quarta-feira, 31 de julho de 2013

Comprar o tênis específico para cada pisada é necessário?

durabilidade

      Aventurar-se a dar as primeiras passadas no asfalto é a primeira atitude para fugir do sedentarismo e melhorar a saúde. Porém, antes de correr para as lojas e adquirir o primeiro par de tênis, é importante saber qual o seu tipo de pisada: pronada, supinada ou neutra.

      A pisada pronada é caracterizada pelo toque da parte interna do pé primeiro no solo, fazendo com que o impulso seja feito praticamente pelo dedão. Já na pisada supinada, vemos o inverso: o toque ocorre primeiramente do lado externo. A pisada neutra ocorre quando o pé toca o chão e segue uma linha reta até a elevação do dedão.

      De acordo com o ortopedista, Dr. André Felipe Ninomiya, realizar o teste da pisada, oferecido por diversas lojas do segmento esportivo, é um complemento. “O exame clínico é o mais importante, porque se o paciente tiver algum problema será necessária a indicação de um calçado específico. Porém, o teste também é importante”, explica.

Indispensável - Depois de realizar os exames necessários, pacientes que precisam corrigir a pisada são instruídos a utilizar uma palmilha ortopédica, que tem função de corrigir e tratar o problema. “Colocá-la em um tênis neutro é o suficiente para corrigir a pisada. Porém, se o atleta já utilizar o calçado específico para a sua pisada, a palmilha provavelmente não será necessária”, afirma Ninomiya.

      Segundo o ortopedista, um ponto importante apontado pelos especialistas para manter a saúde do corpo em dia é a característica do solado. “Para a corrida de rua, é indispensável que haja estabilidade e amortecimento, por isso indicamos um solado rígido. Para os aventureiros, que gostam de correr nas trilhas, o importante é ter um solado com base larga”, sugere. 

Complicações - André Ninomiya acrescenta que correr com o tênis errado pode trazer impactos no corpo. “Por exemplo, ter uma pisada supinada significa que o atleta irá forçar os tendões laterais no corpo e terá problemas específicos em determinadas articulações se usar um calçado para pisada neutra”, exemplifica.

      A falta de cuidado na escolha também pode aumentar a probabilidade de acidentes e lesões durante a prova. Escorregões e torções podem levar a problemas sérios nos pés, tornozelos, joelhos e coluna.

      Além disso, não comprar um tênis adequado para corrida pode ocasionar no aparecimento de algumas patologias. “As mais comuns são as fascite plantares, que resulta no esporão de calcâneo, metatarsalgia, que é a dor na parte da frente do pé, e inflamação do tendão calcâneo”, conclui o profissional.

Matéria publicada em portal Webrun

Nenhum comentário:

Postar um comentário