sexta-feira, 7 de junho de 2013

Biscoito Nesfit Nestlé Cacau e Cereais

      Por isso que gosto deste site. a equipe revela todos os segredos contidos por trás dos alimentos que consumimos achando que nos fazem bem!
Muito bom!
Segue mais um deles!

biscoito_nesfit_nestle_cacau_cerais
Esse produto tem uma história um tanto intrigante.
A leitora Jéssica fez o pedido de análise, porém não tinha as fotos dele na época. Disse que, como consumia o produto com frequência, sabia das calorias contidas nele e tinha conferido com as informações do site. Coincidentemente, tínhamos as fotos na nossa lista de produtos para cadastrar. O único detalhe é que as informações nutricionais eram diferentes!
Respondemos ao email da leitora com as fotos que tínhamos do produto e…. RESUMO DA HISTÓRIA: a leitora confirmou, indo ao mercado, que havia INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS DISTINTAS para o MESMO PRODUTO. Confiram as fotos abaixo:
biscoito_nesfit_nestle_cacau_cereais_nutricional biscoito_nesfit_nestle_cacau_cereais_nutricional2
Além do produto não especificar o tipo de gordura vegetal, corante caramelo e amido como ressaltamos acima. Ele não especifica também que mix de cereais é esse e os aromatizantes. Não gostamos NADA disso, pois nos deixa inseguras da composição do produto e do que realmente consumiremos.
Segue a nossa análise completa do produto:
Alegação “Fonte de Fibras”
Para um alimento sólido ser considerado FONTE de fibras, deve haver, no mínimo 3 g para cada 100 g de produto.* O interessante é que se considerarmos as informações nutricionais de um rótulo ele é realmente é fonte de fibras, mas se considerarmos o outro ele é RICO em fibras. Para um alimento sólido ser RICO EM FIBRAS ele deve conter no mínimo 6 g.* Portanto, é melhor ser rico em fibras! E o bom é que as fibras são de ingredientes integrais e não adicionadas industrialmente :)
Fonte: *Portaria n˚ 27 de 13 de janeiro de 1998 da ANVISA.
Ingredientes em maior quantidade é integral!
Pelo menos o produto contém farinha de trigo integral como primeiro ingrediente! Isso significa que está em maior quantidade :)
Alegação “Reduzido em Gorduras Saturadas”
Na embalagem, o fabricante afirma que há uma redução de 59% quando comparado à média de produtos do mercado. Comparando-se* com os biscoitos doces já analisados no site, encontramos uma redução de 55% para o biscoito com maior quantidade de gordura saturada (Cookie Aveia Quaker) e um aumento de 79% em relação ao com menor quantidade de gordura saturada (Cookies Kobber Cacau). E encontramos um aumento de 33% entre o MESMO biscoito, mas com embalagens com INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS DISTINTAS :( Shame on you, Nestlé!
* Utilizamos o rótulo onde as informações nutricionais estão com valores menores (versão 1), até para dar uma ajudinha ao fabricante.
Cacau e Cereais ou “Açúcar e Cereais”?
Dos 30 g de carboidratos 5,3 g são de açúcares! Esse biscoito apresenta mais açúcar do que cacau em sua composição. Não gostamos disso, pois enfatizam um ingrediente no nome do produto que não está em maior quantidade no produto.
Antioxidante TBHQ, nós te odiamos!
É utilizado na conservação de óleos e gorduras, cereais, ração animal e outros produtos alimentícios. Estudos toxicológicos têm demonstrado a possibilidade destes antioxidantes apresentarem efeito carcinogênico (câncer) em experimentos com animais, mas em HUMANOS isso ainda não está claro.
O uso desse antioxidantes em alimentos é limitado. O TBHQ não é permitido no Canadá e na Comunidade Econômica Européia. No Brasil, o seu uso é controlado pelo Ministério da Saúde, que limita 200 mg/kg de TBHQ como concentração máxima permitida.
Fonte: RAMALHO, Valéria Cristina  and  JORGE, Neuza. Antioxidants used in oils, fats and fatty foods. Quím. Nova [online]. 2006, vol.29, n.4, pp. 755-760.
Não especifica o tipo de gordura vegetal utilizada
Sempre desconfiamos nesses casos de que pode se tratar de uma trans disfarçada ou de uma gordura saturada. Ambas fazem mal ao coração se consumidas em excesso.
Não especifica o corante caramelo utilizado
Existem 4 tipos de corante caramelo. No produto não está especificado qual o tipo, mas sabemos que dentre eles se encontra o polêmico caramelo IV, possivelmente cancerígeno, utilizado em alguns refrigerantes.
Amido de quê?!
Gostamos de ver os ingredientes beeem explicadinhos. O amido pode ser sintetizado por vários vegetais, entre eles trigo, milho, arroz, feijão, batata e mandioca, para ser utilizado como reserva de energia. Segundo a legislação, deve aparecer como “Amido” nos ingredientes todos os amidos e amidos modificados por ação enzimática ou física. Caso tenha sido modificado por ação química, encontraríamos como “Amido modificado”.*
Fonte: *Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002.
Fonte: Fechando o Zíper - 06/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário