quarta-feira, 26 de junho de 2013

AVALIAÇÃO FÍSICA E SUA IMPORTÂNCIA



Por Emerson Konda*

A avaliação física é um elemento necessário - quase fundamental - para avaliar o rendimento dos praticantes de corrida, monitorando seu estado físico antes, durante e após um programa de treinamento. É por meio dela que o profissional poderá elaborar e ajustar a manutenção correta do ciclo, apontando possíveis variáveis que alterem o resultado final do planejamento.
Números e gráficos presentes nos cálculos da avaliação poderão mostrar o avanço do corredor durante a prática da atividade programada, não visando apenas uma melhora do desempenho, mas também a manutenção ou conquista do bem-estar.
Detectar excessos, carências e evitar lesões também integram a lista de benefícios de uma avaliação bem feita.
Para corredores, um teste relevante é o que mede a capacidade aeróbica, que mensura a forma como o organismo se adapta a esforços físicos moderados, envolvendo grandes grupos musculares por períodos de tempo relativamente longos.
A medição detecta a maior quantidade de oxigênio que pode ser consumida pelo organismo durante a prática esportiva. Para realizá-la, é necessária a utilização de aparelhos como os ergômetros, que podem ser encontrados em clínicas, laboratórios e hospitais.
Em outra avaliação, o treinador de corrida poderá testar o gasto energético de seus atletas, por meio de fórmulas que levam em conta a intensidade, volume do exercício, além do peso corporal do corredor.
Para melhorar o seu desempenho e ter uma avaliação bem feita, procure um profissional especializado.
Sugestão de leitura:
-Pitanga, José Francisco Godim. Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes. São Paulo: Phorte, 2005.
*Emerson Konda é preparador físico da equipe de voleibol do Santos F.C. e personal trainer da MK² Assessoria Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário