Recebemos esse rótulo da leitora Flávia, que disse achar que esse chocolate chega perto da nota doChokolah.
Realmente, ele ficou bem próximo!! Tem um super percentual de cacau de 85%, poucos aditivos, menos açúcar do que temos visto em outros chocolates e ainda tem fibras! Seria quase perfeito, se não fossevirado em gorduras totais e saturadas!!! É uma pena.
Portanto, consuma com moderação, pois os benefícios dos flavonóides encontrados no cacau não vão poupar as gordurinhas acumuladas na cintura.
Primeiro ingrediente NÃO é açúcar!
Normalmente o açúcar é o primeiro ingrediente nos chocolates, mas neste ele vem depois da massa de cacau e do cacau em pó! Perdeu duas posições! Pena que não apresenta a quantidade em gramas por porção na tabela nutricional…
Rico em fibras
Ele é RICO em fibras por possuir 3 g em uma porção de 25 g. Para ser considerado rico nesse nutriente, o alimento deve ter, no mínimo, 6 g de fibras em 100 g do produto*. Esse chocolate apresenta 12 g!
Tem muitos pães que não tem essa quantidade de fibras, mas não vamos sair comendo chocolate por causa disso, né?
Fonte: *Portaria n º 27, de 13 de janeiro de 1998.
Poucos aditivos
Geralmente os chocolates apresentam muuuuitos aditivos alimentares. Esse só apresenta emulsificante e aromatizante. Já é melhor do que muitos chocolates que vemos por aí…
Muuuuita gordura!
Em uma porção de 25 g (3 quadradinhos) encontramos 11 g de gorduras totais (19% do valor diário recomendado) e 6,7 g de gorduras saturadas (31% do valor diário recomendado). Nos ingredientes podemos acusar a culpada: manteiga de cacau.
As gorduras saturadas aumentam o risco de dislipidemias (aumento da gordura no sangue, principalmente colesterol e triglicerídeos) como também de doenças cardíacas. As principais fontes são alimentos de origem animal (manteiga, banha, toucinho e carnes e seus derivados, leite e laticínios integrais), embora alguns óleos vegetais sejam ricos nesse tipo de gordura (óleo de coco). Essas gorduras são prejudiciais à saúde quando consumidas em excesso. É recomendável que o total de energia da alimentação fornecido pelas gorduras saturadas seja menor do que 10%.*
Fonte: *Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da Saúde, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário