quinta-feira, 13 de junho de 2013

A importância da testosterona


TESTOSTERONA
MAIS QUE UM HORMÔNIO SEXUAL

            O conceito que testosterona é apenas o principal hormônio sexual masculino já está ultrapassado. A importância de manter seu nível adequado é cada vez mais comprovada. O déficit de testosterona é uma causa subjacente para muitas doenças degenerativas. Os problemas de saúde relacionados á queda deste hormônio incluem depressão, doença arterial coronária, colesterol elevado, ganho de peso abdominal, déficit cognitivo, disfunção, fadiga imunológica e muitas outras patologias associadas ao “envelhecer”. A seguir, serão abordados os principais aspectos desta perigosa deficiência para os homens, como preservar os níveis adequados apenas com modificações no estilo de vida, assim como os principais tratamentos para a reposição deste hormônio.

TESTOSTERONA E LIBIDO
DEFICIÊNCIA DO HORMÔNIO DIMINUI DESEJO SEXUAL

            A estimulação sexual começa no cérebro quando os neurônios com receptores de testosterona são solicitados para desencadear uma cascata de eventos bioquímicos que envolvem nervos, vasos sanguíneos e os músculos. A testosterona livre promove o desejo sexual inicial e facilita o desempenho físico, bem como o grau geral de satisfação. Sem níveis adequados do hormônio livre, a qualidade de vida sexual de um homem é profundamente afetada. Quando estes níveis são restaurados, mudanças positivas na libido e desempenho sexual podem ser esperadas.
            Com o declínio dos níveis de testosterona, torna-se mais difícil para o homem a excitação com estímulos sexuais. Homens de meia idade com deficiência de testosterona frequentemente se queixam de que é preciso um nível sustentado de excitação que lhes permita executar, enquanto em seus anos de juventude a menor imagem sexual seria suficiente. Os homens com déficit de testosterona frequentemente queixam-se de humor deprimido que os impede até mesmo fantasiar sobre sexo. Restaurando o equilíbrio hormonal adequado, pode-se aliviar algumas formas de depressão e rejuvenescer a vida sexual de muitos homens idosos ou carentes de testosterona. No final dos anos 1930, pela primeira vez pesquisadores administraram testosterona em homens com deficiência deste hormônio e foi observada uma recuperação notável da excitação e atividade sexual.
            Estes efeitos da testosterona sobre a libido não são exclusividade dos homens. As mulheres também dependem de níveis adequados para otimização da excitação e libido. Assim, a testosterona é o hormônio sexual tanto para homens quanto para mulheres.

Fonte: TAO Pilates - 07/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário