sábado, 15 de junho de 2013

TREINE DE ACORDO COM O SEU OBJETIVO


Método ajuda a monitorar e quantificar o treinamento de maneira bem simples. Conheça:

      Você consegue decifrar se o treinamento respondeu as suas expectativas? Realizar essa tarefa é de extrema importância para saber se o exercício realizado está de acordo com o que foi o proposto.
      A evolução das estratégias de treinamento trazem, cada vez mais, novas técnicas de atividade, mas não a ponto de saber se variamos seus estímulos por meio de níveis de esforço.
      Normalmente, essa quantificação é realizada com a somatória dos números de séries e repetições e também com a velocidade com que o exercício/corrida é realizado pelo praticante.
      Apesar de importantes, essas formas nos trazem uma ideia muito mais subjetiva do que concreta da quantificação do treinamento.
      Na literatura especializada, encontramos que se há um aumento na série da musculação, por exemplo, ocorre também uma ampliação do volume. Contudo, esses dados não especificam se o aumento do volume trouxe uma maior carga de treinamento para o atleta.
Mas como faço para avaliar o meu treinamento?
      Proposto por Carl Forster, o método da ‘PSE (Percepção Subjetiva de Esforço) da sessão’ ajuda no monitoramento das cargas de treinamento de maneira bastante simples. A aplicação consiste em um questionamento realizado 30 minutos após o término da atividade: “Como foi a sua sessão de treino?”.
O praticante responderá utilizando a escala de números abaixo.
0 = Repouso
1 = Muito, muito Fácil
2 = Fácil
3 = Moderado
4 = Um pouco difícil
5 = Difícil
6 = X
7 = Muito Difícil
8 = X
9 = X
10 = Máximo
      O cálculo final será realizado com a multiplicação do escore da PSE pela duração total da sessão expressa. Ou seja:
Tempo total da atividade (em minutos) X Soma das respostas do atleta
      Com os resultados, poderá ser identificada a resposta do corpo ao exercício proposto, além de auxiliar na quantificação da carga de sessões de treino de modalidades esportivas cíclicas e aeróbias, como a corrida.
Vale lembrar que a presença de um especialista pode ajudar na hora dos treinamentos. 
Sugestão de Leitura
- Nakamura, F, Y; Moreira, A; Aoki M, S; Monitoramento da carga de treinamento: A percepção subjetiva do esforço da sessão é um método confiável? Revista da Educação Física /UEM: Maringá, V.21, n. 1, p. 1-11, 1. Trim. 2010.
*Rodrigo Gianoni é fisiologista da equipe de Voleibol do Santos FC/Andee/Fupes e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Monitoramento do Treinamento Físico e Esportivo - EEFE/USP e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Fisiologia do Exercício - GEPEFEX/UNIFESP
A sessão 'Dica do Especialista' ajuda os corredores e atletas a melhorarem o rendimento nas atividades físicas. Cauê Teixeira, Kety Konda e Rodrigo Gianoni, da Seção de Avaliação Física da Prefeitura Municipal de Santos (SEAFIS), são os responsáveis por tirarem suas dúvidas e orientá-los com conselhos sobre treinamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário