto Verão" não deve existir! Você precisa ter o "PROJETO SAÚDE E BEM ESTAR!" Este projeto é uma continuidade, e deve ser realizado durante o ano inteiro, e não por apenas alguns meses! "DISCIPLINA É TUDO!"
      Os exemplos citados neste artigo, refere às atrizes Flávia Alessandra e Ísis Valverde, onde seu treinador explica o porquê da metodologia aplicada por ele resulta tão positivamente.

Pilates
      “A metodologia é baseada no controle da respiração e alinhamento da coluna através do fortalecimento de músculos profundos do tronco e abdome”, explica Rafael Lund, personal trainer carioca responsável pelo corpo em forma de várias globais. Ótima opção para quem já está no peso ideal e busca apenas tonificar os músculos (sem almejar curvas de mulher-fruta), já que ele define abdome, glúteos e pernas. “Com aparelhos, o resultado é melhor porque dá para aumentar a sobrecarga e dificultar os exercícios”, diz Isaias Lemes, professor da academia Bio Ritmo. Mas se quiser queimar algumas gordurinhas no processo, a indicação são as aulas de Cardio (ou Mat) Pilates, um circuito de uma hora com vários exercícios da modalidade feitos em sequência rápida prometendo queimar cerca de 400 calorias por aula ou ainda a utilização da plataforma de salto, chamada de Jump Board. “Ela proporciona um desafio aeróbico por fazer com que o aluno não descanse entre os saltos, exigindo assim maior ativação de pernas, braços e abdome”, explica Rafaela.








 
Musculação
      Atende a todos os interesses, já que os efeitos dependem do número de repetições e peso das cargas: quanto maior o número de repetições e menor a carga, mais vai beneficiar quem quer secar, já que queima um maior número de calorias e ajuda a ficar durinha sem ganhar mais bumbum, por exemplo. Já o contrário - um treino menos repetições com mais peso - incentiva o aumento de volume dos músculos e ganho de massa magra. É a técnica que acaba dando os resultados mais rápidos. “Se o objetivo do cliente for hipertrofia, acho muito difícil conseguir com qualquer outra forma de atividade resultados tão expressivos como os da musculação convencional”, explica Rafael. “Utilizam-se pesos de maneira progressiva, então sabemos exatamente o resultado que teremos ao aplicar cada carga e, por isso, conseguimos determinar diversos programas.       Esta forma de treinamento físico pode ser utilizada para fins atléticos, estéticos e de saúde”, completa Rafael. “O treino da Flavia Alessandra, por exemplo, sempre inclui alguns exercícios de musculação especialmente para reduzir os desconfortos que ela tem em algumas articulações”, exemplifica.



 
Treinamento Funcional
      A melhor opção pra quem quer secar alguns quilinhos, já que são uma espécie de cópia dos movimentos que o corpo faz em situações cotidianas - como mudar um sofá de lugar - e podem ser adaptados aos objetivos de cada pessoa, levando a utilização de um maior número de músculos por exercício (e, consequentemente, a um maior gasto calórico se for esse o caso). “O principal objetivo é resgatar a funcionalidade que foi perdida ao longo do tempo. Representa uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar e agachar, envolvendo a integração do corpo todo”, explica Rafael. Ainda que cumpra uma função diferente da musculação, as séries funcionais acabam agradando quem fugia das repetitivas máquinas. “O treino da Isis Valverde, por exemplo, tem muitos exercícios funcionais, cada vez mais difíceis, que envolvam equilíbrio, força, agilidade. Ela não gosta de musculação, porém adora desafios, então a ideia é conseguir fortalecer e manter o corpo dela seco. Pra esse objetivo, essa forma de treino se encaixa perfeitamente”, indica Rafael.








      O ideal? Uma mistura das três modalidades. “É muito comum, atualmente, profissionais misturarem as técnicas para atingir o resultado esperado por seus alunos. Eu considero muito importante o controle da respiração do Pilates, acho fundamental o conhecimento científico que a musculação forneceu ao longo de tantos anos de pesquisa, mas é impossível deixar de lado os benefícios recentes que o treinamento funcional tem apontado, por isso não me prendo a apenas uma técnica“, diz o treinador das famosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário