quinta-feira, 6 de junho de 2013

GUARAMIX

guaramix

Na minha academia vendem esse produto e muitos consomem. Gostaria de saber se é indicado ou não? e se for, é bom tomar antes durante ou depois da academia?
Respondendo à pergunta do Lúcio: não recomendaríamos esse produto! Após analisarmos todas as informações disponibilizadas pelo fabricante, restaram muitas dúvidas, principalmente em relação à quantidade total dos princípios ativos que estaríamos consumindo. Ainda achamos melhor consumir alimentos “de verdade” antes e após os exercícios de força (lembrando que devemos priorizar os carboidratos antes e a combinação carboidratos + proteínas depois).
O ideal é que você consulte um nutricionista para saber exatamente as quantidades e a distribuição desses macronutrientes que vão otimizar os resultados conforme os objetivos do seu treino.
Possui uma boa quantidade de vitamina C por porção
Em um copo apresenta 75% da recomendação diária de vitamina C para um adulto. Essa vitamina tem uma importante função antioxidante e acredita-se que faça parte da primeira linha de defesa do organismo.* Mas, não gostamos de ver ácido ascórbico nos ingredientes, ou seja, vitamina adicionada, sendo que o produto tem extrato de açaí que é uma fonte natural dessa vitamina. Será que o extrato de açaí é em quantidade tão reduzida que o fabricante teve que adicionar mais vitamina?
*Fonte: Cozzolino, Silva Maria Franciscato. Biodisponibilidade de Nutrientes – Manole, 2005.
Possui açúcar, mas quanto?
É uma pena que a legislação brasileira não exija a especificação dos carboidratos simples (que são os açúcares) nas informações nutricionais como ocorre com a legislação americana. Assim, poderíamos saber exatamente quanto dos carboidratos seriam provenientes do açúcar.
Será que a “excelente fonte de energia para aliviar a fadiga causada pelo esforço físico e mental” informada pelo fabricante não é o carboidrato simples?
Reforçamos o nosso desejo de saber exatamente quanto de cada componente tem nesse produto.
Uiii, apresenta corante caramelo IV!
Detestaaamos esse corante! Foi divulgado pela entidade de desfesa ao consumidor dos EUA (CSPI) que a substância 4-metilmidazol (4-MEI), formada a partir da utilização de amônia e sulfitos na produção do corante, é supostamente cancerígena. O estudo foi feito em ratos e ainda não foi comprovado em humanos. Mas, é sempre bom estar atento!
Para quem não viu, o corante caramelo IV está disfarçado de INS 150d na lista de ingredientes. Todos os aditivos possuem um código internacional e esse é o código do corante caramelo IV.
Confusão com a quantidade de proteína
No rótulo, o fabricante afirma ter 8g de proteína, o que preenche 10,8% da recomendação diária desse nutriente. No site ele afirma que tem 1,1% de proteínas. Mandamos um email para o fabricante solicitando esclarecimento dessas informações. Assim que eles responderem atualizamos esse ponto. De qualquer forma, o único ingrediente rico em proteína, é o guaraná, então é uma proteína de origem vegetal.
Os alimentos de origem vegetal podem ser ricos em proteínas, mas elas são incompletas, ou seja, não possuem todos os aminoácidos essenciais ou na quantidade adequada às necessidades do ser humano.*
Fonte: *Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da Saúde, 2006.
Esse produto se caracteriza como uma bebida mista de guaraná e açaí com aroma de ginseng adoçada. A legislação para bebida mista é a Portaria nº. 544, de 16 de novembro de 1998, mesma do refresco. Então, vamos situá-los um pouquinho sobre esses 3 ingredientes principais que caracterizam essa bebida ou refresco misto:
Saiba mais sobre o GINSENG
A espécie de ginseng utilizada neste produto é a Panax ginseng, a mais popular e bem conhecida planta medicial documentada até hoje. O artigo abaixo traz informações dos efeitos farmacológicos e das contra-indicações da planta.
As indicações principais são de tônico e revigorante, em casos de fadiga, debilidade e convalescença. Os efeitos farmacológicos mais bem documentados são antiestresse, imunomodulatório e inibitório de agregação plaquetária. O ginseng parece apresentar uma baixa incidência de efeitos adversos, porém estes não podem ser ignorados. Em usuários crônicos ou que consomem altas doses pode ocorrer “síndrome do abuso do ginseng” caracterizado por hipertensão, nervosismo, insônia, erupções cutâneas e diarreia matinal. O ginseng é contra-indicado para pessoas saudáveis abaixo de 40 anos de idade, pessoas com distúrbios de pressão arterial, mulheres com irregularidade menstrual, pessoas com distúrbios da coagulação sanguínea, diabéticos, asmáticos, pacientes com desordens psiquiátricas, durante a gravidez e amamentação.
Como no artigo se trata de medicamentos, não podemos extrapolar para a bebida em questão. Mas, serve como um alerta, pois o fabricante poderia ter informado a quantidade de ginseng do produto (na nossa opinião!). Além disso, na caracterização da bebida o fabricante informou que era uma bebida mista com aroma de ginseng, enquanto que nos ingredientes há extrato natural de ginseng assim como de guaraná e de açaí. O único aroma mencionado é o de açaí e não de ginseng :/
Fonte: Rates, S.M.K & Gosmann, G. Rev. Bras. Famacogn., v.12, n.2, jul-dez, 2002.
Saiba mais sobre o AÇAÍ
O açaí exerce um importante papel socioeconômico e cultural na região amazônica, pois a bebida obtida a partir de seus frutos tem consumo regional elevado e sua exportação tem aumentado. No estado do Maranhão, é conhecido como Jussara. No Brasil, existem cerca de nove espécies dessa palmeira, que também é encontrada em outros países vizinhos. Do açaizeiro tudo se aproveita: frutos, folhas, raízes, palmito, tronco e cachos frutíferos. Os nativos extraem sua polpa, que é consumida pura ou acompanhada de farinha de mandioca ou tapioca e também com peixe assado ou camarão seco. É uma fruta rica em vitamina C.
Fonte: Alimentos Regionais Brasileiros. Ministério da Saúde, 2002.
Saiba mais sobre o GUARANÁ
O guaraná se adaptou e passou a ser cultivado em várias regiões do Brasil. Apesar disso, é ainda na Floresta Amazônica que ele pode ser encontrado em estado silvestre, especialmente, e em grande concentração. É bastante utilizado na fabricação de refrigerantes, como também xaropes e na forma de pó. É uma fruta rica em proteína.
O guaraná, por conter cafeína, estimula o sistema nervoso central.
Fonte: Alimentos Regionais Brasileiros. Ministério da Saúde, 2002.

Fonte: Fechando o Zíper - 05/05/2013

3 comentários: