quinta-feira, 27 de junho de 2013

Vigorexia: o transtorno da busca pelo corpo perfeito


Conheça a vigorexia, estilo de vida que visa a obtenção do corpo perfeito, mas sem nunca estar satisfeito com essa perfeição.
O culto ao corpo é amplamente divulgado na mídia e nas redes sociais em casos de anorexia e bulimia, principalmente feminina. Porém, o distúrbio de imagem também pode afetar os homens.
Na vigorexia, o transtorno atinge o público masculino “viciado em academia”. Mesmo quando já estão fortes, eles ainda se veem magros, aumentam a carga de exercícios e algumas vezes passam a usar esteroides anabolizantes para obter massa muscular.

Vigorexia é tema de tese de mestrado 

O assunto é tão atual, que virou tese de mestrado na Unesp de Rio Claro. A dissertação foi defendida no novo programa multidisciplinar Desenvolvimento Humano e Tecnologias, do Instituto de Biociências.

O educador físico Flavio Dezan foi o primeiro a obter o título de mestre no novo programa com o tema Corpos Modernos e Vigorexia na Rede Social Virtual: Ideais Midiáticos e Suas Influências na Imagem Corporal Masculina. 

busca-pelo-corpo-perfeito-pode-gerar-vigorexia

“O novo plano multidisciplinar da Unesp foi idealizado por um grupo de docentes que viam a necessidade de mudanças na estrutura e forma de condução da formação de recursos humanos em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, e que em 2010 teve o ingresso de seus primeiros alunos de mestrado e doutorado, das mais variadas áreas do conhecimento (educação física, fisioterapia, biblioteconomia, engenharia, entre outros)”, afirma Dezan.

O programa, composto por duas linhas de pesquisas - Tecnologias, Corpo e Cultura, e Tecnologias e Desempenho Humano - é coordenado pelo professor Afonso Antonio Machado e, já no primeiro ano, foi conceituado pela CAPES com o nível 4.  

Durante o desenvolvimento da tese de mestrado, Dezan constatou que a vigorexia atinge principalmente homens entre os 18 e 35 anos. 

“A partir destes dados, destaquei a influência de suas relações com as redes sociais virtuais, mais especificamente o Orkut”.

O educador físico acredita que a importância de seu trabalho se dá na medida em que as relações com o mundo tecnológico se mostram cada vez mais fugazes e sujeitas a padrões estético-corporais que raramente são possíveis de atingir, causando uma série de situações que levam ao desenvolvimento de quadros psicopatológicos, tais como os distúrbios de imagem.

Vigorexia é considerada estilo de vida 

“O tema desenvolvido, vigorexia, se torna tão importante por tratar do público masculino, que quase nunca tem a atenção e seriedade de estudos, por estarmos ainda em uma cultura machista em que o homem não foi feito para demonstrar fraqueza ou ter problemas, especialmente estéticos”, destaca Dezan.
De acordo com o educador físico, as redes sociais virtuais, como o Orkut e Facebook, fazem com que haja uma aproximação entre pessoas que tenham um mesmo objetivo ou que busquem obter informações sobre os mais diversos assuntos, graças às suas comunidades, tópicos de discussão e interação.
“O aparecimento da vigorexia surge como forma de expressão corporal ou estilo de vida, como preferem referir a si próprios os acometidos por esse distúrbio de imagem, cujo objetivo principal é a obtenção do corpo perfeito, mas nunca estar satisfeito com esta perfeição. A grande questão é se nós podemos ser nós mesmos, com nossas qualidades e defeitos, ou temos que nos apresentarmos sob uma luz favorável ‘sempre’”, conclui o educador físico Flavio Dezan

Nenhum comentário:

Postar um comentário