quinta-feira, 6 de junho de 2013

GUARAVITON - Muito gostoso, porém...

guaraviton

Essa bebida é “energética” por apresentar o extrato de guaraná, mas possui uma alta quantidade de carboidrato e tudo indica que seja refinado. O ginseng passou muuuuito longe, mas que bom que o sódio também! Infelizmente é uma bebida que possui mais aditivos do que ingredientes naturais. Não curtimos!
Quase nada de sódio!
Fala sério, é pouco sódio meeeesmo. São apenas 2,81 mg em um copo de 200 ml (o que daria aproximadamente 7 mg na garrafa). Isso representa apenas 0,3% da recomendação do consumo diário de sódio.
Onde está o Ginseng?
Somente no cheirinho mesmo :( Ao contrário do Guaramix, esse produto só traz o Ginseng no aroma, portanto, não apresenta as propriedades benéficas dessa planta, tais como de tônico e revigorante, em casos de fadiga, debilidade e convalescença e de efeitos farmacológicos como antiestresse, imunomodulatório e inibitório de agregação plaquetária.*
Fonte: *Rates, S.M.K & Gosmann, G. Rev. Bras. Famacogn., v.12, n.2, jul-dez, 2002.
Possui açúcar, mas quanto?
É uma pena que a legislação brasileira não exija a especificação dos carboidratos simples (que são os açúcares) nas informações nutricionais como ocorre com a legislação americana. Assim, poderíamos saber exatamente quanto dos carboidratos seriam provenientes do açúcar.
Esse produto possui 18 g de carboidratos em 200 ml, ou seja, 45 g na garrafa de 500 ml. Como a sacarose é o segundo ingrediente em maior quantidade, provavelmente todo esse carboidrato é proveniente do açúcar simples mesmo e isso é péssimo!
“Bebida com extratos naturais, desenvolvida de raízes, frutos e ervas brasileiras”. Onde??
Essa informação está estampada na embalagem do produto. Muito estranho, quando só encontramos nos ingredientes o extrato de guaraná e nadinha de raizes e ervas.
Infelizmente, o produto não informa a quantidade de extrato de guaraná utilizada
O guaraná é usado na indústria farmacêutica e na fabricação de refrigerantes, xaropes, sucos, pó e bastões. São atribuídos ao guaraná, entre outras, as seguintes propriedades: estimulante, afrodisíaco, ação tônica cardiovascular, combate a cólicas, nevralgias (dores nos nervos) e enxaquecas e ação diurética e febrífuga (combate a febre). O uso terapêutico da cafeína pode causar dependência psíquica e síndrome da abstinência. O teor da cafeína na semente do guaraná pode variar de 2,0 a 5,0 % (do peso seco), maiores que os do café (1 a 2%), mate (1%) e cacau (0,7%). O guaraná é usado na indústria farmacêutica e na fabricação de refrigerantes, xaropes, sucos, pó, entre outros.* A concentração de cafeína depende de vários fatores, incluindo a espécie do fruto e o local de cultivo.
No meio esportivo, a cafeína tem mostrado um efeito ergogênico, na medida em que a ingestão tem resultado em redução na dor muscular, aumento do consumo de oxigênio durante o exercício e retardo da fadiga, principalmente pelo seu efeito lipolítico, que
promove maior mobilização de gordura, poupando o glicogênio muscular. Devido a esse efeito lipolítico e ao aumento da taxa metabólica basal, a cafeína também tem sido fortemente consumida na forma de produtos emagrecedores. No
entanto, o uso indiscriminado desses produtos pode trazer consequências do ponto de vista cardiovascular.**
O Comitê Olímpico Internacional não proíbe o uso da cafeína, mas a incluiu no Programa de Monitoramento da Agência Nacional Anti-Doping. Sendo assim, ela não está na lista dos estimulantes proibidos, mas o seu uso é monitorado a fim de detectar qualquer desvio fora do padrão de uso na prática esportiva.***
Fontes:
* CEPLAC – Guaraná – Produtos, Subprodutos e Usos. Disponível em: http://www.ceplac.gov.br/radar/guarana.htm
** Referências encontradas no seguinte artigo: NÓBREGA, TKS ; BRASILEIRO-SANTOS, M. S. ; BRITO, A. F. ; OLIVEIRA, A. S. ; SANTOS, AMILTON DA CRUZ . Cafeína e exercício físico: uma revisão sistemática dos aspectos hemodinâmicos. Revista Brasileira Ciências da Saúde, v. 15, p. 51-54, 2011.
*** The 2012 Prohibited List – International Standard. Disponível em: http://www.olympic.org/Documents/Fight_against_doping/Rules_and_regulations/06_WADA-2012_ProhibitedList-eng.pdf
Saiba mais sobre o GUARANÁ
O guaraná se adaptou e passou a ser cultivado em várias regiões do Brasil. Apesar disso, é ainda na Floresta Amazônica que ele pode ser encontrado em estado silvestre, especialmente, e em grande concentração. É bastante utilizado na fabricação de refrigerantes, como também xaropes e na forma de pó. É uma fruta rica em proteína. O guaraná, por conter cafeína, estimula o sistema nervoso central.
Fonte: Alimentos Regionais Brasileiros. Ministério da Saúde, 2002.
O que é o acidulante ácido cítrico??
É um aditivo alimentar. Segundo a ANVISA, o termo “”aditivo alimentar”" significa qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. O acidulante é um aditivo que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos, além de conservá-lo.*
O ácido cítrico é obtido na indústria graças à fermentação da sacarose realizada por um microorganismo chamado Aspergillus niger.
Por mais que o uso desses aditivos seja liberado, sempre preferimos encontrar a menor quantidade possível nos produtos!
Fonte: *Portaria nº 540, de 27 de outubro de 1997 da ANVISA.

Fonte: Fechando o Zíper - 07/05/2013

3 comentários: