quinta-feira, 6 de junho de 2013

GATORADE - RECOVER 03 - MIXED BERRY

gatorade_recover_03_mixed_berry

O produto se diz “um suplemento a base de proteínas que ajuda na recuperação muscular ao final do exercício físico para você estar preparado para o dia seguinte”. Vamos ver se cumpre?
Contém proteínas de origem animal
Ao contrário do que vimos no guaramix, que continha proteínas de origem vegetal, esse produto contém proteínas de origem animal: whey protein e colágeno hidrolisado.
O whey protein é a proteína derivada do soro do leite, portanto possui alto valor biológico e baixo peso molecular, possuindo uma maior capacidade de absorção. Possui alto teor de aminoácidos necessários para a manutenção e o ganho de massa muscular.
O colágeno hidrolisado também fornece proteína ao nosso corpo. A forma hidrolisada ocorre por um processo na indústria a qual quebra a molécula através da água, sendo assim, ele seria mais absorvido pelo organismo. No entanto, devemos lembrar que depois de metabolizado, o corpo pode utilizar os aminoácidos dessa quebra como ele bem entender e isso vai depender de diveeersos fatores.
Apresenta 6 g de açúcar por porção
Até que não parece muito, mas devemos lembrar que a garrafinha terá o dobro disso, ou seja, já estamos falando de 12 g de açúcar. O açúcar é um carboidrato simples, de rápida absorção pelo organismo (o que é desejado na prática de exercícios). Depois do exercício, procuramos aquela combinação básica de proteína + carboidrato. Mas, um sanduíche de frango grelhado seria uma opção muito melhor ;)
Apresenta 2 adoçantes, além do açúcar
Apesar de o acessulfame de potássio ser um adoçante aprovado pelo FDA e ser considerado seguro pela ADA (Associação Americana de Dietética), não possuir calorias, não ter sabor residual e não ser metabolizado pelo organismo (é eliminado tal como ingerido), e a sucralose também ser considerada segura… nós NÃO precisamos de adoçante para a nossa recuperação muscular. Nesse sentido, nosso sanduíche de frango cumpre muuuuito melhor seu papel ;)
Fonte: Adoçantes artificiais- parte I. ABESO- Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.
Para que corante vermelho 40?
Só para dar cor ao sabor artificial de frutas vermelhas… O corante vermelho 40 é muito utilizado em bebidas devido à sua boa estabilidade à luz, calor e ácido. Estudos metabólicos mostraram que é pouco absorvido pelo organismo e em estudos de mutagenicidade não apresentou potencial carcinogênico.* No entanto, também o consideramos totalmente dispensável para uma bebida energética.
Fonte: *Os corantes alimentícios. Disponível em: http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/119.pdf
Muito sódio
Esse produto apresenta 9% do sódio diário (230 mg) em uma garrafa. Isso é muito mesmo se tratando de um repositor hidroeletrolítico.

Fonte: Fechando o Zíper - 04/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário