quarta-feira, 19 de junho de 2013

Iogurte Grego Nestle Maracujá Light

iogurte_grego_maracuja_light_nestle

O produto cumpre o requisito de ser light, mas não se iluda com o percentual indicado na embalagem, pois esse percentual é beeem menor!
Para quem está de dieta, a melhor opção ainda é pegar um iogurte natural desnatado e adicionar frutas de sua preferência para dar o sabor. O iogurte desnatado sai ganhando por conter menos gorduras totais, saturadas e colesterol. Só perde para a quantidade de proteínas e para a quantidade de cálcio, mas isso se consegue recuperar em outros alimentos ;)
Se não quiser abrir mão de consumir este iogurte “grego”, entre os três sabores apresentado o tradicional é o apresenta menos aditivos alimentares, mais cálcio e mais proteínas.
Mais proteínas e mais cálcio do que o iogurte tradicional
O verdadeiro iogurte grego é feito de forma semelhante ao tradicional, mas com um processo adicional de filtragem com um pano ou um saco de papel para remover o soro. Isso dá ao iogurte grego uma consistência mais firme, entre a consistência de um iogurte e de um queijo. Além disso, proporciona uma concentração maior de proteínas e de cálcio :)
No entanto, não podemos afirmar que isso seja feito na fabricação do iogurte grego light Nestlé. Percebemos a adição de proteína concentrada de leite e gelatina nos ingredientes :(
Não especifica a quantidade de açúcares e ainda tem adoçante
É uma pena que a legislação brasileira não exija a especificação dos carboidratos simples (que são os açúcares) nas informações nutricionais como ocorre com a legislação americana. Assim, poderíamos saber exatamente quanto dos carboidratos seriam provenientes do açúcar.
Além do xarope de açúcar, esse produto ainda apresenta o adoçante artificial sucralose. Da classe dos adoçantes, a sucralose é o único que pode ser utilizado sem restrições de órgãos reguladores como Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Brasil. Mas, mesmo assim preferíamos que o fabricante deixasse a escolha de acrescentar ou não algo para adoçar o iogurte para nós a impor essa decisão, não é mesmo?
Muuuuitos aditivos alimentares
Não gostamos de encontrar taaantos aditivos! São eles: amido modificado, espessantes, aromatizante, corante, acidulante, conservante, estabilizante e edulcorante! Creeeedo, para nós quanto menos aditivos, melhor! O único que se salva é o sabor tradicional que tem beeem menos ;)
Cuidado ao ler a palavra light!
Light é o termo utilizado em alimentos produzidos de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% o valor calórico ou algum nutriente, tal como açúcar, gordura total, gordura saturada, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes.* Esse produto cumpre o requisito de no mínimo 25%, mas não se iluda com os 35% menos calorias e 50% menos gorduras estampados na embalagem!
Há um aviso de que a redução de calorias e de gorduras ocorre quando comparado com a versão Grego Nestlé Tradicional. Consultamos as informações nutricionais do produto mencionado para conferir essa alegação, no entanto não confere! Há uma redução de 23% nas calorias (ao invés dos 35% da embalagem) e de 39% nas gorduras totais e de 47% nas gorduras saturadas (a embalagem afirma haver 50% menos gorduras, não diz qual o tipo, porém nenhum dos tipos há essa redução)!
Fonte: *Portaria n˚ 27, de 13 de janeiro de 1998.
Sabe o que é espessante Goma Guar?
A goma guar é um tipo de fibra alimentar solúvel, extraída do endosperma (parte da semente) do vegetal de espécie Cyamoposis tetragonolobus, usado na alimentação humana e do gado desde tempos antigos, especialmente na Índia e no Paquistão. Desde 1950, as sementes da planta de onde se extrai o guar têm sido processadas em goma guar e usadas como aditivo alimentar, como espessante ou como fibra alimentar.
A goma guar é um polissacarídeo que, em contato com água, forma um gel altamente viscoso e é por isso que é usada pela indústria alimentícia como espessante, geleificante, emulsificante e estabilizante.
Fonte: www.nutritotal.com.br
Greenberg NA, Sellman D. Partilly Hydrolyzed Guar Gum as a Source of Fiber. Cereal Foods World. 1998;43(9).
Slavin JL, Greenberg NA. Partially Hydrolyzed Guar Gum: Clinical Nutrition Uses. Nutrition. 2003;19: 549-52.
Todd PA, Benfield P, Goa KL. Guar Gam – A Review of its Pharmacololgical Propierties, and Use as a Dietary Adjunct in Hypercholesterolaemia. Drug Evaluation. 1990;39(6):917-28.
Ettinger S. Macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídeos. In: Mahan LK, Escott-Stump S, editores. Krause Alimentos, Nutrição & Dietoterapia. 10 ed. São Paulo: Roca; 2002. p. 30-64.
Sabe o que é espessante Goma Xantana?
A goma xantana é um polissacarídeo produzido por espécies de bactérias do gênero Xanthomonas. Em 1969, a goma xantana foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) para uso como estabilizante, emulsificante e espessante em alimentos. Ela é solúvel em água fria ou quente, exibindo alta viscosidade até mesmo em baixas concentrações.*
Fonte: *Borges, C.D. & Vendruscolo, C.T. Goma Xantana: características e condições operacionais de produção. Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 29, n. 2, p. 171-188, jul./dez. 2008
Apresenta amido modificado
Sabe o que é amido modificado? O amido se torna modificado quando sofre algum tratamento físico, químico ou enzimático com o objetivo de alterar uma ou mais das suas características originais. Quando no rótulo apresentar “amido modificado”, significa que essa modificação foi feita quimicamente, caso contrário, aparecerá somente como “amido”. É utilizado para conferir consistência e estabilidade ao produto.
Fonte: RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002.
Saiba mais sobre o Corante Natural Urucum
O urucum contém pigmento carotenóide amarelo-alaranjado obtido da semente do urucuzeiro, planta originária das Américas Central e do Sul. Do urucum são fabricados os corantes naturais mais difundidos na indústria de alimentos; aproximadamente 70% de todos os corantes naturais empregados e 50% de todos os ingredientes naturais que exercem essa função são derivados do urucum.
Os pigmentos do urucum são extraídos da camada externa das sementes e, de um modo geral, pode ser considerado bastante estável, principalmente quando comparado com outros grupos de corantes naturais. Historicamente, o urucum tem sido usado com vários objetivos. Os indígenas usavam o pigmento em cerâmicas e também como repelente contra insetos, aplicando o produto na pele. No Brasil, o urucum vem sendo mais utilizado como ingrediente em diversos produtos alimentícios nas formas hidrossolúvel e lipossolúvel.
O extrato lipossolúvel do urucum foi um dos primeiros corantes a ser usado em margarina e manteiga. O corante hidrossolúvel tem sido, por sua vez, tradicionalmente empregado em queijos, como o queijo prato. Apresenta aplicação também em produtos cárneos, como salsichas, peixes defumados e, quando na forma em pó, em bebidas instantâneas e misturas secas.
Fonte: Os corantes alimentícios. Disponível em: http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/119.pdf
Fonte: Fechando o Zíper - 15/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário