quinta-feira, 6 de junho de 2013

Piracanjuba Quinoa e Linhaça

piracanjuba_quinoa_linhaca

A leitora Samira mandou a foto do Piracanjuba Quinoa e Linhaça e relatou
Nós começamos a consumir esse produto da piracanjuba em substituição dos activias – será que fizemos uma boa escolha?
Além disso, mandou a foto do Actívia Aveia para compararmos.
Olha, Samira! Tá difícil de escolher entre os dois. O Actívia Aveia tem melhores resultados quando analisamos as informações nutricionais (mais proteína, menos gordura total e saturada, menos sódio e mais cálcio. Só perde em relação à quantidade de fibras para o Piracanjuba Quinoa e Linhaça).
No entanto, quando lemos os ingredientes ficamos chocadas! Tem muuuuitos aditivos alimentares (são aromatizantes, acidulante, corante, conservador, espessantes, amido modificado) quando comparado ao Piracanjuba (que apresenta espessantes, estabilizantes e aromatizantes).
A melhor opção ainda é pegar um iogurte desnatado e misturar com a granola ou outro cereal para fornecer as fibras. Olha o Natural da Batavo que analisamos ;)
Não especifica a quantidade de açúcares
É uma pena que a legislação brasileira não exija a especificação dos carboidratos simples (que são os açúcares) nas informações nutricionais como ocorre com a legislação americana. Assim, poderíamos saber exatamente quanto dos carboidratos seriam provenientes do açúcar. 
Preferíamos que não tivesse aditivos alimentares
Esse produto possui como aditivos 2 espessantes, 2 estabilizantes e aromatizantes não especificados :(
Bastante sódio por porção
Para um copo de bebida láctea, esse produto apresenta uma quantidade alta de sódio na porção. Se considerarmos o parâmetro da Organização Mundial de Saúde de no máximo 5 g de sódio/dia, em 1 copo desse produto, consumimos 6% do máximo diário. Isso é bastante para um líquido.
Pouco cálcio
O cálcio é um ingrediente opcional na rotulagem. O fabricante optou por informar a quantidade de cálcio (o que é muito bom), mas é uma baixa quantidade quando comparado a iogurtes. Isso provavelmente seja porque a base láctea da bebida láctea (mínimo 51%) é menor do que o iogurte (mínimo 70%).
Apresenta gorduras saturadas
Em um copo de 200 ml encontramos 4,2 g de gorduras totais e 2,4 g de gorduras saturadas. Podemos perceber que boa parte da gordura é proveniente do leite integral, ingrediente em maior quantidade no produto. Para não correr o risco de ingerir essas gorduras, vale optar pelas versões desnatadas.
As gorduras saturadas aumentam o risco de dislipidemias (aumento da gordura no sangue, principalmente colesterol e triglicerídeos) como também de doenças cardíacas. As principais fontes são alimentos de origem animal (manteiga, banha, toucinho e carnes e seus derivados, leite e laticínios integrais), embora alguns óleos vegetais sejam ricos nesse tipo de gordura (óleo de coco). Essas gorduras são prejudiciais à saúde. É recomendável que o total de energia da alimentação fornecido pelas gorduras saturadas seja menor do que 10%.*
Fonte: *Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da Saúde, 2006.
Alegação “Fonte de fibras”
Está correta a alegação. Para um alimento líquido ser considerado FONTE DE FIBRAS ele deve possuir, no mínimo, 1,5 g de fibras para 100 ml do produto*. Esse produto possui 1,7 g. No entanto, esperávamos que a fibra viesse da linhaça e da quinoa… as pobrezinhas ocupam o 5˚ e 6˚ lugares em maior quantidade, enquanto que a polidextrose, um composto produzido industrialmente o qual origina um produto de difícil digestão imitando o papel da fibra, está em 4˚ lugar.
Fonte: *Portaria n˚ 27 de 13 de janeiro de 1998 da ANVISA.
Possui pouca proteína
Sendo um alimento com base no leite, esperamos que ele contenha proteína. A proteína foi o primeiro nutriente considerado essencial para o organismo. É formada a partir da combinação de 20 aminoácidos em diversas proporções e cumprem funções estruturais, reguladoras, de defesa e de transporte no organismo. Em virtude de sua composição em aminoácidos essenciais (os que não são produzidos pelo organismo humano), elas podem ser classificadas em: completas, parcialmente completas e incompletas. A proteína do leite é completa, pois apresenta todas os aminoácidos essenciais.* Entretanto, esse produto apresenta a menor quantidade de proteínas quando comparado a outras bebidas lácteas já analisadas.
Fonte: *Cozzolino, Silva Maria Franciscato. Biodisponibilidade de Nutrientes – Manole, 2005.
Bebida láctea NÃO é um iogurte!
O que é a bebida láctea?? Leite (integral, semi ou desnatado) + soro do leite. Opcional: acrescentar outras substâncias alimentícias, gordura vegetal, leite fermentado, fermentos ou outros produtos lácteos. Base láctea de pelo menos 51%.*
O que é o iogurte? Leite (integral, semi ou desnatado) + cultivo de bactérias lácticas. Opcional: acrescentar outras substâncias alimentícias, creme, manteiga, gordura do leite, proteína e soro do leite. Base láctea de no mínimo 70%.**
Fonte: *Instrução Normativa n˚ 16, de 23 de agosto de 2005. **Instrução Normativa n˚ 46, de 23 de outubro de 2007.
O que é Quinoa?
É um grão milenar originário dos Andes, de altíssimo valor nutricional. Possui uma excelente combinação de aminoácidos, fibras, vitaminas e minerais, sendo considerado um grão completo.
Fonte: Nutrition facts and functional potential of quinoa (Chenopodium quinoa willd.), an ancient Andean grain: a review. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20814881
O que é Linhaça?
A semente de linhaça é um alimento rico em fibras solúveis e insolúveis, lignanas e ômega 6, nutrientes importantes na composição de uma alimentação saudável.
Fonte: Flax and flaxseed oil (Linum usitatissimum): a review by the Natural Standard Research Collaboration. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17761128

Fonte: Fechando o Ziper - 24/05/2013

Um comentário: