segunda-feira, 24 de junho de 2013

Treino de corrida e alimentação


      O hábito alimentar é mais definitivo na evolução do corredor do que a organização dos treinos, se tornando definitiva também na vida de uma pessoa que não treina o pratica outros tipos de atividades físicas.
      Temos esta noção de forma bem clara quando falamos de gestantes e crianças. Mas, depois que nos tornamos adultos, parece que nos esquecemos de tudo, ou seja, de quão determinantes para nossas vidas são os alimentos que colocamos para dentro do nosso corpo.
      Lembre-se de que uma alimentação saudável se reflete em maior bem-estar e qualidade de vida.  Somos formados por mais de 100 trilhões de células, sendo que pelo menos 50 milhões delas são renovdas diariamente e cada uma delas necessita de no mínimo 44 diferentes nutrientes para o seu funcionamennto pleno.


      Para obter estes nutrientes, é necessário se alimentar bem. Para isso, existe um fator fundamental e definitivo: a escolha do que colocamos em nosso prato é feita a partir dos prazeres de uma boa refeição, associada à presença doas tais nutrientes necessários para recompor o nosso organismo.
      Na evolução dos atletas, a importância metabólica da alimentação e do treinamento é semelhante. Mas se avaliarmos a logística desses dois ingredientes (ou seja, da alimetação + treinamento), percebemos que o hábito alimentar é mais definitivo na evolução do corredor do que na organização dos treinos.


      Com a corrida, conseguimos ter um controle maior de variáveis como horário, planejamento, orientação e acompanhamento específico no momento em que a atividade está sendo realizada. Já com a alimentação esse controle é mais difícil, pois mesmo com um planejamento prévio e extremamente específico, devemos estar atentos e educados para situações não previstas, uma vez que nos alimentamos diariamente, de três a sei vezes ao dia.


      Uma pessoa que se alimenta mal ao longo da vida não fornece nutrientes suficientes para seu corpo aproveitar melhor seu potencial bioquímico. Isso vai se refletir na qualidade de vida dessa pessoa, em todos os sentidos: intelectual, emocional, metabólico, etc... 
      No caso dos atletas, isso implica na perda do rendimento e dificuldades de recuperação, entre outros fatores indesejados. Coma certo, treine mais!

Manoel Fagundes
CREF 011109-G/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário