quinta-feira, 13 de junho de 2013

Costas retas, pilates na veia


Computador, estresse e vida sedentária formam um trio imbatível quando o assunto é dor nas costas. Trabalhar, dormir ou fazer tarefas domésticas na posição errada pode gerar problemas sérios de coluna. Além disso, o corpo humano não foi feito para ficar parado em uma mesma posição por muito tempo. Mesmo com a postura correta, a falta de movimentação faz com que os músculos entrem em fadiga e doam. O problema tem efeitos ainda piores em situações de posturas incorretas.
As dores musculares mais comuns são provocadas por fatores mecânicos, como o esforço excessivo e o erro postural. Essas dores costumam durar até 8 semanas e ter começo, meio e fim. Se a dor continuar por mais de 8 semanas, é preciso procurar um médico para investigar se há algum outro problema.
Geralmente, a prevenção é simples: corrigir a postura, fortalecer os músculos e se movimentar alternando a posição. A própria prática do pilates é um forte aliado no fortalecimento dos músculos e, por consequência, na reeducação postural. “É fundamental ter equilíbrio, com toda a musculatura corporal alongada e fortalecida”.
A consciência corporal,  vem com a prática regular dos exercícios a partir dosquatro princípios do pilates: respiração, concentração, fluidez e controle. O domínio destes elementos gera, entre outros benefícios, uma reeducação postural com naturalidade. Alguns exercícios executados no estúdio de pilates, conforme destacado a seguir, colaboram para amenizar e, em alguns casos, até curar dores nas costas. Confira!


Posição 1: Alinhamento da escápula (ombros)
O movimento exige o deslizamento da escápula em forma de V em direção ao quadril e faz com que a musculatura desta região ganhe força e mantenha os ombros alinhados.


Posição 2: Exercício peitoral
Com a palma da mão voltada para frente, o movimento permite o fortalecimento da região dos ombros no movimento anterior e o alongamento no retorno.


Posição 3: Exercício para alinhamento e estabilização do quadril
Movimento com os pés no pedal que exige estabilidade total da coluna, fazendo apenas a flexão e extensão dos joelhos.


Posição 4: Exercício de extensão lombar
Com as mãos no pedal, mantendo o alinhamento dos ombros, faz-se o movimento de elevação do tronco. O exercício permite o fortalecimento da região lombar em conjunto com o alinhamento dos ombros.


Posição 5: Movimento na prancha
Com as duas mãos apoiadas no chão e os joelhos no aparelho, faz-se o movimento de flexão e extensão do quadril e joelhos, ficando em posição de prancha. O exercício exige força no abdômen, que é o centro de gravidade do corpo, além de gerar estabilização de quadril e ombros.



Posição 6: Alongamento posterior
Com as duas mãos apoiadas no aparelho e os pés no chão, o movimento empurra o aparelho à frente, fazendo o alongamento da coluna e das pernas. Permite o equilíbrio muscular e postural e ajuda a manter o alongamento da cadeia posterior.

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário